Confesso que sinto um certo medo de jogos de sobrevivência. Tive algumas más experiências, recentemente, com We Happy Few (jogo que conta com elementos survival), e também com Subnautica, jogo que fui obrigado a deixar de lado devido a algumas fobias.

O fato é que alguns jogos de sobrevivência podem mexer com alguns recônditos de nossa mente. Com vários medos. Com vários espaços escuros nela escondidos, os quais muito provavelmente preferiríamos que permanecessem esquecidos. Eles podem despertar sentimentos e sensações nada agradáveis, e algumas pessoas podem até mesmo abandoná-los bem rapidamente.

Existem diversos títulos pertencentes ao gênero (ou contendo elementos survival), como os já acima citados, por exemplo, além de Frostpunk, The Long Dark, Ark: Survival Evolved e Rust, dentre outros. Existem títulos para os mais diversos gostos e bolsos.

Green Hell

Green Hell é mais um pertencente ao gênero, o qual entra em Early Access, no Steam, na data de hoje. Trata-se na verdade de um simulador de sobrevivência ambientado na floresta amazônica, o qual levará o realismo bem a sério. Repare que eu disse “simulador de sobrevivência”, e não apenas jogo de sobrevivência.

Em Green Hell o jogador acorda bem no meio da Amazônia, sem saber como chegou lá e também sem ter a mínima ideia de como ir embora. O jogador acorda também, vale lembrar, desprovido de qualquer arma ou equipamento. Crafting será um elemento essencial no gameplay, e a desenvolvedora polonesa Creepy Jar menciona inclusive que diversos especialistas foram consultados durante o desenvolvimento do jogo, para aprimorar a experiência e elevar o nível de realismo.

O personagem terá de utilizar técnicas de sobrevivência para conseguir permanecer naquele ambiente hostil e aterrorizante, tendo de se defender tanto de animais selvagens quanto de doenças as mais diversas.

Green Hell

Aliás, alguns dos diferenciais do jogo residem no fato de que o personagem/jogador deverá tomar bastante cuidado com seu próprio corpo, examinando-o com certa frequência em busca de feridas que possam dar origem a infecções e também em busca de parasitas capazes de causarem diversas doenças.

O psicológico do protagonista também será posto à prova, afinal de contas, ele está sozinho, no meio de uma floresta assustadora e gigantesca, tendo de contar apenas com suas mãos para sobreviver a diversas ameaças. Conseguirá ele manter sua sanidade em meio àquele imenso inferno verde, isolado de tudo e de todos?

Será necessário fazer uso de técnicas de sobrevivência, acender fogueiras e construir acampamentos, além de armadilhas para capturar animais para sua própria alimentação. Animais e frutos deverão ser obtidos para a alimentação, e as armas e ferramentas para a obtenção de tais elementos deverão ser construídas pelo próprio personagem principal (pelo jogador, obviamente).

Confesso que uma das informações que mais me deixou assustado foi aquela pertinente às inspeções corporais, em busca de sinais de doenças, de machucados, de infecções e de parasitas. Que horrores poderemos encontrar em nossos próprios corpos em meio àquele ambiente tão hostil?

Lutar contra suas próprias fraquezas e medos também será uma das exigências, em Green Hell, jogo que está sendo desenvolvido por uma equipe composta por vários veteranos da indústria, incluindo alguns da Techland Warsaw.

Green Hell contará com um enorme mundo aberto à disposição do jogador, além de variações climáticas capazes de alterar drasticamente a experiência, para o bem ou para o mal. Isto sem falar nos detalhes para os quais o jogador deverá ficar atento: os quesitos “psicológico” e “corporal”.

Green Hell

Durante o período de Early Access, a desenvolvedora menciona que o título disponibilizará ao jogador metade do mapa final, além de cinco perigosas e grandes criaturas. Durante tal período, aliás, também será disponibilizada uma pequena amostra do modo história, com um tutorial inicial totalmente narrado.

O jogo sai hoje no Steam, custando R$ 38,00. Os desenvolvedores prometem uma floresta amazônica luxuriante e repleta de perigos, além de uma grande variedade no que diz respeito à fauna e à flora.

Enquanto isso, fique com o trailer de lançamento de Green Hell:

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest