GTA V: um pequeno apanhado de informações e o início da imersão

É difícil publicar até mesmo um artigo denominado “primeiras impressões” a respeito de um título tão gigantesco quanto GTA V. Principalmente após apenas 7 ou 8 horas de jogo (mais ou menos). Na verdade, este post conta com minhas “primeiríssimas impressões” (algo como um “antes das primeiras impressões”?). Coisas (muitas vezes simples) que percebi durante este curto porém delicioso tempo de jogo, algumas informações e detalhes que creio serem interessantes e que me saltaram aos olhos logo de início, etc.

Vale ressaltar desde o início que não, não escolhi jogar Grand Theft Auto V no Xbox 360. Bem, na verdade escolhi, mas foi por pura falta de opção, mesmo. Ainda quero ver este jogo espetacular no PC, e espero sinceramente que isto não demore a acontecer.

GTA V foi lançado em 17 de setembro de 2013, para a tristeza de muitos (eu incluso), apenas para Xbox 360 e Playstation 3. Trata-se do mais novo capítulo de uma franquia originada em 1997. Um game pertencente a uma série, infelizmente, sempre cercada de polêmicas (e quem pode negar que estas polêmicas todas também ajudaram a fomentar este enorme sucesso?).

GTA V

É interessante mencionar que apesar de minha preferência pela plataforma PC, não tive qualquer problema em relação ao fato de jogar GTA 5 no Xbox 360. Ok, tive. Eu queria no PC, mas como não teve jeito… Bom, vamos ao que interessa. Não temos, claro, a mesma qualidade gráfica que um PC bacana e atual seria capaz de nos oferecer. Não temos a comodidade do PC. Não podemos capturar screenshots e gravar vídeos de gameplay com a mesma facilidade. Mas o jogo compensa todos estes problemas, todas estas falhas e/ou ausências.

Nem mesmo a qualidade gráfica inferior (pensando aqui no que muito provavelmente veremos no PC) não é um problema, pelo menos para mim. Há tanto a se fazer, existem tantas coisas para experimentarmos, são tantas as missões, as atividades, os personagens, e a história é tão instigante, a cidade tão rica, tão grande e tão convidativa, que acabamos nos esquecendo disto.

O início de nossa imersão na belíssima Los Santos de GTA V é impactante. Uma “missão tutorial” nos é apresentada e já deixa nosso coração batendo forte. O jogo nos fornece uma pequena pitada de muitos elementos fantásticos que iremos experimentar mais à frente.

Ele nos dá uma dose cavalar de ação e violência. Mostra um pouco de seu poder e nos oferece logo de cara o controle de 3 protagonistas. E, então, ele nos move bruscamente para um recanto mais pacato, à sombra, para que possamos nos refazer.

Depois deste início maravilhoso, entramos na pele de Franklin, um jovem criminoso que tenta viver uma vida normal, se é que isto é possível. Um dos trabalhos de Franklin é na concessionária de Simeon Yetarian, empresa esta que, na verdade, é uma fachada. Simeon lida com fraudes em seguros, extorsão e coisas do tipo. O jovem Frank é quem acaba indo atrás dos veículos que devem ser recuperados, sendo que este processo sempre envolve algum tipo de ilegalidade.

Durante estas missões de recuperação, aliás, não é difícil nos envolvermos em atividades paralelas. Visitas às áreas pobres da cidade também fazem parte dos passeios, e conflitos entre gangues não ficam de fora. Uma das primeiras missões do Simeon, falando nisso, nos coloca em um tiroteio em um beco repleto de bandidos armados e violentos. Fica aqui também o destaque para Lamar Davis, criminoso amigo de Franklin que, além de ter o dedo mole no gatilho (é ele quem inicia o tiroteio neste beco), quase sempre age de forma extremamente impulsiva e violenta.

GTA V

Passear por Los Santos é impressionante. A cidade é cheia de vida. Tudo parece estar realmente vivo e pulsante. Cada esquina pode conter uma surpresa. O próprio tráfego de carros é muitas vezes confuso. Batidas acontecem em diversos momentos, motoristas não hesitam em chamar a sua atenção, e a polícia pode passar por você em disparada, várias vezes, atendendo a algum chamado em algum ponto da cidade. Parar um pouco para ouvir as conversas dos transeuntes pode render surpresas bem interessantes, também, e uma simples batida no trânsito pode nos levar à morte.

Uma cena que parece ter saído de um filme

Ontem mesmo, enquanto dava uma volta de carro, sem querer bati em um outro veículo. Foi algo leve, em um farol. Qual não foi minha surpresa quando o motorista do outro carro saiu me xingando e sacou uma pistola, para logo em seguida começar a atirar. A surpresa maior veio em seguida: membros de gangues rivais (aparentemente aquele maluco fazia parte de uma) estavam no mesmo farol, e um grande tiroteio foi então iniciado.

Os bandidos se esqueceram de mim e eu saí do carro. Fui para um ponto um pouco distante e fiquei então assistindo àquela cena que parecia ter saído de um filme, em segurança, com direito à chegada de vários carros da polícia, mortes e tudo. E este é apenas um dos muitos exemplos que podem ser citados. Eventos aleatórios acontecem à todo momento e são devidamente identificados no mapa. Deles participar é sempre bastante proveitoso, também.

Um jogo fora de série

A forma como os 3 protagonistas vão se encontrando é fora de série, e tudo é muito bem explicado. Franklin, Michael e Trevor, estes são os 3 personagens principais de GTA V, cada um deles com sua própria história, com seus problemas, com seu devido lugar no universo do jogo.

Alternar entre eles é sempre interessantíssimo, principalmente porque temos a nítida impressão de que suas vidas continuaram, desde que os deixamos, de alguma forma. Podemos encontrá-los depois, “entrando em seus corpos”, em locais diferentes, fazendo coisas diferentes, algumas vezes se relacionando com personagens diferentes, e isto acaba fazendo com que a trama se torne mais interessante e profunda.

Cada um deles possui algum tipo de habilidade distinta. Michael pode ser um ótimo atirador, mas Franklin é um motorista fora de série. Além disso, enquanto jogamos, naturalmente vamos evoluindo nossos personagens. Ao longo do tempo, eles vão se tornando mais resistentes. Vão ficando mais fortes.

No decorrer do jogo os 3 vão ganhando mais fôlego para as corridas, suas habilidades com armas de fogo e ao volante vão melhorando, e por aí vai. Tudo isto acontece de maneira muito natural: basta jogarmos. Dirija bastante e isto ficará mais fácil. Lojas de armas contam com estandes de tiros nos quais podemos praticar com pistolas, metralhadoras e escopetas.

Existem barbearias, caso você deseje alterar um pouco o visual do personagem do momento, e por aí vai (visitas a clubes de streap-tease, com algumas “interações”, se é que você me entende, também fazem parte da brincadeira).

GTA V

A versão nacional de Grand Theft Auto V vem com um código para download de um dirigível, e pilotar aquele gigante é bem divertido. Todos os personagens contam com seus respectivos smartphones, através dos quais podem enviar e receber mensagens de texto e e-mails.

Este recurso aumenta ainda mais a profundidade da trama, pois diversas mensagens fazem com que tomemos conhecimento dos dramas vividos por Franklin, Michael e Trevor. São histórias paralelas que também podem ser correlacionadas com muitas das atitudes dos 3 personagens (podemos responder as mensagens, aliás).

E vale também mencionar as legendas em português do Brasil. A Rockstar mais uma vez fez um excelente trabalho, assim como em Max Payne 3. Temos gírias e palavrões (muitos, aliás), e é impossível não pensarmos que algum brasileiro participou do trabalho de localização, tão bem feito ele ficou.

Mas o que faz de GTA V um jogo tão fascinante? Como explicar seu sucesso? O título vendeu mais de 1 bilhão de dólares em 3 dias, sendo que só no primeiro dia foram 800 milhões, e continua vendendo muito, muito bem (pobre Saints Row IV que perdeu posições – um jogo muito bom, também, diga-se de passagem).

Mas, por que tudo isto? Só o que sei é que ainda estou no início da jornada, e tenho muito por ver e fazer, ainda, dentro deste fascinante mundo criado pela Rockstar North. O fato é que jogos open-world permitem uma maior imersão. Com a maior liberdade (enorme, neste caso) vem quase sempre uma enorme sensação de prazer.

Somos quase deuses dentro destes enormes jogos sandbox. Quase não existem freios, e nossa imaginação pode correr livremente. Podemos ir onde bem desejarmos, e no caso do título em questão, nem mesmo somos obrigados a seguir uma receita de bolo.

Missões podem ser iniciadas, paradas e retomadas quando bem desejarmos (salvo algumas exceções). Está em um tiroteio e quer dar uma olhadinha no que está rolando no Los Santos International Airport? Tudo bem, você só precisa despistar a polícia, se for o caso, e correr pra lá, de carro, de moto, de helicóptero, ou até de taxi.

GTA V

Mas ainda há muito a ser dito sobre este game. Como eu disse, mal iniciei minha jornada, e estou adorando cada minuto.

Como resolver os problemas originados pela instalação dos 2 discos no Xbox 360

Como todos já devem saber, a instalação dos dois discos de GTA V no HD do Xbox 360 causa problemas de performance. A própria Rockstar recomendou a não instalação do disco 2 (Play), sendo que a instalação do disco 1 (Install) é obrigatória.

O problema, porém, ocorre se os dois discos forem instalados no mesmo drive. Se você instalar o disco 1 em um pendrive e o 2 no HD (ou vice-versa), tudo bem. Para isto, basta conectar um pendrive (de no mínimo 16GB) em alguma porta USB de seu Xbox 360 e fazer o seguinte:

  1. Ligue o console e pressione o botão “guide”;
  2. Vá em Configurações ==> Sistema;
  3. Localize e selecione o seu pendrive;
  4. Escolha a opção “configurar agora” e aguarde o Xbox 360 transformar seu pendrive em uma unidade de armazenamento;
  5. Ainda com o pendrive plugado, insira o disco de GTA V que deseja instalar no mesmo (no meu caso, instalei o disco 1 no pendrive);
  6. Assim que o console solicitar, escolha a unidade de armazenamento correta (neste caso, o pendrive);
  7. Aguarde o término da instalação;
  8. Retire o disco 1 do drive do console e repita os procedimentos 5 a 7, porém com o outro disco de GTA V no drive (neste exemplo, o disco 2);

Não se esqueça, porém, de que sempre que for jogar o pendrive deverá estar plugado e o disco instalado no HD deverá estar no drive.

Manual do jogo e companion app para iOS (gratuitos)

Para a alegria de quem adora um bom manual, existe um manual digital de GTA V, repleto de informações e inclusive com um mapa interativo que conta inclusive com dados detalhados a respeito de vários locais. Este manual também está disponível em português, e você pode baixá-lo para Windows, Mac ou iOS.

Se você ficou triste ao se deparar com o pequeno (para não dizer outra coisa) manual fornecido junto com o jogo em caixa (eu esperava por algo do mesmo porte de Red Dead Redemption), certamente irá ficar muito mais feliz com este aplicativo.

A Rockstar também liberou uma companion app para iOS, a qual por enquanto não está disponível na App Store brasileira (isto não é problema, porém, se você possui uma conta em alguma outra loja, como a norte americana). Este aplicativo é muito bacana. Trata-se do Grand Theft Auto: iFruit, e através dele podemos modificar nossos veículos no jogo, alterando detalhes pertinentes aos motores, à pintura, aos pneus e até mesmo a placas.

Através do Grand Theft Auto: iFruit também temos acesso a uma espécie de jogo estilo “bichinho virtual”. Podemos, através deste aplicativo, brincar com o cachorro do Franklin, treiná-lo, etc. Podemos dar-lhe comida, água, etc, valendo lembrar também que tudo o que for realizado aqui se refletirá no jogo, em termos de benefícios (ou não 😉 ).

Existem também mini-games com o cachorro, vale lembrar. Ok, esta parte do cachorro pode até parecer um pouco estranha, mas, no final das contas, fica até divertido. E, como dizem, de graça até injeção na testa. É muito engraçado quando seu celular te avisa que o cachorro fez caca.

E é isso aí. E você, já está jogando GTA V? Pretende?

Trilha sonora

A Rockstar liberou hoje no iTunes a trilha sonora de GTA V. São 3 pacotes, sendo que cada um deles custa US$ 9,99. Abaixo você pode conferir a relação completa com todas as músicas:

The Music of Grand Theft Auto V – Volume 1: Original Music

1. Oh No – Welcome To Los Santos
2. BJ The Chicago Kid – Smokin’ and Ridin’ (feat. Freddie Gibbs & Problem)
3. Twin Shadow – Old Love / New Love
4. Neon Indian – Change Of Coast
5. Wavves – Nine Is God
6. Gangrene – Bassheads
7. Flying Lotus – Stonecutters
8. HEALTH – High Pressure Dave
9. OFF! – What’s Next?
10. Tyler, The Creator – Garbage
11. Nite Jewel – Nowhere To Go
12. A$AP Rocky – r – Cali
13. Age Of Consent – Colours
14. Marion Band$ – Hold Up (feat. Nipsey Hustle)
15. 100s – Life Of A Mack
16. Favored Nations – The Set Up
17. Yeasayer – Don’t Come Close
18. The Chain Gang Of 1974 – Sleepwalking

The Music of Grand Theft Auto V – Volume 2: The Score

Tangerine Dream, Woody Jackson, The Alchemist & Oh No, DJ Shadow

1. We Were Set Up
2. A Legitimate Business Man
3. A Haze Of Patriotic Fervor
4. Los Santos At Night
5. North Yankton Memories
6. The Grip
7. Mr. Trevor Philips
8. A Bit Of An Awkward Situation
9. No Happy Endings
10. His Mentor
11. (Sounds Kind Of) Fruity
12. Minor Turbulence
13. Chop The Dog
14. A Lonely Man
15. You Forget A Thousand Things
16. Impotent Rage/Am I Being Clear Now?
17. Fresh Meat
18. Therapy And Other Hobbies
19. Rich Man’s Plaything
20. The Agency Heist
21. Hillbilly Crank Dealers’ Blues
22. Welcome To Los Santos (Outro)

The Music of Grand Theft Auto V – Volume 3: The Soundtrack

1. Flying Lotus – The Kill (feat. Niki Randa)
2. Lee “Scratch” Perry – I Am a Madman
3. Jai Paul – Jasmine (Demo)
4. George McCrae – I Get Lifted
5. Kausion – What You Wanna Do
6. Charlie Feathers – Can’t Hardly Stand It
7. Weirdos – Life of Crime
8. Mexican Institute of Sound – Es Toy
9. Joe Goddard – Gabriel (Soulwax Mix) [feat.Valentina]
10. Bootsy Collins – I’d Rather Be With You
11. Bob Seger – Hollywood Nights
12. Dan Croll – From Nowhere (Baardsen Remix)
13. Problem – Say That Then (feat. Glasses Malone)
14. Waylon Jennings – I Ain’t Living Long Like This
15. Yellowman – Nobody Move, Nobody Get Hurt
16. Simple Minds – All the Things She Said
17. Toro y Moi – Harm in Charge
18. Hot Snakes – This Mystic Decade
19. Cashmere Cat – Mirror Mau

Poderá gostar também

4 Comments

  1. Excelente artigo, mal posso esperar pela possível versão de PC!

    Reply
    • @Sarcinelli

      Valeu Estephan! É, e eu também mal posso esperar. 😀

      Reply
  2. Vejo que você tem um novo vício hein.

    Como eu comentei no post do que estamos jogando, eu nem ligo pra GTA. Já joguei o 3 e o 4 em versões ‘alternativas’ no PC só pra brincar mesmo. Mas pro jogo em si eu não ligo.

    Mas reconheço que é um jogo fora de série mesmo. Acho que é mais o tema mesmo que não me atrai pq é bem o tipo de jogo que eu gosto. Mundo aberto… Dá pra reparar pela minha paixão por Skyrim né. Acho interessantíssimo esse tipo de jogo que deixa vc fazer qualquer outra coisa ao invés da questline principal. Acho que a imersão é muito maior. É como se vc tivesse vivendo aquilo mesmo né.

    Parabéns pelo artigo muito bem escrito, mais uma vez =)

    Reply
    • @Fefa,

      Valeu! 🙂

      E, nem me fale, Fefa. E hoje entra o modo online…hehehe 😀

      É fora de série, mesmo. Acho que você pode não se sentir atraída pela temática. Vai do gosto de cada um, mesmo. É, então, tem o Skyrim, que sei que você gosta muito. Mas, saindo pra PC, você tem intenção de comprar ou está totalmente fora do teu radar?

      Mas é inacreditável como o GTA V te envolve. Em coisas “bobas”, até. Esses dias passei um tempão mergulhando, passeando de barco, de avião, etc. Estraçalhei aviões na pista do aeroporto, também, e depois fui lá fazer umas aulinhas na escola de pilotagem. E os personagens, também, muito carismáticos. O Trevor, inclusive, com todo aquele jeitão “malvadão” dele, não deixa de ser engraçado.

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Rockstar dará dinheiro (de mentira) aos jogadores de GTA V online - […] não precisa ficar tão feliz, caro amigo que perdeu sua vida social desde o lançamento de GTA V. Se…
  2. O que você está jogando (Outubro/2013)? - […] Saudações caros leitores do XboxPlus. Mais um OQVEJ na área. O que vocês têm jogado ultimamente? Estão no…
  3. GTA V para PC é listado na Amazon da Alemanha - […] se junta a todos os boatos, rumores, etc que cercam o tão aguardado lançamento. O espetacular jogo de mundo aberto foi hoje…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest