Grand Theft Auto V: tudo o que sabemos sobre a versão de PC

GTA V

17 de setembro de 2013. Data que marca o lançamento do aguardadíssimo Grand Theft Auto V para Xbox 360 e PlayStation 3. Data que marca, também, o início da temporada dos boatos que muito provavelmente culminarão na confirmação e lançamento do clássico da Rockstar Games para a nossa querida — e superior — plataforma, o PC.

Julgando pelo retrospecto da franquia, Grand Theft Auto V será sim lançado para computadores. O problema é quando. E ainda temos que considerar o fato de que o aclamado Red Dead Redemption, vulgo “GTA no velho oeste”, jamais foi portado para PC. Não se sabe porque e, como de praxe, a Rockstar jamais vai abrir o bico (antes da hora). Mas e aí, você sabe quanto tempo levou para que um jogo da franquia chegasse ao PC após o lançamento nos consoles?

Começando pelo mais recente, Grand Theft Auto IV levou oito meses para aparecer no PC. O pacote de expansões Episodes from Liberty City, contendo as campanhas The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony, foi lançado ao mesmo tempo no PC e no PlayStation 3 seis meses depois do lançamento no Xbox 360. Grand Theft Auto: San Andreas repete o tempo de GTA IV, e Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto III levaram ambos sete meses.

Fonte: PC Gamer

Fonte: PC Gamer

Pelo que tudo indica, os PC gamers terão que aguardar cerca de 7 a 8 meses. A data de lançamento deve aparecer entre abril e maio de 2014. Quando isso será anunciado? Difícil arriscar, pois a data de anúncio de uma versão de PC é ainda muito mais variável do que o intervalo entre os lançamentos para consoles e PC. Com GTA IV, esse intervalo foi de mais de 2 anos, enquanto no caso de San Andreas, o intervalo foi de “míseros” um ano.

Enquanto ficamos no escuro, tudo o que nos resta é se alimentar dos malditos boatos. E eles já começaram com força total, antes mesmo do lançamento para consoles. Para atualizá-lo, vamos dar uma breve passada em tudo o que já sabemos sobre uma provável (e inevitável) edição para computadores do cobiçado Grand Theft Auto V.

Em janeiro, a divisão francesa da Amazon iniciou a pré-venda em seu site de uma versão de PC de GTA V. Um provável engano, você diria. Porém, a página do produto ainda está lá, aceitando pré-compras no valor de 50 euros. A divisão alemã da rede varejista e o austríaco GamesOnly também repetiram o feito. Conspiração, tiro no escuro ou puro oportunismo? Boa pergunta.

A verdade é que já é um costume grandes redes de varejo disponibilizarem produtos ainda não lançados (ou confirmados) — isso se chama especulação. Se aquilo não se confirmar, a oferta é simplesmente retirada e qualquer dinheiro investido é devolvido, sem maiores dores de cabeça. Só não espere que isso aconteça em lojas brasileiras, onde você corre o risco frequente de nunca mais ver o seu dinheiro — mesmo comprando algo que realmente existe.

GTA V

Em agosto, tivemos uma gota de esperança disfarçada de gafe das mãos do diretor de investimentos da NVIDIA, a gigante das placas de vídeo. “Jogadores estão preparando seus sistemas para uma grande série de jogos que chegarão no outono [primavera aqui], incluindo franquias como Call of Duty: Ghosts, Grand Theft Auto V e Assassin’s Creed IV”, disse Chris Evans durante uma conferência. Oops! Mais tarde, o gerente de relações públicas tratou logo de arrumar a trapalhada e dizer que tudo não passou de puro “entusiasmo”.

Em julho, foi a vez de um anúncio de trabalho na Rockstar Leeds acender as esperanças. O estúdio estaria em busca de um talentoso programador gráfico que ajudaria a “trazer os nossos últimos títulos para o PC”, entregando a “mais alta qualidade possível ao PC”. O estúdio esteve envolvido com ports nos últimos anos, sendo um deles a terrível adaptação de LA Noire. E os tais “últimos títulos” da empresa que não chegaram aos computadores incluem Red Dead Redemption e… GTA V.

Vale lembrar que Max Payne 3, o título mais recente de uma das franquias mais famosas da Rockstar, foi lançado no PC e consoles, simultaneamente, no ano passado. A edição para computadores era nativa (não era um port). Isso se provou verdadeiro, visto que o jogo foi muito bem construído e rodou perfeitamente em uma ampla variedade de hardwares, exibindo performances que deixaram os (terríveis) ports de GTA IV e LA Noire no chinelo. Todos esses títulos compartilham o mesmo motor gráfico de GTA V.

A Rockstar Vancouver, responsável por Max Payne 3, foi fechada em julho do ano passado e seus funcionários foram incorporados à uma nova instalação da Rockstar Toronto, que agora conta com mais empregados e inicia os trabalhos em um título inédito. O braço canadense da desenvolvedora foi o responsável por levar GTA IV ao PC, porém, é algo que não deve se repetir diante das recentes mudanças por lá. Tais pistas apenas fortalecem a aposta de que a Rockstar Leeds será a responsável por nos trazer Grand Theft Auto V.

GTA V

Voltando em 2011, temos também uma breve justificativa dada pela Rockstar durante um “perguntas e respostas” realizado com seus clientes no seu site. Questionada sobre ausência de uma versão para PC de Red Dead Redemption e se isso significava que a empresa havia abandonado a plataforma, a Rockstar respondeu o seguinte:

“Nós esperamos que com o anúncio de LA Noire vindo ao PC e a informação de que o nosso próximo grande jogo Max Payne 3 terá lançamento no PC (além de que nós lançamos Grand Theft Auto IV e Episodes from Liberty City para PC), nós poderemos finalmente silenciar as acusações de que ‘abandonamos a plataforma’.

[…]

Nós sabemos que sim, existe um título que não está presente nos planos de lançamento para PC — sendo esse jogo Red Dead Redemption, e nós estamos bem cientes, é claro, que alguns fãs estão pedindo por isso. Tudo o que podemos dizer é que sempre que for viável (em termos técnicos, de desenvolvimento e de negócios) lançarmos um jogo para PC (ou qualquer outra plataforma) nós assim o faremos; infelizmente, isso não é o caso 100% do tempo em todas as plataformas.”

Isso nos leva a crer que a Rockstar está bem ciente quanto ao PC, mas ao mesmo tempo precisa lidar com o grande apelo (e cifras) dos consoles antes de anunciar qualquer jogo para a nossa plataforma, especialmente considerando que, pela menos na época de GTA IV, a empresa manteve contratos de exclusividade para o lançamento de DLCs ao Xbox 360. Por causa disso, o PlayStation 3 e o PC só receberam The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony bom tempo depois dos donos do console da Microsoft.

Por fim, eis aqui o mais novo boato que rola pela grande rede. Usuários fuçando em arquivos de uma cópia pirata da versão de Xbox 360 de Grand Theft Auto V descobriram algumas linhas de código, no mínimo, interessantes. Centenas de linhas intricadas de programação fazem referência ao PC e ao Orbis, o sistema operacional do PlayStation 4.

GTA V

Isso não significa, necessariamente, que a Rockstar tenha entregado pedaços de uma build de PC aos donos de consoles. Muitos antes de sugerir uma versão de PC e de PS4, essas códigos só comprovam o fato de que mesmos os títulos exclusivos de consoles passam pelo PC durante algum momento ao longo do seu desenvolvimento. Isso é bastante óbvio e, mais uma vez, reforçado por tais linhas.

Por enquanto, isso é tudo que sabemos. E você, já colocou as mãos em Grand Theft Auto V ou vai esperar até o lançamento para PC? Alguma aposta de quando isso vai acontecer? Não custa nada sonhar. 😉

Com informações de PC Gamer, DualShockers e Games.on.net.

Artur Carsten

Catarinense, amante da música eletrônica, estudante de medicina e jogador nas inexistentes horas vagas. Ocasionalmente, escreve artigos e coloca em dia a pilha interminável de jogos comprados em promoção no Steam. Já passou pelo Campo Minado, Continue, Guia do PC, Gemind e Oxygen e-Sports.

Twitter  

Poderá gostar também

9 Comments

  1. Eu não tenho a menor dúvida de que o jogo acabará saindo para PC, ano que vem. Isso mesmo levando em conta que o fato de haver arquivos de configuração apontando para ajustes de uma versão para PC não ser indicativo de que ela realmente existirá. Aqui mesmo no meu trabalho é muito comum a gente deixar código encaminhado para uma possível versão Linux dos programas que nunca verão a luz do dia, por exemplo

    Reply
  2. O que mais deve ser levando em conta é o Port se o port for ridículo igual o GTA 4 vai ficar trash. Espero que saia com um port perfeito e na steam.

    Reply
  3. Triste isso, né? Mais uma vez, quem prefere a plataforma PC é deixado de lado. Tudo bem que temos quase certeza de que o jogo vai sair pra PC, uma hora ou outra. Mas quando? Só essa incerteza já vai fazer muita, mas muita gente mesmo, acabar comprando GTA V pra consoles e amargar gráficos inferiores ao que teriam no PC, menos comodidade, etc. Sem falar no fato de não poder jogar em sua plataforma preferida.

    RDR acho que nunca vai sair pra PC, infelizmente. Fiquei bastante feliz quando o L.A. Noire saiu, apesar dos apesares. Agora, quem optar por esperar, vai aí (sou bem “otimista) esperar uns bons 9-12 meses. 🙁

    Reply
  4. Quanto a ports, posso até estar falando besteira (e é logico que isso não vai acontecer), mas a Nixxes viria bem a calhar, não? hehehe

    Reply
  5. Gostaria muito que o jogo fosse lançado para PC também, infelizmente, como o Arthur nos lembrou, RDR nunca deu as caras em nossa querida plataforma.

    BTW viram a petição online, sempre tem uma fazendo barulho, pedindo o jogo no PC? Faltam 50 mil assinaturas para alcançar o meio milhão almejado.

    http://www.change.org/pt-BR/petitions/rockstar-release-gta-v-on-pc

    Reply
    • É Hideki. Confesso que eu também gostaria. E sempre fico com essa má impressão do RDR na cabeça, também. Ok que no caso do GTA V tudo indica que vai ser lançado pra PC, mas… Sempre tem esse “mas”. O RDR, puxa, é um jogo MUITO bom, e deveria ter chegado ao PC. Eu vi essa petição, mas ainda não assinei (você já?). Estou indo lá agora.

      Bem, e viu como o GTA V está fazendo barulho? E os easter eggs que já descobriram, então?

      Reply
  6. Fala galera! Não sou defensor ferrenho de nenhuma plataforma. Minha simpatia com o PC e Steam é mais por conta dos preços baixos e comodidade do que pelos gráficos superiores (já que não tenho um PC excelente). Acho legal ter a opção de jogar para PC, mas vi uns vídeos e achei o jogo lindo nos consoles, é claro que nos PCs poderia ficar ainda melhor, mas isso não deixaria os gráficos dos consoles “feios”.

    Comprei todos GTA para PC, mas infelizmente os primeiros são osso duro de roer na jogabilidade, mesmo mapeando no joystick. Mas quero experimentar os jogos antigos antes de encarar o novo.

    Acho que se for uma versão bem feita para PC, compensa, mas se for port, acho que a melhor opção serão os consoles.

    Reply
    • @FrankCastle,

      Eu também, Diego. Mas, confesso que gosto mais do PC. Não ao ponto de ser defensor ferrenho, brigar pela plataforma, etc. Mas, é gosto, né. 🙂

      Agora, consigo gostar de outras plataformas na boa. Tanto é que, por incrível que pareça, até pra mim mesmo, o GTA V tem me feito tirar a poeira do Xbox 360. E como tem! Me surpreendeu, até, por isso. E realmente, o jogo está muito, muito bonito, no Xbox 360, pelo menos, que é a minha versão. Estou aguardando pra PC, mas enquanto isso vou me divertindo no console.

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que você está jogando, sem contar com GTA V (Setembro/2013)? - […] do tipo continuam, e eu ainda quero este game espetacular no HD do meu computador. Falando nisso, leia este ótimo…
  2. XboxPlus Awards 2013: Os Indicados - […] como o maior lançamento da história da indústria do entretenimento – não antes das especulações sobre a versão de…
  3. Vaza possível vídeo de Grand Theft Auto V rodando em PC - […] vídeo ser falso (infelizmente), mas alguns detalhes nele apontam alguma legitimidade, já que se nossos cálculos estiverem corretos, a…
  4. GTA V para PC é listado na Amazon da Alemanha - […] hoje mais uma “bomba” se junta a todos os boatos, rumores, etc que cercam o tão aguardado lançamento O espetacular jogo de…
  5. Bomba! GTA V vai chegar ao PC, onde deveria ter chegado primeiro - […] dentre uma série de outros fatores, a série começou nos PCs. De qualquer forma, nós meio que já sabíamos…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest