Isto é algo que somente membros de uma indústria dinâmica (quase sempre) e que lida com produtos extremamente interativos conseguem realizar. O game Dear Esther, da The Chinese Room, foi lançado ontem, no Steam. Em cerca de cinco horas e meia as vendas do jogo foram suficientes para pagar todo o processo de desenvolvimento do título.

Dear Esther, espécie de jogo arte em primeira pessoa realmente inovador e que custa apenas US$ 9,99, vendeu mais de 16.000 cópias em um dia. Ou seja, todo o investimento realizado pelo Indie Fund no projeto foi recuperado. Em um dia. Se fizermos as contas, chegamos a mais ou menos 160 mil dólares. Um valor até que baixo, quando se leva em consideração a qualidade do jogo e sua abordagem extremamente única.

Originalmente um mod para Half-Life 2, o jogo da The Chinese Room conta com cenários deslumbrantes, os quais são obra do artista Robert Briscoe, que também trabalhou em Mirror’s Edge, da DICE. Trata-se de um jogo em primeira pessoa cujo foco está na exploração. Um título onde o protagonista se encontra perdido em uma ilha misteriosa e terá de descobrir inúmeros mistérios, muitos deles relacionados a si próprio.

Isto é o que eu chamo de “jogo rápido”. Uma empresa independente consegue lançar um jogo barato e bonito e vender o suficiente para cobrir todos os custos de desenvolvimento em menos de 1 dia. Dear Esther é um belo exemplo do quão criativas e inovadoras podem ser as ideias dos profissionais que trabalham em estúdios independentes.

Livres das amarras muitas vezes impostas por algumas publishers, os desenvolvedores se sentem totalmente à vontade para deixar sua imaginação fluir, além de não contarem com a possibilidade de serem postos no olho da rua. O game neste momento se encontra acima de Skyrim, na lista dos mais vendidos no Steam, superando inclusive Crusader Kings II, lançado ontem.

Se você ainda não jogo Dear Esther, ou até mesmo não conhece o jogo, dê uma olhada no trailer abaixo. Trata-se de um trabalho simplesmente fantástico:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=D7VJ4lP-05A&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest