(Entrevista) Saiba mais sobre o TuneUp Utilities e sua desenvolvedora

O XboxPlus entrevistou Annette Purr, Diretora de Gestão de Produtos da TuneUp Corporation, desenvolvedora da suíte para otimização de PC’s TuneUp Utilities, software que já se encontra em sua versão 2010. Na entrevista, Annette nos contou um pouco a respeito da trajetória da empresa, e foi muito interessante saber que tudo começou com apenas duas pessoas.

A entrevista é muito interessante, e a Annette também fornece, durante a mesma, diversas informações adicionais sobre o TuneUp Utilities 2010 e a respeito do processo de desenvolvimento dentro da TuneUp. Ela também comenta a respeito do “Turbo Mode”, funcionalidade muito útil para os gamers.

——————————-

1) XboxPlus: Olá Annette. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelo apoio e também pela entrevista que você concedeu ao XboxPlus.

Annette Purr: É um prazer.

2) XBP: A TuneUp é uma das maiores empresas desenvolvedoras de softwares no mundo, especializada em softwares para otimização de PC’s. Você pode nos dizer algo a respeito da jornada da empresa? Quando a TuneUp foi fundada? Quantas versões do TuneUp Utilities foram lançadas até agora? Como o software evoluiu durante este tempo todo?

AP: Tudo começou há 14 anos atrás, quando dois jovens, Christoph Laumann e Tibor Schiemann, iniciaram o desenvolvimento do primeiro pacote para otimização de PC’s com Windows na Alemanha. No ano seguinte, em 1997, eles fundaram a TuneUp Software GmbH para vender a primeira versão, chamada “TuneUp 97—the intelligent tuning tool”, para o público.

Tendo iniciado com muito sucesso como um shareware, o software foi rapidamene introduzido nos mercados varejistas nas regiões de idioma alemão na Europa. Nos anos seguintes, a TuneUp começou a se expandir internacionalmente, e a melhorar e aperfeiçoar a suíte até chegar ao atual TuneUp Utilities 2010, nossa oitava versão. Atualmente a primeira escolha de mais de 13 milhões de usuários de computadores em todo o mundo, o TuneUp Utilities é uma das mais bem sucedidas soluções deste tipo na Europa.

3) XBP: A TuneUp é uma empresa alemã. Vocês possuem escritórios em algum outro lugar do mundo? Se sim, em quais países?

AP: A TuneUp está sediada em Darmstadt, na Alemanha, e nós também possuímos um escritório nos Estados Unidos, em Miami, na Flórida.

4) XBP: Quantos funcionários vocês possuem?

AP: Nós somos uma equipe composta por quase 100 pessoas altamente motivadas, provenientes de muitos países diferentes.

5) XBP: Eu mal posso esperar para te fazer algumas perguntas a respeito do TuneUp Utilities 2010, a respeito do qual eu escrevi um review, tendo achado o software fantástico. O que fez vocês decidirem desenvolver uma suíte como esta e comercializá-la como seu principal produto? O principal objetivo do produto é manter o Windows rodando rápido e livre de erros, correto? Vocês sentem falta de softwares de alta qualidade neste mercado?

AP: O Windows é o mais bem sucedido sistema operacional no mercado de usuários finais, mas, infelizmente, mesmo os novos PC’s raramente são bem configurados, e seu nível de performance decai considerávelmente com o uso, ao longo do tempo. Depois de um certo tempo, um computador leva um tempo consideravelmente mais longo para inicializar, e ele demora mais tempo para executar funções de rotina, e uma imensurável quantidade de lixo vai sendo armazenada no disco rígido. Mensagens de erro e mau funcionamento também se acumulam.

A fim de corrigir estes problemas, um usuário normalmente teria de trabalhar profundamente no sistema e executar os ajustes corretos manualmente. Nem todos os usuários de PC possuem o conhecimento necessário para fazer isto, ou se sentem confortáveis em utilizar ferramentas gratuitas muito complicadas para manipular o sistema. E aqui é precisamente onde nós surgimos. Com o TuneUp Utilities, qualquer pessoa pode obter o máximo de seu computador, mantendo-o em perfeito funcionamento por um longo tempo, e customizar o sistema operacional de acordo com suas preferências, mesmo não sendo um especialista em computadores.

6) XBP: O TuneUp Utilities é o único software que vocês desenvolvem e vendem? Neste caso, sendo uma grande empresa, como vocês concentram seus esforços em um único e grande produto como este? Como vocês gerenciam o desenvolvimento do TuneUp Utilities?

AP: O TuneUp Utilities é certamente o nosso produto principal no espaço do consumidor, mas nós também estamos comprometidos com o setor de negócios e em parcerias tecnológicas. Possuímos uma equipe altamente qualificada de gerentes de produto, agentes, desenvolvedores,  engenheiros de usabilidade e “testadores”, os quais tomam conta de nossos lançamentos anuais do TuneUp Utilities e de todas as outras atividades relacionadas a pesquisa e desenvolvimento.

Com a ajuda destas pessoas, somos capazes de manter nossa posição como líderes em tecnologia e ao mesmo tempo trabalhar em estreita colaboração com nossos clientes, de forma tal que nossos produtos sejam atraentes tanto do ponto de vista tecnológico quanto para o usuário.

7) XBP: O TuneUp Utilities 2010 é uma poderosa suíte repleta de ferramentas. Ele possui várias ferramentas para correção de problemas, aumentar a performance, realizar manutenções, e também uma seção onde os usuários podem customizar a aparência do Windows. Por que inserir estes recursos em um único software e não lançar ferramentas separadas?

AP: Boa pergunta. Possuímos muitos clientes leais que compraram versões anteriores do TuneUp Utilities e sempre estão ansiosos para receber ferramentas adicionais e melhorias para um software que eles já amam. Mas nós também temos que analisar a questão de oferecer ferramentas de forma separada para nossos clientes. O “TuneUp Styler”, por exemplo, também foi vendido como um produto separado há algum tempo atrás. E certamente existe espaço para mais. Através das parcerias tecnológicas nós também somos capazes de oferecer nossas funcionalidades em outros produtos.

8 )  XBP: Uma das razões pelas quais o TuneUp Utilities chama a minha atenção é o seu “respeito”, vamos dizer, pelas necessidades e desejos do usuário. O TuneUp Utilities não faz nada a menos que o usuário o autorize. Isto é muito bom, porque nós, como usuários, podemos sempre acompanhar as tarefas que o software executa e pará-las ou adiar uma recomendação. Isto é fantástico, em minha opinião, mas eu gostaria de saber qual é o objetivo de vocês com esta flexibilidade.

AP: Este respeito pelos nossos usuários é apenas um dos nossos principais valores. Nós nos esforçamos pela confiabilidade e transparência, e somos cheios de paixão ao lidar com as preocupações de nossos clientes. Estes valores não se aplicam somente à nossa empresa, mas também ao nosso software. É por este motivo que nós preferimos guiar o usuário através de recomendações especializadas com o nosso software e deixar a decisão em suas mãos.

9) XBP: O seu software trabalha na base de “recomendações”. Ele detecta o que precisa ser feito e alerta o usuário. A menos que o usuário aceite as sugestões, as adie ou as esconda, elas estarão sempre visíveis na bandeja do sistema e no “TuneUp Start Center”. Você acha que isto ajuda os usuários a nunca “perderem” algo conscientemente?

AP: Queremos guiar e apoiar os usuários de uma maneira muito discreta, de forma tal que eles possam consultar nossas recomendações e notificações sempre que quiserem. Nosso software vigia e deixa os usuários saberem quando algo de interesse surge, através da bandeja do sistema, do “TuneUp Start Center” e do “TuneUp Gadget”, localizado no desktop.

10) XBP: O TuneUp Utilities 2010 possui uma interface muito limpa, atraente e organizada. Isto é algo que eu sempre admiro em um software. Vocês dividiram o TuneUp Utilities em 4 categorias principaiss. Qual era o objetivo ao fazer isto?

AP: Obrigado. As quatro categorias principais estão lá para organizar todas as ferramentas e serviços que nós adicionamos ao longo do tempo de maneira temática, de forma tal que os novos usuários do TuneUp Utilities possam encontrar o caminho através dos diferentes módulos e funcionalidades enquanto continuam tendo acesso a todas as ferramentas disponíveis através da tela do “Start Center”.

11) XBP: Vocês tem planos para melhorar o TuneUp Uninstaller, o qual pode ser acessado através do grupo de opções “Increase performance”?

AP: Sim, de fato, existirão algumas novas funcionalidades nesta área no próximo release.

12) XBP: O “Turbo Mode” é uma fantástica maneira de obtermos mais “poder” e recursos do sistema quando precisamos, e é uma ferramenta muito útil para os gamers. Vocês desenvolveram esta ferramenta tendo os gamers em mente?

AP: Sim, especialmente os gamers e pessoas que trabalham em projetos multimídia, os quais querem se concentrar em muitas  tarefas que consomem muitos recursos do sistema de uma só vez sem interrupções provocadas por processos de sistema desnecessários naquele momento. O Turbo Mode desabilita uma série de processos desnecessários do sistema, com apenas um clique, oferecendo assim mais performance.

13) XBP: Outra ferramenta fantástica é o extremamente personalizável “1-Click Maintenance”, o qual executa diversas tarefas mediante um simples clique, tais como, por exemplo, melhorar a otimização do Windows e corrigir problemas. Isto é algo bastante útil no uso  diário de nosso PC. Você saberia dizer se esta ferramenta é amplamente utilizada pela maioria dos usuários?

AP: O “1-Click Maintenance” é, na verdade, uma das funcionalidades mais elogiadas de nossa aplicação. Nossos clientes gostam muito de sua facilidade e conveniência.

14) XBP: A função de otimização em tempo real, a qual executa tarefas de manutenção e otimização em segundo plano, quando o PC está inativo, é uma das principais funcionalidades do TuneUp Utilities. Você pode explicar aos nossos leitores como este recurso funciona, por favor?

AP: A otimização em tempo real previne automaticamente que processos em segundo plano consumam muitos recursos do PC. A otimização em tempo real do TuneUp reduz a prioridade das aplicações que estão drenando recursos do sistema. Isto resulta em visíveis inicializações mais rápidas de programas e tempos de resposta mais rápidos, bem como maior velocidade e estabilidade para os usuários. Games podem também rodar com mais FPS.

15) XBP: Por que vocês decidiram incluir uma seção no software que permite que os usuários modifiquem diversos aspectos visuais do Windows? Vocês lançam novos temas, ícones e efeitos frequentemente?

AP: O Windows é o sistema operacional mais amplamente utilizado, mas falta individualidade, e muitas pessoas nunca chegam a modificar o design default do Windows para outros temas mais pessoais. Devido ao TuneUp Utilities ser uma suíte de ferramentas que ajuda aos usuários a customizarem seu sistema operacional não somente em relação à sua performance e necessidades técnicas, mas também de acordo com seu gosto, decidimos incluir nosso “TuneUp Styler”. Os usuários do TuneUp Utilities podem baixar temas grátis, pacotes de ícones, etc, os quais nós atualizamos e ampliamos regularmente.

16) XBP: Todas as ações que o TuneUp Utilities toma são explicadas através de uma linguagem muito simples de ser entendida pelo usuário. As telas e relatórios são muito informativos; eu aprecito muito isto. Vocês pretendem implementar, de alguma forma, uma maneira de exportarmos estes relatórios para um arquivo?

AP: Obrigado pela sua sugestão. Isto pode aparecer em um de nossos futuros releases.

17) XBP: Você pode dizer algo a respeito do desenvolvimento de software na TuneUp? Quantas pessoas trabalham na equipe de desenvolvimento e qual é a linguagem de programação utilizada para desenvolver o TuneUp Utilities?

AP: O desenvolvimento na TuneUp é divertido, e graças à contínua expansão de nossa empresa, nossa equipe de desenvolvimento também cresceu ao longo dos anos, para sustentar nossa visão de produtos que ajudam os usuários a obterem o máximo de seus PC’s. A propósito, você pode encontrar alguns deles em nosso TuneUp Blog Sobre Windows: http://blog.tune-up.com/. Aqui, nós compartilhamos dicas e truques para otimização, racionalização e solução de problemas do Windows. Confira, e participe da discussão com nossos especialistas.

18) XBP: Existe um pacote de linguagem para traduzir o TuneUp Utilities 2010 para o Português? Como vocês gerenciam a localização/tradução do software?

AP: Na realidade, existe. O TuneUp Utilities 2010 está disponível em português (Brasil). A localização e a tradução de nosso software é feita pela nossa própria equipe de localização, com a ajuda de agências especializadas em tradução.

19) XBP: Você possui alguns números a respeito de quantos usuários registrados do TuneUp Utilities existem no Brasil?

AP: Desde o lançamento do TuneUp Utilities no Brasil no começo deste ano, quase 100.000 pessoas baixaram e testaram nosso software. O Brasil é de fato o país onde mais crescemos no momento, e somos muito gratos por já termos recebido inúmeros feedbacks positivos de nossos usuários no Brasil. Os leitores do XboxPlus podem experimentar o TuneUp Utilities gratuitamente em http://www.tuneup-software.com.br/products/tuneup-utilities/.

20) XBP: Existe mais alguma coisa que você gostaria de dizer aos leitores do XboxPlus? Sinta-se totalmente à vontade para incluir qualquer outra informação que desejar.

AP: Gostaríamos de agradecer ao XboxPlus pelo maravilhoso review do TuneUp Utilities 2010. Estamos muito contentes por ver que nosso software melhorou o desempenho de seu PC. Boa sorte a todos os leitores participando no concurso (as perguntas foram enviadas antes do primeiro concurso que realizamos com o TuneUp Utilities 2010). Uma demo gratuita do TuneUp Utilities 2010 está disponível em http://www.tune-up.com/download/.

21) XBP: Bom, Annettem muito obrigado pelo apoio e pelas valiosas informações. Realmente apreciei o fato de poder conhecer mais a respeito de um software que eu uso diariamente. E, também, obrigado por ter nos concedido esta entrevista e por nos fornecer estas valiosas informações a respeito do TuneUp Utilities.

——————————-

Valiosíssimas informações, não? O TuneUp Utilities se tornou ainda mais apreciado por mim, após esta entrevista. :)

Poderá gostar também

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention (Entrevista) Saiba mais sobre o TuneUp Utilities e sua desenvolvedora | XboxPlus -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Dolemes, XboxPlus. XboxPlus said: Leia agora no XboxPlus: (Entrevista) Saiba mais sobre …
  2. TuneUp Utilities 2012 chega em Novembro com novidades fantásticas | Open2Tech - [...] da TuneUp Software GmbH e o lançamento do “TuneUp 97—the intelligent tuning tool”. Esta entrevista com Annette Purr, Diretora de …
  3. Tenha um computador melhor e mais rápido com o TuneUp Utilities 2012 | PostMania - [...] da TuneUp Software GmbH e o lançamento do “TuneUp 97—the intelligent tuning tool”. Esta entrevista com Annette Purr, Diretora de Gestão …
  4. Concorra a 2 licenças válidas para 3 PC's do software TuneUp Utilities 2011 | XboxPlus Blog de Games - Dicas, análises, tutoriais. Games, consoles e jogos em geral - [...] já realizamos alguns sorteios da versão 2010, no passado, e inclusive chegamos a entrevistar Annette Purr, Diretora de Gestão de …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>