Quem está louco para colocar as mãos no simulador Microsoft Flight já pode ficar mais aliviado. A Microsoft Studios anunciou que o jogo será lançado em 29 de Fevereiro de 2012, gratuitamente. A empresa também mencionou que a fase beta foi um sucesso, e que um pacote de expansão que custará 20 dólares será vendido a partir da data de lançamento do game.

A versão gratuita de Microsoft Flight permitirá que o jogador voe apenas sobre uma ilha havaiana, e a expansão “Hawaiian Adventure Pack” liberará todas as outras ilhas, adicionará novos desafios ao título (não especificados ainda), 20 novas missões e o Vans RV-6A, um monomotor, segundo a Microsoft, famoso por sua “velocidade e manobrabilidade“.

Avião muito bonito, aliás. Muito provavelmente este jogo gratuito agradará bastante aos fãs da série Microsoft Flight Simulator. Além disso, tanto os jogadores que preferem lidar com as tecnicidades de um simulador de voo quanto aqueles que preferem uma jogabilidade mais arcade poderão se divertir com o novo jogo. Tal característica é fantástica, pois também atrairá muitos novos jogadores para a série e facilitará bastante a vida de muita gente.

Infelizmente não pude participar do closed beta do game, mas algumas pessoas que participaram me informaram que Microsoft Flight é simplesmente fantástico. O simulador será disponibilizado através de seu website oficial, e a compra de pacotes de expansão, novos aviões e outros futuros lançamentos relacionados poderá ser realizada através da Games For Windows Live (GFWL).

“Houve uma esmagadora demanda pelo acesso ao beta de Microsoft Flight, e o número de solicitações foi mais que o dobro do que nós inicialmente planejamos. Recebemos um feedback incrível dos participantes do beta, e é formidável ver este nível de entusiasmo conforme avançamos em direção ao lançamento de Microsoft Flight“, disse o produtor executivo Joshua Howard.

O novo simulador permitirá que os pilotos virtuais explorem a grande ilha do Havaí gratuitamente. O pacote de expansão acima mencionado desbloqueará todas as outras ilhas, e a Microsoft Studios já avisou que tal pacote é o primeiro de uma série. Espero, entretanto, que não sejamos “bombardeados” com conteúdo inútil, sem graça e criado apenas para esvaziar os bolsos dos jogadores de forma rápida.

Já no dia do lançamento, dois aviões extras estarão à venda: o Maule M-7-260C, por 15 dólares, e o P-51 Mustang, por 8 dólares. O preço destes aviões me parece muito salgado, mesmo sabendo-se que eles proporcionarão experiências diferentes. Espero que a tal “série de pacotes de expansões” mencionada conte com conteúdo mais interessante, após o lançamento do título.

O jogo certamente deve ser muito bacana. Ele contará com centenas de quilômetros para voarmos, gráficos belíssimos e realistas e diversos e belíssimos locais recriados, segundo a Microsoft, como por exemplo o Waimea Canyon. Vamos aguardar também pelos prometidos itens gratuitos que a Microsoft mencionou quando do anúncio do game, como por exemplo um avião e missões extras.

Creio que até mesmo sem pacote de expansão algum o jogo poderá proporcionar muita diversão. É claro que a possibilidade de expandir o espaço aéreo no jogo não é de todo descartável, e o “Hawaiian Adventure Pack” pode até ser uma aquisição interessante, dependendo do perfil do jogador.

Contudo, fico com medo de que a adoção do modelo free-to-play acabe transformando o jogo em algo caro, com o decorrer do tempo. A Microsoft não costuma dar ponto sem nó, nem é muito conhecida por oferecer conteúdo gratuito. Se DLCs começarem a ser lançados a torto e a direito e, pior, DLCs insossos, talvez cheguemos à conclusão de que seria melhor termos um Microsoft Flight pago ao invés de gratuito. Espero estar errado, é claro.

Será muito triste se a Microsoft começar a fazer uso de uma “metralhadora de conteúdo extra” para ganhar muito mais dinheiro do que ganharia caso o título fosse pago. Mas vamos aguardar. O lançamento de Microsoft Flight está chegando. Enquanto isso, assista abaixo a um novo trailer do título:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=0XuoC79IKoY&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest