FPS Creator Reloaded: crie games sem colocar a mão no código

FPS Creator ReloadedEu acredito sinceramente que qualquer jogador de videogames, qualquer gamer, já sentiu, em algum momento de sua vida, o desejo de criar seu próprio game, seja com fins comerciais ou não. Um dos  grandes empecilhos, entretanto, é justamente a parte de programação.

Claro, este não é o único empecilho. Para muitos, ele pode nem ser um empecilho. Para muitos, os problemas podem ser outros. Existem muitas variáveis, aqui, mas acredito que o fato de alguém não ser um programador é uma das muitas dificuldades. Obviamente, esta é uma dificuldade que pode ser superada, até mesmo pelos auto-didatas.

Confesso que sempre fiquei de olho nos tais “softwares para desenvolvimento de games“, programas que eliminam totalmente ou em parte a necessidade de “colocarmos a mão no código”. Programas que trabalham com editores visuais de eventos, com muito drag & drop; softwares para criação de jogos focados no usuário não programador, que sejam amigáveis, que permitam a qualquer pessoa criar seu próprio jogo eletrônico sem ter que colocar a mão na massa no código.

Temos de levar em conta, entretanto, que não podemos esperar que um Crysis 3, por exemplo, seja desenvolvido com tais aplicativos. Ou que algo semelhante a um BioShock Infinite, quem sabe, seja criado com tais ferramentas. Mas muita, muita coisa boa pode ser feita com eles. E mais abaixo vou falar a respeito de um dos mais promissores atualmente no mercado.

Veja, por exemplo, o Multimedia Fusion e, mais recentemente, o ClickTeam Fusion. Com eles foram criados, por exemplo, os games Really Big Sky, Faerie Solitaire, NightSky (esse é realmente surpreendente), Saira, e mais alguns. Temos diversas ferramentas similares ao ClickTeam (leia um artigo onde comento um pouco a respeito de algumas delas).

FPS Creator Reloaded

E agora vamos ao que interessa. Ao objetivo deste artigo. Trata-se do FPS Creator Reloaded, software em desenvolvimento pela TCG (The Game Creators). Atualmente, o produto encontra-se em fase beta, já pode ser adquirido, e novas versões estão sendo lançadas com bastante frequência, as quais, além de corrigirem bugs, contam com novos e interessantes recursos.

A TGC possui outros aplicativos para o desenvolvimento de games (eu mesmo possuo alguns deles, além do FPS Creator Reloaded), e posso dizer que a qualidade é altíssima. Temos o DarkGAME Studio, o DarkBASIC, soluções para modelagem 3D, áudio, etc. Vários games foram criados com estas ferramentas da TGC, por falar nisso. FluttabyesDroplitz, o sensacional space-sim Evochron Mercenary, e muitos outros. Uma busca no site da empresa pode revelar muitas surpresas.

O FPS Creator Reloaded é, na verdade, a nova versão do antigo FPS Creator. Aqui, o foco é a criação de games sem que o usuário tenha de tocar em uma linha de código sequer (embora aqueles que desejarem lidar com programação também sejam atendidos). Apesar do nome do software (perceba o FPS ali = “Fist Person Shooter”), creio que seja possível, em um futuro muito próximo, senão já agora, a criação de qualquer tipo de jogo, de qualquer gênero.

O software conta com um editor de terrenos extremamente poderoso e amigável, e a criação de vales, montanhas, elevações, lagos, vegetação, etc, é uma tarefa bem prazerosa e simples. Se você é das antigas, deve se lembrar dos jogos mais antigos da franquia Sim City. Sim, o editor de terrenos do novo produto da TCG é bastante semelhante (apesar de mais robusto, claro) ao editor de terreno dos velhos simuladores da Maxis. É muito bacana.

O FPSCR encontra-se em fase beta, como disse anteriormente, e recebe novos recursos com grande frequência. Seu preço varia de US$ 30,00 a US$ 100,00 dólares, e apesar de, por enquanto, ser possível basicamente criarmos mundos, por eles passearmos, inserirmos inimigos (NPCs) e contra eles lutarmos, posso dizer que já existem mundos muito legais sendo desenvolvidos (fico pensando no que se tornarão tais mundos, conforme o programa vai sendo aprimorado – tudo parece bastante promissor).

Já existe até uma galeria com screenshots dos usuários, e imagens muito bonitas podem ali serem encontradas. Veja estas abaixo, por exemplo:

FPS Creator Reloaded - Desert Storm, by Teabone

FPS Creator Reloaded – Desert Storm, by Teabone

FPS Creator Reloaded - Dragon Village, by E30Legend

FPS Creator Reloaded – Dragon Village, by E30Legend

FPS Creator Reloaded - Settlement growing, by granada

FPS Creator Reloaded – Settlement growing, by granada

FPS Creator Reloaded - v4 medieval pack and reloaded assets, by E30Legend

FPS Creator Reloaded – v4 medieval pack and reloaded assets, by E30Legend

O novo software criador de games da TGC conta com uma quantidade bem grande de assets. Vários tipos de objetos, itens, caixas, construções, pontes, folhagens, vegetação rasteira, árvores, mobília, elementos decorativos para o cenário, pedras, rochas, cercas e, claro, armamento. Isto sem falar na importação de assets criados pelo próprio usuário, prevista para muito em breve.

É interessante ressaltar que os criadores do programa têm a intenção de criar algo realmente único, algo capaz de criar títulos de altíssima qualidade. Os planos da The Game Creators incluem a entrada no campo da realidade virtual. Eles já estão trabalhando com o Oculus Rift e com a Intel, no Perceptual Computing (eles mantêm uma parceria com a Intel, aliás).

Dentre as features prometidas para o FPS Creator Reloaded, podemos também destacar a criação de jogos com modos multiplayer, jogos com geradores de personagens e editores de mapas. Já imaginou? Detalhe (e lembrando mais uma vez) que eu mesmo pude comprovar: o foco da empresa, aqui, é o usuário não programador. Mas, ainda assim, quem desejar, poderá também “colocar a mão no código”. De qualquer forma, edição de eventos, inserção de triggers (para áudio, elementos ligados à história, etc), waypoints, checkpoints, etc, etc, são itens que já estão inclusos no pacote.

A criação de mapas na “engine” (será que podemos chamá-la assim?) é realmente surpreendente. Mapas gigantescos podem ser criados. O usuário pode testar tudo a qualquer momento. Um simples clique em um botão e você está dentro de seu mundo, pode adentrar construções, subir em montes (desde que eles tenham sido criados de forma tal a permitir tais subidas, claro), entrar em construções e disparar alguns tiros. Tudo é extremamente intuitivo.

Pela primeira vez você será capaz de criar facilmente seus próprios games com alta qualidade, capazes de se igualarem àqueles dos grandes desenvolvedores“, disse Rick Vanner, diretor de desenvolvimento na The Game Creators.

Tudo é em 3D, no FPS Creator Reloaded. Podemos “esculpir” nossos mundos. “Pintar” montanhas e vales com o mouse, “desenhar” aquele mundo que estava em nossos sonhos há tempos. E, para melhorar ainda mais as coisas, enquanto testando nossas criações, temos acesso a vários “medidores”, e com a ajuda deles podemos realizar “ajustes finos” em nossas criações.

Física, sombras, pós-processamento, vegetação, FOV, etc. Tudo pode ser medido e ajustado, visando performance, qualidade, etc. Sem falar em detalhes como “tipo do céu” (limpo, chuvoso, noturno, storm, etc, etc), terrenos (gelo, desértico, etc), diversos ajustes de câmera, Fog, LOD, etc.

Tudo é em tempo real, e você é capaz de verificar o impacto das mudanças que realiza com a ajuda dos medidores extremamente úteis (frames por segundo, etc). E dependendo da situação, o software inclusive sugere quais ajustes devem ser realizados para melhorar a performance e/ou a qualidade gráfica de seu jogo.

FPS Creator Reloaded

Como desenvolvedores membros do Intel Black Belt, a The Game Creators representa um nível de desenvolvimento que é ao mesmo tempo inovador e único. Isto é bem demonstrado no FPS Creator Reloaded, o qual parece ser uma incrível ferramenta de criação de games, tanto para iniciantes quanto para desenvolvedores talentosos“, disse Bob Duffy, gerente na Intel.

Eu, que não possuo nenhum conhecimento na área, já estou criando meu “game” com o FPS Creator Reloaded. Em breve pretendo mostrar algo por aqui, incluindo um vídeo com uma “tour” pelo mundo. Já podemos exportar nossos trabalhos como um EXE, também, e compartilhá-los com amigos, mesmo que, por enquanto, tenhamos apenas mundos para passeios (isto está mudando bem rápido, entretanto, devo dizer).

Tenho certeza de que este produto vai crescer bastante. Vai ser muito aprimorado e sua enorme comunidade vai ainda produzir ótimos títulos. Há tempos não me sinto tão empolgado com uma engine como esta. Veja abaixo mais algumas screenshots de belos cenários criados com o programa:

As últimas versões beta, aliás, já permitem que os usuários editem scripts, por exemplo, para utilização em objetos interativos, como portas (abrir/fechar). Melhorias na física também foram incluídas. Rochas podem ser despedaçadas e os “resultados” dependem da arma utilizada. Imagine o tiro de uma escopeta em uma rocha pequena, por exemplo, e a água agora responde muito mais realisticamente quando nela nos lançamos.

Já podemos definir e fazer com que sejam exibidos detalhes a respeito da saúde dos inimigos que inserimos no jogo, e para quem deseja literalmente “afundar a mão na massa”, vale ressaltar que agora terrenos em branco podem ser gerados, e o usuário pode inserir os seus próprios, suas próprias texturas, imagens, etc. O suporte ao Oculus Rift já está funcionando, também.

E o que está por vir? Bem, muita coisa. A TGC está aumentando sua equipe de desenvolvimento, e já trabalha em novos recursos. Importação de mídia aprimorada, scripting, construction kit, etc.

FPS Creator Reloaded no Steam

E a comunidade criada em torno do software, que já é grande, vai ficar maior ainda. O aplicativo será lançado em breve no Steam (milhões de usuários – já imaginou?), e com certeza esta enorme comunidade da qual falei ajudou bastante o software enquanto este estava lutando no Steam GREENLIGHT. A luz verde foi dada esta semana, aliás.

Estamos entusiasmados por termos sido incluídos no Steam, e estamos agora trabalhando para publicar uma versão ‘Early Access’ o mais breve possível“, disse Rick Vanner, diretor de desenvolvimento na The Game Creators.

Creio que o FPS Creator Reloaded vai arrasar, no Steam. Vai fazer muito bonito, assim como já vem fazendo desde que foi lançado em fase beta, em 4 de Novembro de 2013. Eu, que adoro criar e não possuo conhecimentos em programação, estou adorando o software. Como já disse, pretendo postar minha primeira criação por aqui, em breve, incluindo um vídeo de gameplay (se tudo der certo).

Fique com um trailer do aplicativo. Ele é um pouco antigo, mas creio que dará para vocês terem uma ideia.

Mas, enquanto isso, digam aí: o que acharam? Já utilizaram alguma ferramenta semelhante? Gostam deste tipo de solução? 🙂

Poderá gostar também

3 Comments

  1. Por mais que programas do gênero ajudem a facilitar as coisas, criar um bom game é sempre algo complicado.

    Reply
    • @gadarf,

      Ah, sim, realmente, amigo. Mas, isso sempre ajuda, principalmente quem pretende ingressar na área. Claro, não é um produto pra todo mundo, mas eu acho válido. 🙂

      Reply
  2. Adorei a matéria! Vi no site oficial as novidades do jogo e encontrei a matéria em Inglês, mas vim aqui dar uma conferida em Português, é claro, rs. Sobre a engine Reloaded, eu pude conferir as engines anteriores do TGC, e realmente a Reloaded está me surpreendendo! Achei muito interessante o fato de programar programar em LUA na engine, lembrando que já estou reunindo meus próprios scripts e estou já criando o meu próprio jogo indie. Se alguem também tiver acesso a versão Reloaded no Brasil, eu que sou fan da TGC e você também é, realmente não irá se decepcionar com a nova engine. Agora se você tem as versões anteriores como as X9 e X10 e se frustrou ao utilizá-las, a Reload promete muito! Já na BETA estou surpreso, imaginem quando ela já estiver completa? SONHO REALIZADO! 😉

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Entrevista: Lee Bamber e Rick Vanner sobre o FPS Creator Reloaded - […] com Dan Sochan, produtor de Sleeping Dogs, já há algum tempo atrás. Bem, há alguns dias atrás publiquei um…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest