O XBLA Aqua, da Games Distillery, foi lançado na Xbox Live Arcade agora à tarde. O título mescla uma série de gêneros em um único game, indo desde a ação, pura e simplesmente, até simulação. Trata-se de um game, em minha opinião, extremamente promissor, além de belíssimo.

Realizei uma pequena entrevista com Slavo Hazucha, Diretor Criativo e proprietário da Games Distillery, e tal entrevista serve, digamos, como uma prévia para meu review a respeito do game, o qual será publicado em breve. Farei o possível para tal. 🙂

Abaixo segue a entrevista:

——————————-

1) XboxPlus: Aqua é o primeiro game desenvolvido pela Games Distillery?

Slavo Hazuch: Para a empresa, sim. A Games Distillery foi fundada em 2008. Para as pessoas na equipe, não, realmente. Grande parte das pessoas na Games Distillery trabalharam em outros títulos no passado.

2) XBP: Por que a empresa escolheu lançar o game como um XBLA (para download)?

SH: Em 2008, encontramos na XBLA um mercado tentador e que permitia o desenvolvimento rápido, e então definimos a prioridade para a Games Distillery para este mercado. Acreditamos firmemente que a distribuição online nos consoles, principalmente no Xbox 360, é um grande modelo para ambos, desenvolvedores e gamers. Não achamos que todos os games serão disbribuídos somente desta maneira em um curto período de tempo, mas existe, definitivamente, um mercado sólido com oportunidades muito legais.

3) XBP: Quantas pessoas trabalharam no desenvolvimento de Aqua?

SH: A equipe principal foi muito pequena, mas durante diferentes estágios da produção, mais de 20 pessoas contribuíram para o desenvolvimento.

4) XBP: Aqua, pelo que eu vi, possui gráficos muito bonitos. Qual foi a engine utilizada (se for o caso)?

SH: A AQUA-engine. Nós desenvolvemos nossa própria tecnologia, e Aqua é o projeto piloto nesta engine. Gastamos bastante tempo no “art-style”, entretanto, e graças ao nosso talentoso Diretor de Arte e a uma grande equipe de arte, fomos capazes de conduzir Aqua até o seu atual visual.

5) XBP: A Games Distillery é o único estúdio de desenvolvimento de games na Eslováquia?

SH: A Games Distillery é, definitivamente, um stúdio muito original, mas não é o único na Eslováquia – existem alguns poucos mais, embora a indústria de desenvolvimento de games aqui seja bastante compacta.

6) XBP: Qual é a razão para o nome da empresa (Games Distillery/Destilaria de jogos)? Este nome é muito interessante, deixe-me dizer. 🙂

SH: Acreditamos que  todas as coisas boas entram neste mundo através de um processo de destilação. 😉 Não, agora falando sério: quando fundamos a empresa, estávamos fartos de  nomes contendo “labs”, “studios” e “creative”, bem como de nomes abreviados com 3 letras que não diziam nada, para nomes de empresas.

Nós queríamos algo alternativo, e  achamos que o processo de destilação é, de muitas maneiras, similar ao desenvolvimento de games. É um bom equilíbrio entre tempo, ingredientes e entrada das pessoas envolvidas, as quais decidem se o resultado será excelente ou irá ocasionar somente uma dor de cabeça. Este é o motivo para o nome e nosso visual corporativo.

7) XBP: Aqua será lançado na PSN, ou para PC?

SH: Aqua pode ser lançado para PC no futuro, mas não nos meses imediatamente após o atual lançamento na XBLA.

8 ) XBP: Aqua parece ser um game ambientado em um mundo onde a água é o principal e mais presente elemento (ou eu estou errado?). Por que vocês decidiram criar um game com uma ambientação tão diferente?

SH: Achamos que a dinâmica de navios na água é uma base legal para um “dual-stick shooter”. Rapidamente reunimos idéias e conceitos de gameplay adicionais que estavam também relacionados com uma configuração naval, e decidimos seguir em frente com isto como o principal elemento do game.

9) XBP: Quanto tempo a Games Distillery levou para desenvolver Aqua?

SH: Nós iniciamos com uma pequena equipe em 2008, e gradualmente aumentamos nossos esforços. Tínhamos primeiro que desenvolver a tecnologia básica (uma vez que Aqua é o título piloto em nossa própria engine). No final do ciclo,  a submissão para a XBLA também tomou vários meses de otimizações técnicas.

10) XBP: Que dificuldades a Games Distillery encontrou durante o desenvolvimento de Aqua, e o quão difícil é ser um estúdio independente de desenvolvimento de games?

SH: Um XBLA com o escopo de Aqua não está muito longe de ser um “pequeno” full game. As dificuldades são basicamente similares às do desenvolvimento de qualquer game. Com possibilidades menores de tempo e orçamento na distribuição digital, em algum momento você enfrenta a situação de ter mais um monte de idéias e conceitos originais para o game, além daquilo que pode ser realisticamente implementado.

Tomar as decisões corretas aqui é a chave para o sucesso do processo de desenvolvimento e do produto resultante. Em Aqua, um desafio adicional foi desenvolver um game e uma plataforma tecnológica, ao mesmo tempo.  Passar pelo ciclo de submissão na Microsoft foi também bastante desafiador, embora aqui nós tenhamos recebido um excelente suporte de nossos parceiros distribuidores e de testes.

Ser um estudio independente de desenvolvimento de games em 2009-2010 é quase tão difícil quanto ser a Grécia,  só que sem os parceiros da Zona Européia para tirar você do problema… Brincadeira… Sério: ser independente possui claras vantagens. Nós queremos ser capazes de reagir rapidamente e formar nossas estratégias e decisões livremente conforme os mercados digitais evoluem.

É emocionante sermos capazes de criar e lançar conceitos de game próprios, mas os desafios financeiros e organizacionais da independência são bastante altos, atualmente. Temos que investir bastante nos estágios iniciais do desenvolvimento, e mesmo se formos capazes de termos uma demo antes, é preciso gerenciar o financiamento. Geralmente leva vários meses para garantir o financiamento para um projeto.

11) XBP: Podemos considerar a Games Distillery como um estúdio independente de desenvolvimento de games, de uma maneira similar à 2D Boy, à Broken Rules, à Amanita Design, etc? Poderia dar mais detalhes sobre isto, por favor?

SH: A Games Distillery é um estúdio de desenvolvimento indendente. Nosso escopo atual é desenvolver games para distribuição digital, principalmente para consoles. O termo “indie game” foi estabelecido para um certo tipo de game, e nós não podemos dizer que nós estamos desenvolvendo ou iremos produzir somente indie games. Podemos incluir, talvez, títulos maiores em nossa line-up, mais tarde.

Contudo, dentre outras atividades, nós também somos ativos no segmento de indie games. Nós já apoiamos uma pequena equipe de desenvolvimento de indie games e iremos em breve apoiar um lançamento na seção de indie games do Xbox. Então, enquanto a Games Distillery é definitivamente uma empresa independente de desenvolvimento,  o objetivo não são somente os indie games.

12) XBP: O que vocês querem dizer com “Independent Group AI”?

SH: É apenas um termo técnico. Durante o desenvolvimento de Aqua, criamos uma inteligência artificial que é capaz de comandar e controlar grupos de navios, promovendo um intercâmbio dinâmico de informações e prioridades, de acordo com a situação no campo de batalha.

——————————-

E é isto. Agora, me digam: Aqua parece ser muito promissor, não? 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest