Eu possuo uma grande queda por games de estratégia. Adoro planejar, arquitetar, executar ações em um game visando o melhor resultado possível e, particularmante, sempre prefiro jogos de estratégia em tempo real. Entretanto, existem alguns baseados em turnos que são, digamos, obrigatórios para quem aprecia estratégia.

Este é o caso de Frozen Synapse, indie game de estratégia baseado em turnos da Mode 7 Games, a qual já possui um outro game em seu portfolio: “Determinance“. O XboxPlus recebeu da Mode 7 Games uma cópia beta do game, e eu tive a oportunidade de jogar o título e conferir com meus próprios olhos, ouvidos e mãos o quanto ele é interessante, desafiador e complexo, tanto é que existe um tutorial que deve ser jogado caso o gamer deseje aprender pelo menos os princípios básicos de Frozen Synapse sem sofrer muito.

Trilha sonora e game: um conjunto fantástico

Frozen Synapse é um game que possui uma trilha sonora fantástica, composta por um dos desenvolvedores, e que proporciona ao gamer uma experiência super interessante. Ela tem, digamos, tudo a ver com o game. O compositor foi muito criativo e acertou em cheio. Falando agora a respeito do game, Frozen Synapse é um game no qual o jogador deve planejar suas ações de forma muito meticulosa, designando ordens, movimentos e o caminho a ser seguido pelo seu time. Terminado o planejamento, é possível testar/simular o efeito que suas ações terão. Nestas simulações, você verá o que funcionará ou não, quais membros de seu esquadrão serão mortos e quais inimigos serão mortos.

Isto permite que você volte atrás e mude o que for necessário, até que atinja, digamos, a “perfeição”. Aí, poderá iniciar o turno e observar os resultados. Os gráficos do game são muito interessantes. São diversas arenas com muros, janelas e portas. Tudo isto representa obstáculos, proteção ou morte certa, dependendo de sua tática. Cobertura, distância e alcance são alguns dos pontos que o jogador de Frozen Synapse deve observar com muito cuidado.

Ao iniciar uma partida no modo singleplayer, por exemplo, você terá à sua disposição um esquadrão com alguns membros, cada um deles, dependendo da situação, com uma arma diferente. Existirão inimigos na tela, também, os quais utilizarão muitas vezes armamento diferente do seu. Aí é que começa a brincadeira.

A arena, digamos, se parece bastante com uma planta arquitetônica. Os gráficos do game seguem um padrão azulado muito agradável, e são simples e muito bonitos. Mas os gráficos não são a parte mais importante em Frozen Synapse: a experiência tática que ele proporciona é o principal. Clicando em cada membro de seu esquadrão (os verdes), você pode definir inúmeros waypoints para os mesmos, ou seja, caminhos que eles percorrerão quando em ação. Para cada waypoint você pode especificar um tempo de espera, e é possível também posicionar a mira no inimigo ou em qualquer outra direção que você deseje.

Você pode dar ordens para que seus soldados mantenham a posição, findo o turno, ou pode solicitar que eles voltem ao ponto inicial, ou a algum dos waypoints. É possível também executar movimentos onde o “soldado” atirará na direção do inimigo porém sem utilizar a mira. Digamos que você queira laçar uma “chuva de balas” sobre determinado local, visando atingir mais de um inimigo ao mesmo tempo.

Terminada a fase de planejamento, você clica no botão “PRIME” e a ação acontece de verdade, com todas as consequências e reações dos inimigos. Você pode se surpreender quando isto acontece, e ver que, de repente, se esqueceu de alguma coisa, de algum pequeno detalhe. É muito interessante um game deste tipo, onde inclusive você pode desfazer os waypoints e decidir como e quando agir.

Frozen Synapse é um jogo que, sem dúvidas, agradará a quem gosta de games de estratégia. Ele é também um game, digamos, “sociável”. Dentro dele você acessa um canal onde pode conversar com outros jogadores, e também participar de partidas multiplayer. Sim, ele oferece suporte a jogos contra outras pessoas: uma arena, você e um inimigo, controlado por uma pessoa real, localizada em algum lugar deste nosso enorme mundo.

Existem também alguns puzzles, e o jogo ainda permite que você grave suas partidas, após o término das mesmas. Ele grava um vídeo no formato .OGV. Além disso, uma  funcionalidade bem interessante em Frozen Synapse, é o fato de, caso você desejar, ele efetuar automaticamente o upload de um vídeo para o Youtube contendo qualquer partida que você tenha jogado. Basta informar seus dados de login, e o vídeo é então enviado para o Youtube.

Dentro do game, também, você pode especificar se deseja ou não ser convidado por outras pessoas para uma partida online, e também pode diretamente convidar outros jogadores.

Frozen Synapse é uma obra prima. Um game necessário na coleção de qualquer amante de games de estratégia. Jogue alguns minutos e você não conseguirá desgrudar do game por algumas boas horas. Complexo na jogabilidade, é claro, mas nada que o tutorial e algumas partidas “perdidas” não resolvam. Dentro de pouco tempo você estará dominando os controles, e aí, a dificuldade sai da jogabilidade e vai “apenas” para o planejamento tático.

Sinceramente, fiquei maravilhado com o que vi e joguei. É claro que a versão que me foi concedida é um beta, e segundo a Mode 7 Games, existem funcionalidades e melhorias que ainda não estão presente nesta versão. Ele provavelmente será oficialmente lançado no final de 2010. Mas pelo que pude ver, o game já se encontra em um ponto avançadíssimo. Estou jogando e adorando, sem bugs nem nada do tipo. Inclusive partidas multiplayer.

Compre durante a pré-venda, receba uma cópia a mais, e obtenha acesso imediato à versão beta

Vale ressaltar que Frozen Synapse já se encontra em pré-venda, a partir de hoje, e se você comprá-lo durante a mesma, receberá imediatamente a versão beta, e poderá jogá-lo tranquilamente e desfrutar de tudo o que eu mencionei acima (e muito mais). Além disso, comprando durante a pré-venda, você ganha “na faixa” uma segunda cópia do game, a qual poderá dar a um amigo, por exemplo.

Para comprá-lo, clique no botão abaixo:

Frozen Synapse é um game de estratégia que causará problemas a quem aprecia o gênero: você não conseguirá largá-lo. 🙂

Assista ao trailer abaixo, e veja com seus próprios olhos:

Link direto para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=2lQQt4qc79Q

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest