Game Endless Space (4x) é lançado: espaço, beleza e profundidade

Hoje foi lançado o game Endless Space, um jogo de estratégia 4X desenvolvido pela francesa Amplitude Studios. Endless Space é um jogo exclusivo para PC, e custa US$ 29,99. Tenho a impressão de que os amantes do estilo 4X (eXplore, eXpand, eXploit, eXterminate) irão gostar muito deste título.

Gráficos fenomenais, um fantástico e enorme universo, 8 civilizações jogáveis, centenas de sistemas e planetas extremamente variados, prontos para serem explorados, batalhas verdadeiramente épicas e suporte a partidas multiplayer: estes são alguns dos itens presentes no pacote.

O jogador pode, logo no início do jogo, definir o tamanho e o formato da galáxia, a quantidade e a idade das civilizações, e também cada uma das facções que marcarão presença durante a campanha. Além disso, é possível também definir a velocidade do jogo e, para quem adora detalhes, a densidade da galáxia, o número de constelações, a distância média entre uma constelação e outra, o tamanho dos planetas (ou deixar que o jogo escolha de forma aleatória), e até mesmo o número de wormholes que conectarão uma galáxia à outra.

Diversos destes parâmetros, aliás, contam com a opção “random”, e neste caso, o próprio jogo escolherá, digamos. Logo no início da campanha o jogador já deve escolher sua facção, aliás, e vale também lembrar que cada uma delas possui níveis e peculiaridades distintos no que diz respeito a afinidades, comércio, aliados, alinhamento diplomático, guerreiros, heróis, etc.

Cada uma delas, aliás, pode ser mais focada na colonização, na ciência, na exploração e até mesmo no “consumo de mundos”, como os Cravers, por exemplo. O próprio jogador também pode criar e customizar sua própria facção, vale lembrar, e a gama de opções oferecidas pelo jogo, aqui, é enorme.

Cada civilização conta com sua própria história, e o jogo possui um tutorial muito completo. Ninguém é deixado na mão, em Endless Space. Gráficos sensacionais já podem ser presenciados pelo jogador durante o tutorial: um simples zoom em nosso próprio sistema é uma experiência e tanto. A interface do jogo é extremamente elegante. Através das tecnologias apropriadas, planetas podem ser radicalmente transformados. Luas podem revelar a existência de templos misteriosos.

Membros de seu império precisam estar de acordo, pelo menos em grande parte, com suas decisões. Eles devem estar felizes, digamos, e isto também se reflete na qualidade e na velocidade da produção dos mais diversos itens. Bem, Endless Space é um “4X game” muito complexo e interessante.

A comunidade do título já é bem ativa, e através da plataforma GAMES2GETHER todos os jogadores podem participar do processo de desenvolvimento e melhoria do jogo, inclusive votando naqueles itens que acham que devem ser implementados.

Endless Space Game

A resposta da comunidade tem sido fantástica, fazendo deste o momento ideal para o lançamento do jogo finalizado para todos os fãs de estratégia. Com a plataforma GAMES2GETHER, iremos prestar muita atenção ao feedback dos fãs, para criar uma experiência que eles certamente adorarão pelos próximos anos“, disse Mathieu Girard, CEO e presidente da Amplitude Studios.

Endless Space é um título que pode muito bem preencher diversas lacunas neste nicho. O jogo é extremamente imersivo, aliás. Colonização espacial, controle de diversos aspecto de um império galático, incluindo economia, diplomacia, guerra e ciência, e uma “corrida” para a obtenção do controle da galáxia, de diversas maneiras diferentes, como por exemplo através da guerra ou do comércio: tudo isto faz parte do jogo e pode ser seguido/atingido pelo jogador. Governar com mão de ferro ou com gentileza, também esta escolha o jogador pode fazer.

Este é o primeiro jogo da Amplitude Studios, mas a empresa conta com gente muito experiente em seu staff. Diversos veteranos da indústria de jogos eletrônicos, os quais já trabalharam, por exemplo, em R.U.S.E., Battlefield, Rayman e Ghost Recon. Este é um jogo fantástico. O jogo já se encontra disponível no Steam, por exemplo, e a desenvolvedora divulgou hoje um novo trailer, o qual é fantástico. Dê uma olhada:

Poderá gostar também

Trackbacks/Pingbacks

  1. Explore o planeta vermelho em Take On Mars, da Bohemia Interactive - [...] estou à espera de um “game espacial” que realmente me prenda, e quem diria. Nada de 4X, RTS ou …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>