Tim Sweeney, CEO, fundador e diretor técnico da Epic Games, anunciou que a Unreal Engine 3 possuirá suporte total ao Adobe Flash Player 11. O anúncio foi feito durante a Adobe MAX 2011, evento anual promovido pela Adobe para desenvolvedores, designers e executivos ligados a áreas que possuam algum interesse nas tecnologias da empresa.

Tenho comigo que jogos que rodam em navegadores continuarão a evoluir bastante, e Hellbreed, da Gameforge, é um ótimo exemplo. O que podemos esperar, então, depois deste anúncio? A Unreal Engine 3, uma das mais poderosas do mercado, oferecendo suporte ao novo Flash Player 11? Durante o evento, inclusive, uma demo técnica de Unreal Tournament 3 foi exibida, rodando justamente no Adobe Flash Player 11.

Ambas as empresas não deixaram de mencionar a constante evolução de suas tecnologias, e em relação ao Flash Player 11, vale lembrar que, segundo a Adobe, ele é capaz de rodar games “AAA” desenvolvidos para consoles de última geração ou PC, por exemplo. A Adobe também citou o fato do novo Flash Player possibilitar a renderização de gráficos em 2D e 3D de forma muito mais rápida que o Flash Player 10.

A empresa também mencionou que o novo Flash Player pode realizar esta renderização 1000 vezes mais rapidamente que sua versão anterior. Ainda segundo a Adobe, os desenvolvedores também serão capazes de animar milhões de objetos a 60 FPS. Tudo isto, pelo menos a princípio, significaria talvez a entrega da mesma qualidade que temos em jogos para consoles e PC’s em um jogo rodando em um navegador web.

“Com a UE3 e o Flash, games desenvolvidos para consoles avançados podem agora rodar na web ou como apps para o Facebook, alcançando uma enorme base de usuários. Isto muda totalmente as regras do jogo para desenvolvedores de games que querem distribuir amplamente seus games e ganhar dinheiro com eles“, disse Tim Sweeney.

Emmy Huang, da Adobe Gaming Solutions, também se mostra muito entusiasmada com a novidade: “Estamos muito animados pelo fato da Epic Games estar explorando as mais novas capacidades do Adobe Flash Player 11 para dar mais poder à sua Unreal Engine 3. Ainda é muito cedo para afirmarmos se jogos para navegadores atingirão mesmo o mesmo nível de qualidade e adesão daqueles para consoles e PC.

Mas esta novidade não deixa de ser interessante e abre inclusive diversas novas possibilidades para empresas e desenvolvedores com os mais diversos perfis. Um jogo “AAA” rodando em um navegador web necessitará, claro, de uma máquina bem melhor do que aquela que costuma rodar a maioria dos jogos atualmente existentes no Facebook. De qualquer forma, isto também poderá transformar o PC em uma plataforma de jogos ainda mais interessante, onde títulos “de ponta” rodarão sem necessidade de instalação, oferecendo ao jogador uma “entrega” extremamente mais rápida. Vamos aguardar e ver onde isto tudo vai dar, mas a novidade é muito interessante.

A Epic Games divulgou mais algumas imagens da apresentação. Veja abaixo:

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest