Este é um pequeno artigo que serve como “prelúdio”, digamos, para o review que estou escrevendo a respeito de Sol Survivor, no qual falarei muito mais a respeito do game. Incluirei também, neste review, um vídeo comentado, pois o game merece. Sol Surviror, título exclusivo para PC, me deixou tão extasiado, que resolvi escrever este pequeno “Hands On”, como uma “prévia” para o review. Ele está me oferecendo tanta diversão que, literalmente, não consegui me segurar: tive de escrever alguma coisa a seu respeito em paralelo ao review.

Sol Survivor é um indie game de estratégia muito interessante, lançado no Steam em Março de 2010 e desenvolvido pela Cadenza Interactive. É um game onde você combate hordas/ondas de robôs, os quais são desembarcados por naves  inimigas. Os inimigos, assim que desembarcam, partem para o ataque contra você e as colônias que você deve defender. Existe toda uma história por trás disso, muito bem desenvolvida, mas esta parte deixarei para o review.

Vale ressaltar que Sol Survivor é um game que a princípio assusta, mas conforme o gamer vai jogando, seguindo as instruções do tutorial, testando os controles e os diversos tipos de armamento disponíveis, esse susto se transforma em diversão e desafio, dois fatores primordiais em um game de estratégia. E a Cadenza Interactive conseguiu dosar muito bem a presença destes dois quesitos em seu ótimo game.

Para a sua defesa e das colônias, você conta com a ajuda de itens muito valiosos: torres que podem ser posicionadas no cenário. Existem diversos tipos de torres, equipadas com os mais diversos tipos de armas: lança-chamas, metralhadoras, canhões, shotguns, baterias anti-aéreas, etc. Além disso, você também conta com uma ajuda extra muito bem vinda, fornecida por satélites orbitando o planeta, os quais podem ser utilizados para despejar mísseis sobre os inimigos ou até mesmo para lançar um raio laser que pode ser direcionado de acordo com a sua necessidade no momento.

O gamer possui controle total sobre a câmera, em Sol Survivor, podendo rotacioná-la e incliná-la, além de ser possível utilizar um muito bem vindo zoom, o qual você pode controlar com o botão de scroll do mouse. Ao posicionar suas torres de defesa, você deve prestar bastante atenção no relevo do cenário, e fazer uso do mesmo de forma tal, por exemplo, que uma mesma torre consiga atingir inimigos vindos de diversos pontos e/ou atirar para diversas direções. Quanto melhor você planejar o posicionamento de suas torres, mais chances terá contra as sucessivas waves de inimigos.

Em Sol Survivor, exitem tutoriais que lhe fornecem as informações necessárias no início de cada fase, informações estas que são fornecidas pelo oficial executivo de sua escolha. Existem os locais de desembarque dos inimigos, e setas indicam o caminho que eles percorrerão até o objetivo, o qual você deve defender a qualquer custo. As ondas de inimigos são enviadas contra você muitas vezes a partir de mais de um ponto, e aí, você deve correr para construir suas torres de defesa sempre pensando no melhor posicionamento e no alcance e potência de cada uma delas, visando atingir o maior número de inimigos possível.

Tudo em Sol Survivor gira em torno da obtenção de recursos, seja por você, seja pelo inimigo. Você deve obter massa para construir suas torres, a qual é obtida através da destruição dos robôs inimigos. As armas em órbita demandam um certo tempo de recarregamento antes que possam ser utilizadas pela segunda vez, e assim por diante. A jogabilidade é precisa e fácil de se aprender: em poucos minutos você estará dominando totalmente os controles, e aí, o resto fica por conta de suas habilidades estratégicas.

Terminada cada série de waves, um relatório completo é exibido, e você pode, dependendo da situação, ser promovido. Além disso, entre uma missão e outra, são exibidas informações detalhadas a respeito do que você encontrará pela frente. Isto serve tanto para posicionar o jogador dentro do enredo do game quanto para dar uma idéia do que está por vir.

Ao jogar Sol Survivor, você pode observar refinarias espalhadas pelo cenário, unidades para geração de energia eólica, locais onde os inimigos irão desembarcar e as colônias que você deve defender. Tudo é muito polido e o gameplay flui de uma maneira fantástica. Tudo isto, aliado à liberdade que a câmera proporciona ao gamer, torna a criação das torres de defesa algo simples e prático.

Um game desta qualidade, que possui inclusive um modo multiplayer, além de um modo de jogo adicional chamado “Survivor”, vale muito mais do que apenas US$ 9,99. Se você aprecia games de estratégia, tower defense ou similares, Sol Survivor é para você, com certeza absoluta. Você irá se surpreender com com o game.

Não vou comentar muito mais a respeito de Sol Survivor neste “Hands On”, pois estou reservando a maior parte das informações para o review que estou escrevendo a respeito deste fantástico indie game, desenvolvido com muito esmero. Este é um indie game de altíssima qualidade: gráficos muito bonitos, temática futurista, enredo muito bem construído e uma trilha sonora que consegue passar ao jogador uma certa impressão de desolação durante o jogo. Muito apropriada, aliás.

O game da Cadenza Interactive pertence a um gênero que eu aprecio muito: estratégia. Aliás, já estou atrasado com meu review a respeito de Sol Survivor, e espero publicá-lo o quanto antes. Aguardem, pois este review está chegando.

E se este pequeno artigo serviu para atiçar a curiosidade de vocês, lembrem-se de que Sol Survivor pode ser comprado no Steam, através do link que postei no início do artigo, e também através do Impulse. Este jogo é um “must have” para quem gosta de games de estratégia. 🙂

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest