(Gameplay) Dogfight 1942: combates aéreos, beleza e simplicidade

Dogfight 1942

A City Interactive lançou o jogo Dogfight 1942 inicialmente para consoles. Rapidamente o jogo chegou ao PC, oferecendo aos jogadores a possibilidade de participar de batalhas durante a Segunda Guerra Mundial pilotando diversos tipos de aviões de uma maneira, digamos, light.

Os combates são sempre intensos. Inimigos no ar, na terra e na água podem causar diversos problemas aos pilotos virtuais, mas Dogfight 1942 prima por uma jogabilidade arcade (apesar de também permitir que algumas coisas – poucas – se tornem mais complexas, através do modo simulação).

Entretanto, percebe-se claramente que o título foi desenvolvido para permitir que qualquer pessoa seja capaz de jogar, se divertir e abater aviões inimigos sem se preocupar com detalhes e dificuldades geralmente presentes em simuladores de voo ou jogos do mesmo gênero mais hardcore.

Dogfight 1942 possui um rápido e muito instrutivo tutorial, e dentro de pouquíssimo tempo você estará decolando de porta-aviões, realizando missões noturnas e até mesmo destruindo submarinos alemães (além de se divertir muito). O final de cada missão, aliás, exige que o jogador aterrisse com seu avião, o que é muito bacana, apesar da simplicidade. O “Ace Mode” pode ser ativado pelo jogador a qualquer momento, e é ele um dos principais responsáveis por garantir a diversão neste game.

Digamos que este recurso automatiza e simplifica diversos controles do avião, e permite que os combates se transformem em verdadeiros espetáculos aéreos que podem ser apreciados pelo jogador sem muito esforço. Para muitas pessoas esta simplificação toda pode ser algo negativo, é claro. Mas temos de nos lembrar de que aqui o foco não é a simulação, e sim a diversão.

Dogfight 1942 também é um game com gráficos muito bonitos, e os aviões podem nele ser personalizados de diversas maneiras. São elementos cosméticos, é claro, mas muito bacanas. O novo jogo de combate aéreo da desenvolvedora de Sniper Ghost Warrior é garantia certa de diversão se você procura algo rápido, descompromissado e, ainda assim, divertido e viciante.

É bem difícil largar os controles (no PC, o título suporta o controle do Xbox 360) enquanto uma missão não for finalizada, tamanha a carga de adrenalina e tão bacanas são as manobras que podemos realizar tão logo dominemos os controles do avião, os quais, lembrando mais uma vez, são muito simples. Muitas vezes o avião pode realizar tantas piruetas no ar que podemos até mesmo ficar tontos, principalmente se usarmos a câmera em primeira pessoa.

Claro, se você prefere jogos de combate aéreo mais complexos e profundos, este não é um título muito adequado para você. Mas, em caso contrário, recomendo que você dê uma olhada. Para te ajudar, gravei um pequeno vídeo de gameplay de Dogfight 1942, no qual jogo uma missão inteira (alguns U-boats também são afundados no vídeo, aliás). Veja:

Poderá gostar também

9 Comments

  1. Muito bom, você disse que saiu originalmente para os consoles? Vou ver se encontro na Live.

    Reply
    • @Hideki T,

      Isso. Aliás, na Xbox Live tem demo dele. Já no Steam não. Mas, eu recomendo a versão PC, viu. Claro, você pode testar no Xbox 360. O jogo não é longo, nem nada do tipo. Mas é bem legal.

      Reply
  2. @Marcos A.T.Silva, a versão para console está melhor? Vou sábado na Santa Efigênia ver o lance do HDD, 4GB não vai aguentar rs.

    Reply
  3. [ERRATA] A versão para PC está melhor que a versão para console?

    Reply
    • @Hideki T,

      Olha, Hideki, ultimamente sou meio suspeito pra falar. Mas está melhor sim (no PC). Não que seja uma diferença enorme, neste caso, mas o preço é o mesmo, então…rsrsrs

      Sobre o HDD, eu te avisei, lembra…hehehe :)

      Reply
  4. @Marcos A.T.Silva, sobre esse episódio do Xbox 360, tem duas coisas da qual não posso reclamar:

    1. Falta de aviso – bem que você disse que tem muita coisa para baixar rs
    2. Falta de conhecimento – estou nessa corrida há muito tempo para alegar que não sabia rsrs

    A meu favor, tenho a declarar que sempre joguei em computadores, exceção de um período em que joguei no Sega Saturn e Nintendo 64.

    Além disso, não imaginei que o Forza Motorsport 4 estivesse tão bacana, ótimos gráficos e excelente jogabilidade, o jogo me fisgou direitinho.

    O jeito é correr atrás do HDD de 320GB, o que pretendo fazer no próximo sábado, véspera das eleições municipais.

    Ainda não baixei a demo do Dogfight 1942 para o console, falta espaço rsrsrsrs.

    Reply
    • @Hideki T,

      Olha, o HDD no teu caso acho que é urgente mesmo. A demo do Dogfight 1942 tem quase 2 GB…rsrsrs

      Caramba, eu também tive um Saturn e um Nintendo 64. Até hoje, por falar nisso, tento me lembrar de um jogo no 64 muito bacana, onde a gente tinha que destruir o cenário, limpar o caminho, não sei, acho que utilizando caminhões. Já tentei pesquisar, “fuçar na minha mente”, etc, mas não lembro. Me lembro, isso sim, do encanto que o 64 me proporcionou. Na época era um tremendo console. O Saturn também. Até hoje fico lembrando da primeira vez que inseri o CD do Alien: Trilogy nele. :)

      Poxa, é bacana assim o Forza Motorsport 4, então? Vou dar uma olhada com carinho. Cara, vai atrás desse HD sim. Além disso, tem muito XBLA bacana, com demos, etc. E eu te recomendo, por falar nisso, o Trials Evolution. Baixa a demo dele…rsrsrsrs

      Reply
  5. @Marcos A.T.Silva, não cheguei a jogar muito no N64, jogava mais no PC, mas me lembro com carinho do Super Mario 64 e da luta diária para alcançar todas as estrelas e moedas, já o Sega Saturn eu utilizei bem mais, clássicos com Sonic, Altered Beast, Forgotten World e Alex Kidd ainda estão bem vivos em minha memória.

    Sobre o Dogfight 1942, eu dei uma olhada ontem e são quase dois giga, 1,91 para ser mais preciso, parece um valor padrão, pois outros jogos que eu baixei (Forza Motorsport 4 e Virtua Fighter 5) possuem o mesmo tamanho.

    Por falar em Virtua Fighter 5, esse e alguns outros jogos de luta estão em promoção essa semana, baixei a demo para ver se vale a pena comprá-lo, são 600 MS Points, se não estou enganado, pena que meu cartão só chega na semana que vem rs.

    Sobre o Forza Motorsport 4, impressionante é a palavra, nunca joguei um Gran Turismo para poder comparar, mas perto de um Grid ou Dirt 2 ele se sobressai muito.

    Já o Trials HD, a demo veio pré-instalada, eu joguei um pouco mas não me animei muito, apesar dos gráficos e boa jogabilidade, acho que o fato de ter o jogo no PC tenha esfriado um pouco o impacto.

    Reply
    • @Hideki T,

      Nossa, velhos tempos. Eu joguei bastante nos dois. Acho que mais no Saturn, aliás. O Mega Drive e o Master System também me divertiram por muito tempo…rsrs Legal a dica do Virtua Fighter 5. Vou dar uma olhada. Agora, sobre o Forza, me deixou com vontade. Pena você não ter gostado do Trials Evolution. Bem, questão de gosto, né. :)

      Outro jogo legal, cara, é o Mark of the Ninja. Se gostar de ação furtiva, dá uma olhada. Tem uma demo também.

      Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>