Uma pesquisa conduzida pela empresa de consultoria de mídia “Frank N. Magid Associates“, realizada com 800 gamers, mostrou que grande parte deles não tem sequer conhecimento de que existem DLC’s (ou conteúdo adicional para download), disponíveis para os games que compram.

Não encontrei informações a respeito de onde a pesquisa foi realizada, nem tampouco maiores informações a respeito dos entrevistados, mas de qualquer forma a informação não deixa de soar esquisita. Segundo a pesquisa, somente 15% daqueles que foram entrevistados demonstraram possuir conhecimento da existência de DLC’s e/ou disseram que compram tais conteúdos.

41% dos gamers entrevistados disseram saber que existem DLC’s disponíveis para compra, mas ainda não compraram nenhum. E 43% disseram que não possuem sequer conhecimento da existência de conteúdo adicional para download.

Dados estranhos

É claro que esta pesquisa foi realizada com poucos participantes, e nem as plataformas utilizadas pelos mesmos foram mencionadas (se Playstation 3 ou Xbox 360), mas mesmo assim, dentre 800 jogadores, donos de consoles de última geração onde um dos maiores apelos é a possibilidade de acesso às suas respectivas redes online (para não dizer jogatina online), quase a metade afirmar que não sabe que existem DLC’s, é algo no mínimo curioso.

Principalmente porque atualmente o lançamento de conteúdo adicional para games é algo alardeado aos quatro ventos, seja dentro da Live ou da PSN, seja através de sites especializados na internet.

Talvez os realizadores da pesquisa tenham tido a má sorte de entrevistarem um grande número de gamers desatentos, ou talvez esteja faltando mais um pouco de criatividade e diversificação na hora de anunciarem o lançamento de um DLC (ou ambas as coisas). Ou talvez esta pesquisa não queira dizer nada, realmente, e seja apenas a representação de um momento e da situação de um número muito pequeno de pessoas, em certo lugar do mundo.

Finalizando

É claro que muitos DLC’s não valem o que é cobrado pelos mesmos. Já outros valem muito mais. E existem alguns onde o valor, mesmo, a importância, está em apenas uma parte do conteúdo. Um bom exemplo desta discrepância pode ser encontrado em “Dark Corners”, DLC lançado para “Gears of War 2”: se fôssemos pensar somente no que foi adicionado ao modo campanha, jamais o compraríamos.

Mas os sete mapas adicionais que ele contém fazem com que o valor cobrado seja pelo menos, digamos, justo. Agora, o recém lançado “Trials HD BIG PACK”, para o sensacional “Trials HD”, vale cada um de seus 400 Microsoft Points, pois realmente adiciona conteúdo ao game, e de excelente qualidade.

Mas este não é o motivo deste post nem tampouco foi o objetivo da pesquisa. O fato é que certo número de pessoas por aí não sabe que existe e não baixa conteúdo adicional para seus games, e isto é curioso. Não acredito, entretanto, que esta pesquisa deva ser levada muito a sério, nem tampouco que ela representa o real cenário do que acontece com os DLC’s mundo afora.

E você, costuma comprar DLC’s? 🙂

(Via: Edge-Online e IGN)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest