(Gameplay) Defiance: um passeio pela desolada San Francisco

Defiance, jogo de tiro online e em terceira pessoa desenvolvido pela Trion Worlds, vem me surpreendendo dia a dia. Não bastassem os Arkfalls que aparecem e desaparecem em locais os mais diferentes do enorme mapa, dando início a tiroteios e combates extremamente frenéticos, agora temos também novos tipos de eventos, chamados Sieges.

Cada Siege (e os primeiros estão relacionados a uma epidemia que transformou pessoas em espécies de zumbis) coloca os jogadores (Arkhunters) para trabalharem em conjunto, novamente, e defenderem pontos específicos. Tais pontos, na verdade, são equipamentos criados pela Dra. Eren com a cura da doença em mente.

Defiance - MMO

E, justamente os afetados pela epidemia são os inimigos, aqui. Seres que se transformaram em algo parecido com zumbis, que atingiram um estado em que não mais podem ser curados e que, portanto, devem ser eliminados pelo jogador. Os referidos equipamentos devem ser ativados pelos jogadores, e defendidos. Os “doentes”, então, atacam. Em hordas enormes, as quais contam com diversos tipos de afflicted.

Defiance MMO Med Tech Buggy

Ou seja, temos agora novos tipos de eventos, novos inimigos e, claro, novas Pursuits. Uma delas nos recompensa com um veículo muito bacana, o “Med Tech Buggy”. Além disso, podemos topar com os “zumbis de Defiance” em diversas regiões. Eles estão em Mount Tam, em Sausalito, em San Francisco, em Marin e em Madera.

Defiance - MMO

Algo muito bacana em Defiance é sair por seu mundo aberto dirigindo um veículo qualquer, sem objetivo algum. Sim, pegar seu ATV, por exemplo, e simplesmente dirigir, prestando atenção no mundo, na paisagem, nos eventos em ocorrência, no que outros jogadores estão envolvidos (e de repente, quem sabe, ajudar). Você tem, nestes momentos, total liberdade para decidir entre parar para ajudar e/ou interferir ou simplesmente seguir seu caminho.

Bloqueios nas estradas iniciados pelos Raiders, ataques a acampamentos de soldados da E-Rep, pedidos de ajuda de fazendeiros, diversos tipos de emergências e, claro, a presença constante da IA de seu implante EGO, mencionando acontecimentos e direções, avisando a respeito de novos eventos e de vez em quando massageando seu ego. Tudo isto é muito divertido, além de, claro, render XP e loot. Hellbugs também podem ser encontrados com bastante facilidade, e enfrentá-los é sempre divertidíssimo (aliás, eles têm representado um papel bastante interessante no MMO).

Defiance é um MMO com progressão horizontal, e isto talvez possa não agradar a muitas pessoas. Entretanto, podemos moldar nossos personagens com enorme liberdade. Eles podem se transformar em algo verdadeiramente único e especial. Armas podem ser aprimoradas com a utilização de mods e habilidades as mais diversas, utilizar os mais variados tipos de armamentos faz com que fiquemos mais experientes com eles, e também podemos desbloquear, utilizar e configurar da maneira que desejarmos diversas habilidades passivas.

A Trion Worlds vem realizando um trabalho fantástico, desde o lançamento do jogo, e apesar dos problemas no lançamento (aliás, qual jogo eletrônico, principalmente MMO, não possui problemas?), tem sido bem transparente e, o melhor de tudo, tem recheado o título de conteúdo dinâmico, eventos e melhorias. Isto sem falar nas melhorias gráficas que o jogo vem sofrendo: quem está jogando desde o início percebe nitidamente a evolução, a melhoria na iluminação, nas texturas, etc.

A transição entre o dia e a noite está melhor ainda, e a noite, bem, a noite é muito bonita, no jogo. “Estrelinhas” riscando o céu, por exemplo, representam um espetáculo e tanto, e quanto mais perto chegamos de um Arkfall mais forte vamos sentindo a mudança na atmosfera. Defiance é um grande jogo e, melhor (ou pior): é altamente viciante. É um MMO, também, que pode se encaixar no estilo e na disponibilidade de tempo de muita, muita gente.

Tente ganhar uma Steam key para Defiance aqui no XboxPlus

A Trion Worlds nos forneceu 05 (cinco) Steam keys para a versão Standard de Defiance, e o sorteio já se encontra em andamento. Participe! As inscrições vão até até as 10:00 hrs (horário de Brasília) do dia 10 de Junho de 2013 ( próxima segunda-feira).

Vídeo de gameplay – um passeio pela desolada San Francisco

San Francisco é uma das regiões mais estranhas do MMO. Bonita, claro, mas triste e repleta de perigos. Trata-se de uma região à qual você ganha acesso após uma das missões principais, após derrotar um enorme robô, um Monolith dos Dark Matter, que impede o acesso.

Em San Francisco temos ruínas, lagos repletos de um estranho e brilhante líquido, paisagens estéreis e repletas de elementos bizarros, e muitos Scrappers, além de outros tipos de ameaças, contando com os Dark Matter. A região também é grande, o que acaba meio que nos forçando a passear bastante e deixar que nosso implante EGO nos forneça avisos e mais avisos de “atividades estranhas” em andamento. À vontade.

Gravei um vídeo de gameplay inteiramente em San Francisco (foi logo depois desta gravação, aliás, que completei a Pursuit que me garantiu o “Med Tech Buggy”). Nele, não participo de nenhuma missão principal ou side-quest, portanto, pode ficar tranquilo: não existem spoilers.

O que fiz foi sair dirigindo sem destino e parando aqui e ali para atender a pedidos, ajudar em emergências, participar de tiroteios, etc. Caso você se interesse, vale lembrar que também gravei um outro vídeo de gameplay de Defiance, há mais de um mês atrás. Voltando ao vídeo atual, ele possui cerca de 19 minutos de duração.

Defiance - MMO

Durante um dos eventos (Dark Matter Convoy) cheguei a contar com a ajuda de um outro jogador, por falar nisso (os pontinhos roxos no mapa representam outros jogadores). Utilizei dois loadouts diferentes, e alternei entre os dois conforme a situação. Cada um deles possui poderes EGO diferentes, também (Cloak e Overcharge). Também lembrei um pouco de Carmageddon, lá em San Francisco, e atropelei alguns mutantes. Ataquei, também, um acampamento Dark Matter e, bem, fiz muita coisa.

A quantidade de atividades que são sugeridas ao jogador enquanto este “passeia” pela Terra transformada de Defiance é enorme. Atividades divertidas e diferentes que não devem ser ignoradas, até mesmo porque sempre ganhamos XP e EGO Points, é claro, além de equipamentos e armas que “dropam”. E a Trion Worlds realizou recentemente, falando nisso, um “Bonus Loot Weekend”. Já é o segundo ou terceiro, se não me engano. Deu para imaginar mais ou menos como é, não? 🙂

Bem, fique com o vídeo de gameplay. Espero que goste:

Poderá gostar também

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que você está jogando (Junho/2013) - [...] Tem sugestões? Começando por mim, tenho passado muito tempo nas badlands de Defiance, ótimo MMO desenvolvido pela Trion Worlds,…
  2. Algo sinistro invadiu Defiance: a praga - e você vai gostar - [...] manter os mundos que cria recheados de novidades e dinamismo, e se você ficou interessado no jogo, dê uma…
  3. Defiance: vídeo de gameplay e mais algumas impressões sobre o MMO - [...] determinada facção. Um contrato pode exibir, por exemplo, que você colete itens de Raiders em San Francisco, por exemplo.…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest