conquista_new_york

Cada vez fica mais claro que os vídeo-games e as redes online construídas em torno dos mesmos podem obter uma maior e mais benéfica participação no mundo real. Desta vez a notícia vem lá do estado de New York, nos Estados Unidos. O estado está planejando um sistema capaz de enviar alertas à Xbox Live e aos consoles Xbox 360 a ela conectados, em casos de “problemas” os mais diversos, tais como ataques terroristas ou desastres naturais.

Segundo o deputado Rico Singleton, “a meta é atingir moradores mais jovens, que passam mais tempo no Xbox, no Playstation ou no Wii, do que na televisão ou no rádio“. Por estas palavras, aliás, podemos até mesmo deduzir que é possível que o sistema seja também no futuro levado à PSN e à rede da Nintendo.

Ainda não existem muitos detalhes a respeito do projeto, mas segundo Singleton ele já está em sua fase de testes. Este projeto faz parte de uma iniciativa do estado de New York chamada “Empire 2.0”, cujo objetivo é “tornar o governo do estado mais transparente, participativo e colaborativo“.

Pensando no futuro

Vendo iniciativas como estas e olhando para o que os games e as estruturas/redes construídas para conectar uns consoles aos outros já conseguiram, não é difícil imaginarmos o que o futuro nos reserva.

Se hoje já temos Facebook, Twitter e Last.fm no Xbox (mesmo que com falhas e bloqueios por região em alguns serviços), e já desfrutamos há tempos do lado social da Live, por exemplo, onde muitas vezes nos conectamos simplesmente para bater papo com os amigos, e sequer colocamos algum jogo na bandeja, não é difícil imaginarmos um futuro muito mais colaborativo.

Não é difícil imaginarmos um futuro onde os vídeo-games mantenham sua imagem e usabilidade lúdicas mas também sejam utilizados em prol de outras causas, muitas delas úteis a parcelas da sociedade que sequer tomam conhecimento do quão avançadas são tais máquinas ou que, de outra forma, simplesmente as ignoram.

É sempre bom toparmos com exemplos como estes de New York. 🙂

Via Joystiq e InformationWeek

Pin It on Pinterest