Evolve: um dia da caça, outro do caçador

Evolve

Anunciado oficialmente no mês passado, o novo shooter cooperativo dos mesmos criadores de Left 4 Dead vem ganhando novos detalhes interessantes à medida que o título é apresentado à imprensa. Caso você não se lembre, Evolve colocará cinco jogadores em um planeta alienígena: quatro assumirão o papel de caçadores e um será a caça, controlando um monstro gigantesco que deve evoluir até ser capaz de derrotar seus caçadores (ou ser derrotado por eles).

Começamos com um novo trailer divulgado hoje pela 2K Games e Turtle Rock Studios. O vídeo cinemático foi construído dentro do jogo (que usa a poderosa CryEngine) e ajuda a criar o contexto onde os jogadores serão inseridos. Assista-o abaixo.

De acordo com as impressões de quem já jogou, Evolve se comporta mais ou menos como um Left 4 Dead de ficção científica num planeta alienígena. A demonstração apresentada à imprensa até agora (e a mesma que vemos nos vídeos) contém apenas um tipo de monstro controlado por humano, o “Goliath”, um primo distante do Tank. A Turtle Rock já confirmou que mais monstros estarão presentes no jogo final e alguns deles ainda devem ser anunciados num futuro próximo.

Os jogadores são divididos em quatro classes: assault, medic, support e trapper. Este último, o Trapper (algo como “caçador” em português), carrega uma habilidade bem interessante: a capacidade de gerar uma redoma impenetrável ao redor de uma grande área do mapa para isolar ou impedir a fuga do monstro. Enquanto isso, ele também pode disparar arpões contra a besta e mantê-la estabilizada e vulnerável ao seus companheiros.

A função do medic é bem óbvia: manter os demais caçadores em bom estado de saúde. Ela assim o faz à distância, utilizando um feixe de energia flexível semelhante à Medgun de Team Fortress 2. Sua arma de dardos tranquilizantes desacelera o Goliath e destaca sua silhueta no meio da floresta. Enquanto o assault assume a função de descarregar chumbo no monstrengo, o support pode requisitar bombardeios aéreos e até gerar escudos magnéticos ao redor de um companheiro.

Como um vídeo de gameplay ainda não foi divulgado, o mais próximo disso é o preview que o site PC Gamer realizou. O vídeo (abaixo) apresenta de forma compacta uma descrição sobre cada um dos caçadores e sobre o monstro que espreita as florestas desse planeta a la Pandora, do filme Avatar.

Com a devida coordenação e cooperação entre cada um dos caçadores e suas habilidades especiais, pode parecer uma luta perdida para o Goliath. Entretanto, o monstro também possui seu próprio leque de ataques especiais para picotar seus perseguidores: ele se move muito mais rápido e é capaz de saltar a grandes distâncias. No início das partidas, quando o Goliath ainda é fraco para enfrentar os caçadores cara-a-cara, a ideia é que o jogador que está no seu controle se distancie o máximo possível dos oponentes.

Ao se distanciar, o Goliath acaba deixando rastros que podem ser detectados pelos caçadores, que prosseguem lentamente através do mapa espreitando sua caça. Enquanto isso, tanto o Goliath quanto os humanos precisam lidar com o restante da mortífera fauna alienígena (controlada pela inteligência artificial) ao mesmo tempo que tentam não entregar sua posição ao adversário. Visto que o monstro controlado pelo jogador pode variar na versão final, não raramente acontecerá dos humanos confundirem uma criatura comum com o monstrengo que estão perseguindo.

Evolve

Do outro lado, a besta precisa se manter longe da mira dos caçadores enquanto se alimenta da vida selvagem para juntar “recursos” suficientes até evoluir ao próximo nível de habilidades. Cada evolução aumenta seu tamanho e sua resistência, e dá a ele uma nova capacidade: Goliath pode correr, saltar, jogar rochas e até cuspir fogo. Utilizando um modo furtivo, a besta pode diminuir o som de seus grunhidos ao custo de uma grande redução na sua velocidade, porém, garantindo uma aproximação mais silenciosa ao atacar os caçadores.

O mapa apresentado é uma grande área totalmente explorável, sem qualquer trajeto pré-definido, habitada pela vida selvagem alienígena e pelo super-monstro. Isso quer dizer que os confrontos podem ocorrer em qualquer lugar, a qualquer momento, e cada lado precisa dar o seu melhor dentro de suas condições. Essa mecânica cria partidas dinâmicas que podem variar de momentos de absoluto suspense, com os caçadores avançando silenciosamente e coletando rastros, até instantes caóticos, quando a besta faz sua aparição e pega os humanos desprevenidos (ou vice-versa).

Evolve

Evolve, que está se mostrando um dos títulos mais promissores de 2014, deve sair no segundo semestre do ano para PC, Xbox One e PlayStation 4.

Com informações de PC Gamer e PCGamesN.

Artur Carsten

Catarinense, amante da música eletrônica, estudante de medicina e jogador nas inexistentes horas vagas. Ocasionalmente, escreve artigos e coloca em dia a pilha interminável de jogos comprados em promoção no Steam. Já passou pelo Campo Minado, Continue, Guia do PC, Gemind e Oxygen e-Sports.

Twitter  

Poderá gostar também

1 Comment

  1. Gostei do que vi até agora. Apesar de eu não ser grande fã de jogos exclusivamente Multiplayer, esse me pareceu bem interessante. Me lembrou um pouco modos de jogo como o Payne Killer de Max Payne 3 e Juggernaut do Halo.

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Jogue o trailer interativo de Evolve, título dos criadores de L4D - […] Evolve, shooter cooperativo dos criadores de Left 4 Dead, deve ser lançado ainda no segundo semestre de 2014, para Playstation 4,…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest