Galcon Legends

A série Galcon e seu criador, Phil Hassey, já marcam presença no XboxPlus desde 2010, poucos meses após a criação do site. Já entrevistamos o desenvolvedor, por falar nisso, e ele, ou melhor, a Hassey Enterprises, Inc. (empresa composta por 2 pessoas – Phil e sua esposa, Nan), chegou uma vez a anunciar um título chamado Stealth Target, o qual acabou não sendo lançado.

Entretanto, tive acesso a um build do projeto e tenho quase certeza de que foi ali que surgiu a ideia para Dynamite Jack (leia nosso review), o qual chegou inclusive a ganhar versões para iOS e Android (publicamos inclusive um review utilizando a versão iOS – iPad).

Bolo Galcon feito pela Nan, esposa do Phil Hassey

Bolo Galcon feito pela Nan, esposa do Phil Hassey

Mapas para Dynamite Jack

Aliás, cheguei a criar alguns mapas para Dynamite Jack: “A cave to walk“, “Between the light and the shadows“, “The red that bind us” e “Some lasers to disturb you” e “Just a simple color“; 5 mapas no total. Se você deseja conferir um viciante, divertidíssimo e minimalista jogo de ação furtiva, não perca tempo. Esta belezinha está custando atualmente R$ 16,99 no Steam, e eu garanto a vocês: vale cada centavo, e a quantidade de mapas criados pela comunidade é enorme.

Galcon 2 no Kickstarter

Bem, comentando agora a respeito da franquia Galcon, eu adorei  Galcon Fusion. O primeiro Galcon, aliás, foi criado em 1995, quando Phil Hassey tinha apenas 15 anos, e era um jogo de estratégia em turnos. Já sua sequência, Galcon Fusion, é um jogo de estratégia em tempo real, e quando Phil iniciou a campanha no Kickstarter para Galcon 2, rapidamente me tornei um backer. Vale ressaltar que Phil e sua empresa mandam muito bem e possuem um respeito enorme para com seus clientes e fãs.

O primeiro jogo Galcon

Screenshot do primeiro Galcon

Já fui backer de alguns projetos no Kickstarter, e devo dizer que alguns deles foram enganação pura ou, no mínimo, deixam transparecer grande desrespeito em relação àqueles que neles acreditaram. Tenho (e creio que muita gente também tem) de lidar com empresas e desenvolvedores que não divulgam notícias, builds, etc. Já isto não acontece com Galcon 2 e Phil Hassey.

O desenvolvedor envia e-mails frequentes, quase todas as semanas, fornecendo detalhes a respeito do desenvolvimento e, claro, novas versões beta para baixarmos. Desde que o projeto atingiu sua meta no famoso site de financiamento coletivo, em 07 de Janeiro de 2013, já recebi 45 e-mails/updates (incluindo o de Janeiro de 2014). Ou seja, entre 3 a 4 e-mails por mês. Isto sem contar com os convites que ele envia para jogatinas online, com sua presença.

Galcon LegendsGalcon Legends: um ótimo jogo de estratégia – conquiste planetas no espaço sideral

Galcon 2 será um jogo focado no multiplayer. Um jogo de estratégia em tempo real (RTS), sequência do Galcon Fusion de 2010. Jogo cada versão beta lançada, e percebo que o jogo está muito mais bonito e cheio de novidades. Ele conta com ranks, por exemplo, e com um sistema de troféus.

E Galcon Legends? Bem, este foi oferecido gratuitamente a todos os backers. Você também pode adquiri-lo, mesmo que não tenha participado da campanha, pois ele já se encontra à venda no Steam, com suporte a Steam Cloud e Achievements (existem planos para adicionar Steam Trading Cards, também).

Aqui temos um jogo totalmente singleplayer, com um lado bastante cômico, também. No papel de Buck, The Bill Collector, temos de conquistar planetas e mais planetas, em diferentes níveis, enviando nossas frotas.

Para conquistar, tudo o que temos de fazer é enviar naves em quantidades suficientes para suplantar o número de naves inimigas existente em cada planeta. Existem diversos tipos de planetas, com diferentes tamanhos, e a quantidade de naves inimigas nos mesmos sempre varia.

Obviamente, planetas maiores produzem e abrigam mais naves. Podemos conquistar tanto os planetas inimigos quanto planetas neutros, aqueles mais escuros. Podemos definir em percentuais a quantidade de naves que enviaremos, de acordo com o “alvo”, e também podemos solicitar ajuda de diversos planetas de nosso império. Vale ressaltar que o inimigo também tenta a todo o custo fazer o mesmo que nós, portanto, tomar, perder e retomar planetas é uma constante.

Galcon Legends

Tudo pode parecer bastante simples, mas à medida que você progride, percebe que o jogo vai ficando bastante desafiador, obrigando você a lidar com mais planetas (os quais podem se transformar em aliados ou inimigos), com inimigos possuidores de frotas maiores, etc. É MUITO BACANA! 🙂

Estive conversando com Phil Hassey, e ele me disse que Galcon Legends, digamos, não estava em seus planos. Tudo começou com o desejo da comunidade de que Galcon 2: Galactic Conquest tivesse suporte a modding, o que foi feito.

Galcon Legends

Uma grande quantidade de modders começou a trabalhar, então, pois como sabemos, esse pessoal adora colocar a mão na massa e criar coisas sensacionais. Phil mencionou que trabalhou com um deles, em especial (Evan “esparano” Sparano), e uma série de vídeos no Youtube foram assistidos (da campanha InstantAction do Galcon).

Galcon Legends é uma espécie de subproduto do Kickstarter (e que subproduto!), um Galcon totalmente singleplayer. Algo como o retorno da campanha InstantAction, com gráficos extremamente melhorados e, claro, diversas novidades. Divertidíssimo, bonito e viciante.

Vale lembrar que os betas de Galcon 2 estão disponíveis para Windows, Mac e Linux, assim como Galcon Legends. Veja abaixo o trailer do jogo:

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest