Guia de Sobrevivência de Left 4 Dead 2

Left 4 Dead 2

Durante a última Holiday Sale do Steam, a Valve disponibilizou Left 4 Dead 2 de graça por 24 horas. O presentão tratou de ser aproveitado por milhões de jogadores que lotaram os servidores para pegar o shooter cooperativo de zumbis, causando inclusive a queda do serviço por algumas horas. Semelhante ao que aconteceu com outro jogo da Valve, Team Fortress 2, quando adotou o modelo free-to-play, uma nova horda de jogadores surgiu para lutar contra avalanches de seres infectados.

Diante disso, resolvemos reunir algumas dicas para orientar os novatos – e desenferrujar os veteranos – que se aventuram pelo mundo tomado por uma praga que transforma humanos em vorazes comedores de cérebros. Nosso Guia de Sobrevivência de Left 4 Dead 2 oferece uma série de orientações focada no modo cooperativo (Co-Op) , mas que também pode ser aplicadas aos demais modos de jogo, Versus, Scavenge e Survival, com pequenas adaptações.

Sem mais delongas: carreguem suas armas, peguem seus medkits, tomem suas pills e…. OLHA O TAAAAAANK!

1. Unidos venceremos, divididos cairemos

Mesmo que a própria denominação do modo cooperativo já indique que o caminho pra vencer consiste na cooperação mútua de todos os jogadores, alguns apressadinhos se esquecessem disso. Como os gregos antigos já ensinavam a seus soldados, as unidades devem lutar de forma impenetrável e indissolúvel, sempre protegendo o companheiro ao seu lado. Com Left 4 Dead 2, a filosofia grega não é diferente: jamais se distancie do seu grupo por mais que alguns metros.

Left 4 Dead 2

A impiedosa inteligência artificial dos infectados especiais é programada para punir, de forma implacável, jogadores que se distanciam dos demais – sejam eles apressadinhos ou retardatários. Ao avistar suprimentos que estejam distantes, avise o grupo de que você está de deslocando para pegá-los e não vá sozinho. Alguns segundos de distração (e alguns metros de distância) e seus companheiros talvez não consigam resgatá-lo da língua pegajosa de um Smoker.

 2. Escolha um líder

Um time sem um jogador para definir prioridades, organizar posições e indicar o momento certo de avançar ou recuar – é um time frágil, suscetível a erros causados por situações de pânico. Por mais que a necessidade de um líder seja pouco evidente durante a maior parte do jogo, é durante a aparição de hordas massivas (chamados de Eventos Crescendo), de infectados especiais como o Tank e a Witch, e durante os finales que ele se torna vital.

O líder deve ser um jogador experiente e que represente a palavra final do grupo. Comandos de “correr”, “defender”, “fugir”, “recuar”, “apertar o botão” e “atacar o inimigo X ou Y” devem ser dados apenas pelo líder e obedecido por todos, evitando que o grupo aja de forma precipitada e tome decisões individuais sem o devido respaldo do time.

3. Posicione-se inteligente e estrategicamente

Manter-se apenas unido aos demais companheiros não é suficiente. É necessário saber se posicionar e – mais importante – saber  quando tomar determinada posição, especialmente porque cada infectado é programado para abrir brechas diferentes na defesa do grupo, forçando o time a se adaptar a um novo posicionamento. Durante a maior parte do tempo, nenhuma estância específica é necessária e os sobreviventes podem se colocar como achar melhor, desde que mantenham a união.

Quando hordas aleatórias são disparadas (evento identificável pela aceleração da música), o time deve assumir uma posição defensiva em bloco que diminua o espaço livre e consiga cobrir todos os lados, de forma a proteger a retaguarda de cada companheiro. Uma boa sugestão é se agachar durante os tiroteios para evitar fogo amigo e melhorar a precisão. Em hordas disparadas propositalmente (Eventos Crescendo), pode ser necessário que o grupo corra, tentando manter essa mesma formação, até um determinado ponto do mapa – enquanto isso não for feito, a horda não cessará.

Left 4 Dead 2

Na presença de infectados especiais, as ações vão variar de acordo com a habilidade especial de cada um. O Boomer e a Spitter são especializados em dissolver agrupamentos: na presença deles, afaste-se dos companheiros (ou da área atingida) para evitar a propagação de danos. Já o Hunter, o Jockey, o Charger e o Smoker são caçadores de jogadores solitários: mantenha-se próximo aos demais, de forma a prestar rápida assistência em caso de alguém ser atacado.

O Tank e a Witch são os adversários mais parrudos do jogo. Eles causam danos massivos em área, tanto infligidos à distância (Tank) quanto de perto (ambos) e sua principal missão é quebrar a unidade do grupo e deixá-lo vulnerável aos demais infectados. A melhor forma de combatê-los é justamente se aproveitar do seu efeito: corra para direções diferentes de seus companheiros (minimizando danos recebidos em área e afastando a besta para longe dos demais) e continue atirando até eles caírem. Molotovs são uma excelente pedida.

4. Ataque em grupo, explore em duplas

Ao longo das campanhas, existirão ambientes amplos com potencial para esconder recursos valiosos. No apocalipse zumbi, a mais simples seringa de adrenalina pode representar a diferença entre viver ou morrer, tornando a exploração um elemento vital. Explorar em grupo pode levar muito tempo, deixando seu time exposto por longos momentos ao ataque de hordas e infectados especiais. Para acelerar as coisas, a sugestão é dividir o grupo em duplas.

Left 4 Dead 2

Uma vez incapacitado ou capturado por um infectado especial, um sobrevivente só poderá ser resgatado por um companheiro. Organizando-se em duplas, quando um companheiro cair, sua dupla pode rapidamente salvá-lo e vice-versa. Além disso, ao invés de um único, grande e lento grupo navegando o mapa, temos dois grupos menores e rápidos checando por suprimentos, minimizando a exposição e acelerando a chegada até a próxima safehouse.

5. Não tenha medo de usar o microfone

Jogar Left 4 Dead 2 sem se comunicar por voz é um atestado pra uma partida desorganizada. Seja os olhos e os ouvidos do seu time: reporte qualquer avistamento de infectados especiais, aproximação de hordas, presença de armas e outros suprimentos. Tais informações são essenciais não só para orientar seus companheiros mas também para alimentar as decisões do líder ao determinar os próximos passos, analisando os riscos de desacelerar o avanço para conter uma horda ou sair da rota para caçar suprimentos.

Pessoalmente, prefiro a comunicação de voz através de programas como TeamSpeak e Skype, que possuem uma qualidade e responsividade de áudio melhor do que o sistema de voz embutido no jogo. Ainda assim, ambos os sistemas cumprem a sua promessa e devem ser utilizados para o bom andamento de qualquer partida cooperativa.

6. Jogue pelo time, para o time

Não importa se você seja um guru de AWP no Counter-Strike ou um especialista em trick shots no Call of Duty, suas habilidades com o retículo de mira ficarão em segundo plano por aqui. O objetivo de Left 4 Dead 2 é manter o time intacto durante toda a campanha e nada mais. Isso quer dizer que acumular kills, headshots e outras estatísticas pessoais não ajudarão em nada se seu time não souber agir coletivamente: um jogador egoísta é quase tão danoso quanto um Tank enfurecido.

Left 4 Dead 2

Acima de tudo, saiba compartilhar suprimentos: fique de olho na saúde de seus companheiros e pense seriamente em ceder seu kit médico para o seu amigo que se sacrificou atraindo uma Witch para longe do seu time. Pergunte se mais alguém deseja aquela granada que você acabou de encontrar num armário antes de pegá-la para si próprio. Ofereça sua ajuda pra proteger um companheiro que está se curando ou se deslocando para buscar algum suprimento. Peça desculpas pelo fogo amigo acidental.

São ações simples e muito bacanas de se ver, e que tem uma força incrível em manter a união do time. Momentos como estes tornam Left 4 Dead 2 um jogos mais envolventes e divertidos que você já jogou.

Artur Carsten

Catarinense, amante da música eletrônica, estudante de medicina e jogador nas inexistentes horas vagas. Ocasionalmente, escreve artigos e coloca em dia a pilha interminável de jogos comprados em promoção no Steam. Já passou pelo Campo Minado, Continue, Guia do PC, Gemind e Oxygen e-Sports.

Twitter  

Poderá gostar também

4 Comments

  1. Pessoal tem uma mania horrível de jogar sozinho ou ficar na linha de tiro! Adoro Left 4 Dead 2, pra mim é o melhor jogo zumbístico multiplayer 😉

    Reply
  2. Minha dica: jogue com amigos.Facilita muito na hora de implementar essa dica do Artur de escolher um líder. Uma partida com desconhecidos (normalmente egoístas e individualistas) é o principio do fim, principalmente no modo Versus.Felizmente isso não é uma regra absoluta , é possível se entrosar com desconhecidos , mas perde-se várias partidas até formar o grupo certo.Lançar um molotov no Tank é vital , pois ele sofre tanto os danos da queima quanto dos tiros.De resto , essas dicas do Artur são extremamente valiosas.

    Reply
  3. Muita bacana as dicas! Esse tipo de texto me lembra de um blog que eu acompanhava, chamado “Sentando Dedo”. Ele trazia muitas dicas e estratégias para jogos de tiro cooperativos. Uma pena, joguei Left 4 Dead apenas umas duas vezes, mas é bem divertido mesmo este jogo!

    Reply
  4. Gostei muito das dicas, são quase as mesmas que eu e meus amigos “tentamos” praticar. É muito dificil em certas situações manter o pessoal alinhado quando se perde o controle.
    Atualmente estamos tentando finalizar no modo Realista o que torna o jogo absulatamente dificil, um erro ou ato egoísta poem-se tudo à perder. Uma coisa que acho muito foda de L4D é a AI (The Director) que balanceia muito o jogo tornando bem competitivo.

    Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest