Acredito que vocês devem se lembrar do jogo Hard Reset (leia review), desenvolvido pelo estúdio polonês Flying Wild Hog e lançado para PC em 13 de Setembro de 2011. Hard Reset é um título que conta com gráficos muito bonitos e ação que ultrapassa o significado da palavra “frenética”. Dotado de um clima cyberpunk fantástico, o game é desafiador ao extremo, pois hordas de robôs insanos e extremamente violentos se lançam contra você quase que o tempo todo, muitas vezes parecendo verdadeiros “kamikazes cibernéticos”.

Ambientado em uma belíssima cidade chamada Bezoar, o primeiro game da Flying Wild Hog tem como protagonista o Major Fletcher. Um cara que sempre estará sozinho em meio a grande quantidade de robôs e à desolação que toma conta dos lugares por onde passa. Hard Reset foi muito elogiado justamente por sua dificuldade, seus belíssimos gráficos e pelo fato da experiência que ele proporciona ser muito old-school. Hard Reset é um FPS old-school revestido de uma “capa” extremamente moderna, digamos.

O jogador não conta, no game, com sistema de cobertura, com regeneração automática da energia vital e com outras coisas que estão presentes nos shooters atuais. Nem mesmo se agachar é possível, no título, o que torna cada simples encontro com uma horda de robôs um desafio e tanto. Além disso, somente duas armas estão à disposição do jogador: a CLN e a N.R.G. A CLN dispara projéteis normais, e a N.R.G. dispara cargas energéticas, sendo que ambas podem sofrer diversos upgrades, além de contarem com modos secundários de tiro.

É como se a irrealidade de se carregar um arsenal enorme nas costas tivesse sido substituída pela possibilidade de se carregar apenas duas armas. Uma delas é extremamente futurista e poderosa, é claro. Mas, ainda assim, temos apenas duas armas em mãos, em Hard Reset. Algo muito mais condizente com as capacidades de um humano normal. O jogo é fenomenal, e conta com gráficos fantásticos, vale sempre lembrar.

Além disso, o trabalho da Flying Wild Hog no jogo foi realmente fantástico. A empresa lançou seu primeiro título sem o apoio de nenhuma grande publisher, simplesmente com a “cara e a coragem”. É claro que ela conta, em sua equipe, com profissionais que já trabalharam em diversas empresas da área, como por exemplo na CD Projekt RED, na People Can Fly e na City Interactive. Mas ninguém pode negar que lançar um game deste porte de forma independente é uma façanha e tanto, principalmente sendo Hard Reset um jogo tão desafiador.

O mercado de jogos eletrônicos está abarrotado de jogos que facilitam as coisas para o jogador, e a Flying Wild Hog provou que ainda existe espaço para a criatividade, para se aproveitar e dar um upgrade no que os velhos games tinham de bom, para para tratar os jogadores com respeito, lançando updates gratuitos, e também para ouvir e agir em resposta a solicitações da comunidade.

Isto sem falar no fato de que o título mostra (mais uma vez) que indie game não é um gênero, e que a criação de um bom jogo independe da presença de uma grande publisher, de uma enorme equipe, etc. Aliás, dentre outras coisas, percebemos que a distribuição digital ainda não ganhou totalmente o coração dos jogadores e das desenvolvedores e publishers.

Mais uma prova do valor de Hard Reset é a Hard Reset: Extended Edition, versão que será lançada em caixa na América do Norte pela Kalypso Media, a qual firmou um acordo com a Flying Wild Hog. A Hard Reset: Extended Edition será lançada também para PC, em Março de 2012, e conterá diversos extras muito bacanas.

Trata-se de uma versão expandida e exclusiva, do game, a qual contará com cinco novos níveis, os quais representarão cerca de 2 horas extras de gameplay. Além disso, quatro novos inimigos e um novo chefe fazem parte da Hard Reset: Extended Edition, além de diversos novos itens que foram introduzidos no gameplay. A engine do jogo também foi atualizada, assim como diversos elementos da trama do jogo, e dois novos níveis foram inseridos no Survival Mode.

Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Flying Wild Hog para trazer um título tão emocionante e inovador aos nossos clientes. A equipe da Flying Wild Hog é conhecida por criar experiências excelentes, e estamos satisfeitos por expandir nosso catálogo de games com a Hard Reset: Extended Edtion“, disse Simon Hellwig, da Kalypso Media.

Bem que esta versão poderia ser lançada também em algum canal de distribuição digital, não? De qualquer forma, a Kalypso Media divulgou mais algumas novas screenshots da versão estendida de Hard Reset, as quais seguem abaixo e exibem alguns dos novos inimigos e ambientes presentes no game. As imagens são muito bonitas, e realmente dá vontade de comprar esta Extended Edition.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest