A Gameloft, conhecida e grande empresa francesa especializada inicialmente no desenvolvimento e distribuição de games para celulares e outros dispositivos móveis, a qual foi criada pelos donos e fundadores da Ubisoft, lançará um game na Xbox Live Indie Games. Ainda não se sabe quando, mas Tank Battles, um game de combate entre tanques, será lançado para o Xbox 360, através da Xbox Live Indie Games.

Tank Battles na verdade já foi lançado na PSN, no ano passado, porém com um outro nome. Na verdade, apenas “inverteram as coisas”. Ele foi lançado para o Playstation 3 como Battle Tanks, mas se trata do mesmo jogo, dos mesmos gráficos, da mesma desenvolvedora, etc. O game deve ser bem interessante: belos gráficos e um estilo de jogo que parece ser muito divertido e cativante.

Problemas

O problema aqui é o fato de uma “gigante”, digamos, entrar em uma área da Xbox Live a qual é (ou era, agora já não duvido de nada) destinada à divulgação, lançamento e venda de indie games, games desenvolvidos por pequenas empresas e muitas vezes por pequenas equipes ou por apenas uma única pessoa. Se isto “vingar”, ou seja, se mais grandes empresas começarem a lançar seus games através da Xbox Live Indie Games apenas para “fugir” do que mencionarei mais abaixo, a XBLIG perderá totalmente sua atual identidade e poderá se tornar apenas um clone da Xbox Live “normal”, ou a esta última ser incorporada.

Por que na Xbox Live Indie Games?

Existe um motivo, entretanto, para a Gameloft lançar Tank Battles no canal indie da Xbox Live. Ela planejava lançar Battle Tanks/Tank Battles simultâneamente na Xbox Live Arcade e na PSN, porém, não conseguiu passar pelo processo de aprovação de XBLA’s da Microsoft, o qual é bem rígido, e por este motivo, resolveu então lançá-lo na Xbox Live Indie Games, onde as coisas são, digamos, mais fáceis.

Pelo que parece, a Gameloft tinha pressa e (suposição minha) não quis perder tempo com o processo de aprovação da Microsoft novamente, nem tampouco gastar mais tempo e dinheiro efetuando os tais ajustes necessários para a aprovação, e resolveu partir para o canal indie da Live.

Algumas considerações

Em minha opinião, a Microsoft deveria impedir que grandes empresas lançassem seus games através da Xbox Live Indie Games. A Gameloft é grande o suficiente para fazer o que for necessário para que seu game seja aprovado para lançamento na Xbox Live Arcade, como um XBLA, normal, sem sequer ter de olhar para o canal indie da Live.

A Microsoft deveria criar regras para impedir este tipo de coisa. Não estou aqui criticando o game, o qual parece ser muito bom. Estou criticando apenas a “liberalidade”, digamos, da Microsoft, ao deixar que uma empresa que está há anos luz da cena indie lance um game em um lugar destinado, a princípio, aos pequenos desenvolvedores.

Estou também criticando a Gameloft e sua “pressa” e intenção de lançar Tank Battles custe o que custar (aí, pessoal do CQC, não tenho dinheiro para processos, ok? 🙂 ) na Live. Ela não precisava disso, principalmente sendo propriedade de quem é, e com certeza tendo todo o know-how necessário para passar pelo processo de aprovação de XBLA’s, mesmo que demorasse mais um pouco, ou que mais tentativas fossem necessárias.

Se isto virar moda, os desenvolvedores independentes que criam excelentes games e vendem os mesmos a preços muito atrativos na Live, muitas vezes a US$ 1,00, serão muito prejudicados. É claro que a concorrência é sempre saudável em qualquer campo (mantidas certas regras, é claro), porém, um cara trabalhando sozinho em sua casa jamais poderá brigar de peito aberto com uma empresa que emprega dezenas, centenas de pessoas, possui muito dinheiro para gastar e conta com equipes focadas em áreas específicas do desenvolvimento.

Acredito que regras visando a proteção dos desenvolvedores independentes na Xbox Live tem de ser criadas pela Microsoft, pois caso contrário, pode ser que a Xbox Live Indie Games perca sua identidade indie, em algum dia não muito distante. Esta frase pode até soar meio que “catastrófica”, mas existem muitas coisas aqui para pensarmos.

De qualquer forma, o game parece ser bom. Vamos dar uma olhada no trailer dele? 🙂

Link direto para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=MAoQQNotWj0

(Via: Joystiq e Gamerbytes)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest