Realizei uma sensacional entrevista com o Pawel Lekki, da EXOR Studios, desenvolvedora do divertidíssimo indie game Zombie Driver. O Pawel é uma pessoa amabilíssima, que sempre me atendeu muito bem, e o Zombie Driver é um game muito legal, a respeito do qual já escrevi aqui no XboxPlus.

Aproveitei o lançamento do DLC gratuito que incluiu o Slaughter Mode no Zombie Driver, e entrei em contato com o Pawel, que então aceitou ser entrevistado. Leiam abaixo. 🙂

1) XboxPlus: Olá Pawel. Obrigado por ter aceitado conversar um pouco com a gente. Nós realmente apreciamos o seu suporte, bem como conhecer um pouco mais a respeito do Zombie Driver e da EXOR Studios.

2) XboxPlus: Você poderia nos dizer quantas pessoas trabalham na EXOR Studios, e onde vocês estão localizados?

Pawel Lekki: Atualmente nós temos 8 pessoas trabalhando em tempo integral em nosso escritório em Szczecin (na Polônia) e alguns freelancers trabalhando remotamente.

3) XBP: Quais são suas ocupações na EXOR Studios?

PL: Nós somos uma pequena empresa, então, todos possuem algumas especialidades. Minhas responsabilidades envolvem a representação da empresa em negociações empresariais e contatos com a imprensa. Além disso, eu também sou gerente de projetos e designer de game/níveis. Então, eu faço um pouco de tudo.

4) XBP: Você é um gamer? Quais são seus gêneros e plataformas preferidos?

PL: Claro. 🙂 Minha plataforma preferida é o PC, e eu gosto mais de games de tiro em primeira pessoa e games de estratégia, tanto RTS’s quanto baseados em turnos.

5) XBP: Eu apreciaria muito saber um pouco mais a respeito do Zombie Driver. Vocês se inspiraram em algum game em particular? Onde vocês buscaram inspiração para criar um game tão divertido e surpreendente?

PL: Nós fomos inspirados por alguns títulos, incluindo GTA I, Carmageddon, Twisted Metal, e nós utilizamos algumas idéias de nosso “Source Mod” D.I.P.R.I.P. Todos estes games compartilham uma abordagem similar, proporcionando diversão sem serem muito realistas.

6) XBP: Zumbis são frequentemente utilizados em games, e nós temos vários exemplos de games com zumbis. Vocês sentiram medo ao lançar outro game tendo zumbis em sua temática?

PL: Zombie Driver é tão diferente em sua jogabilidade que esta não era realmente uma grande preocupação para nós. A maioria dos games com zumbis que estão atualmente lá fora são shooters em primeira ou em terceira pessoa que envolvem apenas personagens humanos. Eu acho que as pessoas ainda estão famintas por carnificina zumbi, e nós demos a elas (um game com) um sabor totalmente novo.

7) XBP: O “Story Mode” de Zombie Driver é extremamente interessante. Nós somos chamados pelo exército para ajudar a evacuar uma cidade infestada por mortos-vivos, contando apenas com um carro armado o qual é ele próprio uma arma. A mistura direção + zumbis é algo muito legal e inovador, em minha opinião. O que você pensa a respeito da experiência proporcionada por Zombie Driver aos jogadores?

PL: Eu acho que o nosso uso do “apocalipse zumbi” é bastante original. Nosso objetivo era entregar diversão ilimitada, com muita ação. Uma das coisas da qual nós estamos especialmente orgulhosos é o ambiente destrutível. O Slaughter Mode é também grande para aqueles jogadores que preferem lutar contra um número esmagador de inimigos.

8 ) XBP: Você conhece outro game com esta mesma temática, ou algo similar? Neste caso, você poderia compartilhar o nome dele conosco?

PL: Não exatamente, mas se você misturar GTA I com Carmageddon e um pouco de Left4Dead você irá provavelmente obter algo similar.

9) XBP: Quando jogamos Zombie Driver, uma das coisas que chamam nossa atenção é a violência com a qual nós podemos atropelar os zumbis. Passar por cima deles é também uma fantástica maneira de matá-los.  Por que vocês deixaram o carro ser uma arma?

PL: Queríamos criar um game de ação e direção com zumbis, então o elemento “esmagar os mortos-vivos com seu carro” foi algo natural.

10) XBP: O rastro de sangue deixado para trás quando nós atropelamos os zumbis é muito legal e ajuda a aumentar a violência presente no game, principalmente quando enfrentamos uma horda enorme de zumbis. Você acha que isto pode chocar algumas pessoas?

PL: O nosso objetivo não foi chocar as pessoas, mas sim criar este sentimento anormal de sangue intenso. Eu acho que a violência é tão exagerada que ninguém vai pensar nisto a sério.

11) XBP: Pessoalmente, eu vejo a violência em Zombie Driver como algo não chocante ou perturbador. Eu a vejo como uma divertida maneira para incrementar a esperiência do jogador, uma vez que nós estamos falando de um game com zumbis. O que você pensa sobre isto?

PL: Sim, esta é exatamente a sensação que estávamos tentando alcançar. Não é algo realista.

12) XBP: Por que vocês decidiram lançar um DLC gratuito e incluir o Slaughter Mode em Zombie Driver?

PL: Nós sempre sentimos que Zombie Driver precisava deste modo de jogo para ser mais completo, mas não tivemos tempo suficiente para incluí-lo na primeira versão. Nós também recebemos muitos comentários de jogadores através de nossos fóruns e e-mails, dizendo que eles queriam este modo de jogo. É por isto que decidimos terminar o trabalho e lançá-lo como um update gratuito.

13) XBP: Eu joguei o Slaughter Mode e gostei bastante. 5 arenas cheias de zumbis, e nossa única escolha é tentar sobreviver a uma onda de zumbis após a outra. Isto parece simples, mas vai se tornando muito difícil conforme vamos derrotando uma onda após a outra. O Slaughter Mode está sendo bem recebido pelos gamers?

PL: Sim. Nós recebemos muitas reações positivas dos jogadores. As respostas positivas também criaram um grande número de interessados entre pessoas que não jogaram Zombie Driver, e como resultado as vendas do game aumentaram.

14) XBP: Quais das 3 câmeras os gamers geralmente preferem (static, free look ou smart)? Pessoalmente, eu prefiro a câmera “smart”. E você?

PL: Eu acho que a maioria das pessoas prefere a câmera “static”, a qual também é minha escolha favorita. Ela funciona especialmente bem no Slaughter Mode. Entretanto, a câmera “free look” é grande por criar um efeito cinematográfico legal.

15) XBP: Você pode compartilhar alguns detalhes técnicos a respeito do desenvolvimento de Zombie Driver? Quanto tempo ele levou para ser desenvolvido? Qual é a linguagem de programação e a engine (se for o caso)?

PL: O game roda na engine de renderização Ogre 3D e nós usamos o NVIDIA PhysX para a simulação de física. Nós tivemos um curto período de 3 meses para a pré-produção e o desenvolvimento do jogo principal levou 6 meses.

16) XBP: Vocês pretendem lançar Zombie Driver para algum console, como por exemplo o Playstation 3 ou o Xbox 360?

PL: Sim, nós estamos planejando lançar o game para os consoles, mas eu não posso fornecer qualquer detalhe neste momento.

17) XBP: Quais são seus planos para o futuro? Novos games, novas funcionalidades em Zombie Driver, etc? Você pode dizer algo a este respeito?

PL: Nós temos alguns planos para novos DLC’s, mas eu não posso revelar nada ainda.

18) XBP: Você gostaria de dizer algo para os leitores do XboxPlus e para os jogadores brasileiros de Zombie Driver?

PL: Estamos muito felizes por Zombie Driver ser tão popular no Brasil, e espero que em breve possamos fornecer maiores informações sobre os futuros updates a vocês.

19) XBP: Bem, Pawel, muito obrigado. Foi um prazer conversar com você, e muito obrigado por sua ajuda e palavras sempre gentis. Se você desejar complementar a entrevista com mais informações, por favor, sinta-se à vontade. 🙂

PL: Gostaria de encorajar todos os leitores do XboxPlus a visitar nossos fóruns e deixarem seu feedback a respeito de como podemos aprimorar Zombie Driver. Para nós, é essencial criar a melhor experiência de jogo possível. Obrigado pela entrevista!

————————————–

E é isto, amigos. Espero que apreciem a entrevista, e “thank you for your time and kindness, Pawel“. 😀

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest