A Two Tribes, desenvolvedora do game Toki Tori, me forneceu acesso à versão beta de seu novo game, RUSH, o qual será lançado em 03 de Dezembro de 2010, no Steam. Trata-se de um puzzle para quem adora quebrar a cabeça. E não estou brincando não. O game é muito desafiador, e você tem de pensar bastante para resolver todos os puzzles que lhe são apresentados no decorrer do gameplay. A dificuldade acaba logo no ínicio, e logo logo você se vê às voltas com problemas bem complicados de se resolver.

Em RUSH, nosso objetivo é conduzir blocos coloridos até seus respectivos “receptáculos”, ou “pontos de saída”, através de sinais/controles fornecidos pelo game. Tais sinais podem indicar uma direção, uma parada temporária, uma virada para a esquerda ou para a direita, etc. Existem também sinais/controles que teletransportam os blocos coloridos de um ponto a outro, e existem sinais que se parecem com esteiras, que também indicam uma direção e conduzem os blocos para a mesma.

Cada fase pode conter mais de um andar e diferentes configurações no tocante à forma, e tudo isto pode ajudar ou atrapalhar o gameplay. Vai de você aproveitar o que o game lhe apresenta no início de cada fase para bolar sua estratégia e conduzir os cubos coloridos em segurança. Sinais podem ser dispostos onde você bem entender, e no canto inferior esquerdo existe um botão que dá acesso a dicas, as quais são bem úteis naqueles momentos em que você se encontra totalmente perdido.

O game inicia com alguns pontos de partida indicando a direção para a qual os cubos irão se mover (você observa algo como cubos translúcidos se movendo) assim que você clicar no botão “start” (localizado no canto superior esquerdo). Você tem todo o tempo do mundo para planejar sua estratégia e “plantar” os diversos sinais (você pode escolher) nos locais que achar adequado, tendo em vista a perfeita condução dos blocos coloridos até os tais pontos de saída. Uma vez que você tenha clicado no botão que dá início à movimentação (start), todos os pontos de início começam a liberar os cubos, e estes então seguem conforme o traçado formado pelos obstáculos “naturais” existentes em cada fase, pois cada fase/tela conta com diferentes formações, e também levam, é claro, em consideração, os sinais que você posicionou, os respeitando perfeitamente.

Vale ressaltar que até mesmo muros podem ser utilizados por você na condução dos blocos, pois qualquer bloco colorido que se choque contra um muro automaticamente irá se voltar para o lado direito, e começará a andar nesta direção. Sabendo disso, é claro que podemos planejar estratégias as mais diversas, em conjunto com a utilização dos sinais. Cada fase somente termina quando todos os cubos coloridos são liberados e entregues em seus respectivos pontos de saída, respeitando sempre as cores.

Colisões também podem ocorrer, e neste caso você terá de reiniciar a fase. É para isto que servem os sinais de parada, aliás, e vale lembrar que a quantidade de sinais que você pode utilizar em cada fase é sempre limitada. Portanto, cuidado. O game conta com um breve tutorial inicial, que fornece seus princípios básicos, e também conta com fases bônus. São mais de 70 níveis que com certeza desafiarão as mentes dos amantes de puzzles.

A Two Tribes inseriu alguns puzzles muito interessantes em Toki Tori, e é claro que ela não poderia deixar de criar um game estilo puzzle também interessante e desafiador. RUSH é um game muito interessante. Você pode movimentar a câmera em qualquer direção, o que ao mesmo tempo facilita e complica a situação, pois em algumas fases você poderá ficar literalmente perdido com tantas direções, pontos de teletransporte e sinais posicionados ao mesmo tempo. Se você clicar no botão “start” e alguma colisão ocorrer, ou algum cubo se perder no vazio, não se preocupe: é possível reiniciar a fase.

Mas não se engane: o game é bem difícil. Mas quem aprecia um bom puzzle vai adorar. Rush foi lançado para o Nintendo Wii em 2009, através da WiiWare, e agora felizmente chega aos PC’s. Aguarde, pois em 03 de Dezembro ele será lançado no Steam. 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest