From Dust será o segundo game lançado como parte do Xbox Live Summer of Arcade 2011. Trata-se de um jogo do designer de games francês Eric Chahi, muito conhecido por ter sido o criador do clássico Another World. From Dust será lançado na próxima quarta-feira, 27 de Julho de 2011, para Xbox 360 e PC. Uma versão do game para o Playstation 3 deverá ser lançada até o final do ano.

From Dust fornecerá aos jogadores enorme liberdade e também grandes responsabilidades, ao colocá-los no papel de uma divindade que tem como “encargo” guiar e proteger uma tribo primitiva que vive em um arquipélago e que precisa sobreviver e recuperar os conhecimentos e poderes perdidos de seus antepassados. From Dust, em minha opinião, tem todos os pré-requisitos para ser o melhor jogo do Summer of Arcade 2011, e o fato do título ser lançado simultâneamente também para PC poderá colaborar bastante para seu sucesso.

O título já se encontra em pré-venda no GamersGate e no Direct2Drive, e creio que deverá ser lançado também no Steam. O game custará 15 dólares, vale lembrar. Eric Chahi criou o conceito e cuidou da direção criativa do título. O jogador, no papel de um deus qualquer, digamos, terá a natureza em suas mãos, e será capaz de moldar a matéria das ilhas que fazem parte do arquipélago onde vive a tribo. O mundo de From Dust estará em constante modificação e o jogador terá a capacidade de intervir nos mais variados eventos.

A manipulação dos elementos deverá ser a “chave mestra” para o sucesso. O jogador/deus poderá criar rios, congelar ou esvaziar lagos, destruir formações rochosas e mudar o curso das águas, lidar com erupções vulcânicas e, de uma maneira que parece ser extremamente fantástica, realmente influenciar o destino da tal tribo primitiva. As possibilidades parecem ser enormes. O controle sobre a tribo será, é claro, indireto. O jogador será um deus que não se comunicará diretamente com seus adoradores (se é que eles terão ciência da divindade), pelo menos não com todos, mas poderá inspirá-los. Ocorre que xamãs presentes entre a tribo alertarão o jogador quando alguma desgraça estiver prestes a acontecer.

Tsunamis serão apenas um dos desastres naturais com os quais o gamer terá de lidar neste game muito promissor. As formas através das quais o jogador salvará a tribo poderão, certamente, variar bastante, e aí está uma das chaves para o quase certo sucesso de From Dust, em minha opinião. Uma cordilheira poderá, de repente, barrar o acesso ou reduzir a força das águas mortais, e o poder para a criação desta cordilheira poderá estar nas mãos do jogador. O “deus desconhecido” também poderá congelar as águas, dependendo da situação. A Ubisoft, aliás, descreve From Dust como o sucessor espiritual do jogo Populous, de Peter Molyneux, outro “god game”. O game conta com uma direção de arte fantástica, e cenários belíssimos e inspiradores.

Trata-se de um trabalho que, pelo menos a mim, causa grande ansiedade. Mal posso esperar para jogar From Dust, e é bem provável que compre sua versão para PC. Jogos como este não são lançados com frequência, e chego a apostar que este será o melhor lançamento do Xbox Live Summer of Arcade 2011, seguido por Bastion. Liberdade, poder, beleza, manipulação de elementos, controle sobre a natureza, tudo isto tendo em vista guiar uma tribo em sua busca por conhecimento e, ao mesmo tempo, livrá-los de todos os perigos.

O trailer de From Dust é belíssimo, e encontrei também dois “dev diaries” publicados pela Ubisoft. São todos vídeos muito interessantes. As cenas demonstrando o gameplay são realmente instigantes, e é realmente fascinante observar o modo como, por exemplo, um “punhado” de lava é retirado de um vulcão em erupção e levado até o topo de uma cadeia de montanhas, onde, pelo que parece, a lava resfriada e transformada em rocha vai dar início a uma elevação na tal cadeia. Parece ser a demonstração de um processo que se repetirá mais vezes.

A maneira como o “deus” manipula a terra e forma “pontes” para que a tribo possa atravessar o oceano também é fantástica, e observar o oceano em fúria também é algo surpreendente. Fico imaginando o prazer enorme que esse jogo poderá proporcionar. É impossível assistir aos vídeos abaixo e não se encantar pelo jogo. Acredito que From Dust seja uma experiência única e inesquecível. Veja abaixo o trailer e dois “dev diaries” do game, enquanto isso:

Trailer:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=2vGKEYyAKuQ&hd=1

Dev Diary 2

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=8BOALxi8WgM&hd=1

Dev Diary 3

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=jtzCIgQsbIo&hd=1

Pin It on Pinterest