(Impressões) FIFA 13 – Voltando à série depois de 15 anos

Gostaria de dizer logo de início que não sou nenhum expert em jogos de futebol, portanto, não deixem de levar em consideração este fato ao lerem este artigo. Este artigo também conta com minhas impressões a respeito de elementos que já fazem parte da franquia há algum tempo. Ou seja, digamos que este seja o texto de alguém que após muito tempo (15 anos) voltou a encarar uma série com seriedade. Aliás, nem mesmo no mundo real sou muito ligado a futebol, e minha última experiência de verdade com um título deste gênero aconteceu entre os anos de 1996 a 1998, quando joguei (bastante) FIFA 97 em meu saudoso Sega Saturn.

FIFA 13

Tive contato com FIFA 11 e FIFA 12, mas por algum motivo estes dois não me empolgaram nem um pouco, e acabei os encostando muito rapidamente. Já com FIFA 13, está acontecendo algo bem estranho: estou adorando o jogo. Um dos motivos para isto, aliás, é a narração de Tiago Leifert e Caio Ribeiro, claro, em português do Brasil. Muita gente anda criticando a narração em pt-BR neste último título da famosa série de futebol da Electronic Arts, mas eu confesso que gostei. E muito.

Além disso, é importante ressaltar que FIFA 13 marca a volta do português do Brasil à série FIFA, da EA, fato que por si só deve ser motivo de comemoração. É mais um jogo e mais uma empresa que não deixam de prestigiar nosso país, o qual representa um enorme mercado. E, venhamos e convenhamos, errar um passe fazendo com que a bola saia de campo pela lateral e ouvir de Leifert a frase: “- Belo passe para a placa do patrocinador”, é algo muito bacana. Me lembro que quando ouvi esta frase, o patrocinador, se não me engano, foi mencionado, mas não me lembro do nome do mesmo, infelizmente.

FIFA 13

E as outras frases engraçadas que Tiago e Caio soltam durante as partidas, então? Frases como, por exemplo, “- Ele estava ali, na banheira, tomando banho e passando sabonete”, ajudam a quebrar um pouco a tensão causada, de repente, por uma semifinal, por exemplo. Jogo videogame desde que era pequeno, e confesso que nunca tive problemas com o inglês. Isto melhorou bastante, é claro, depois que cresci.

FIFA 13 Game FaceMas mesmo assim não abro mão da narração do FIFA 13 em pt-BR, mesmo com quaisquer falhas que ela possa conter, pela narração em inglês ou em português de Portugal. Aliás, também não abro mão da dublagem de Diablo III em pt-BR, nem tampouco da de F1 2012. É sempre muito bacana ouvir nosso idioma nativo enquanto jogamos um título que nos provoca muita diversão. E que dizer, então, de quem possui grandes problemas com inglês? Estes jogadores certamente devem estar bem felizes com tudo isto (ou pelo menos uma parte deles).

E por falar em FIFA 13, minhas primeiras impressões sobre ele são muito boas. Desde FIFA 97 não explorava um jogo da franquia com tanta sofreguidão. Diversos modos de jogo e recursos no último título da EA Sports, aliás, me lembram de um jogo de estratégia. O modo “FIFA Ultimate Team (FUT)” é simplesmente fantástico, e já ouvi dizer que desta vez fizeram de tudo para que os problemas ocorridos anteriormente aí sejam esquecidos.

Colecionar as tais “figurinhas” que na verdade são, também, jogadores que podem ser utilizados em seu clube, trocá-las, participar da Casa de Leilões e, de repente, vender algo de sua coleção por um valor muito superior àquele que você desembolsou, é sempre muito prazeroso. Acompanhar como andam os lances, então, pode provocar uma ansiedade enorme (ou uma enorme tristeza, caso ninguém se interesse por seus itens). Criar seu clube, praticamente do zero, é também muito legal. É como se estivéssemos dando os primeiros passos em um RTS, tendo de lidar com gerenciamento de recursos, produzindo unidades, etc.

FIFA 13

Seu elenco pode ser mais ou menos entrosado, o que se reflete, é claro, no desempenho do grupo em geral. Jogadores que possuem preferência por uma determinada posição podem não se sair muito bem em outras (e até se sentirem descontentes), e o entrosamento do seu time pode ser melhorado se você prestar atenção a este fato. Até mesmo a proximidade, em campo, com craques de mesma nacionalidade pode ajudar a melhorar o entrosamento. Achei tudo isto simplesmente sensacional.

Ter de lidar com finais de contratos (inclusive do treinador) também é algo muito interessante e que motiva bastante o jogador que não busca somente as partidas, principalmente quando isto impede você de jogar a próxima partida antes que tais problemas sejam resolvidos (além de jogadores com lesões sérias).

FIFA 13

Bem, meu clube ainda está no início. Ele se chama “Cimerios online” (é, o jogo não aceitou o acento, pois deveria ser “Cimérios“) e, por enquanto, só disputou uma partida na temporada online (mas anda se mexendo bastante no offline). Vale ressaltar que aqui você também ganha XP, além de moedas, as quais, é claro, são extremamente úteis (lembre-se da Casa de Leilões).

O modo “carreira” é outro negócio fora de série. Você assume o papel de um treinador iniciante que é inclusive mencionado em diversas notícias. Negociar a compra e a venda de jogadores com outros times, podendo inclusive recusar ofertas, “fazer cera” ou até mesmo enviar contra-propostas é outro elemento que me deixou com aquele gostinho de jogo de estratégia na boca (ou nas mãos, não sei).

FIFA 13

O desempenho de sua equipe é sempre ligado ao seu como treinador, é claro, e você não deixa de ser malhado pela imprensa caso seus jogadores façam feio em campo. A diretoria do clube também envia constantes e-mails, e também fornece dicas e informações a respeito de propostas de compra recebidas.

Claro, eles não deixam de dizer quando estão insatisfeitos com seu desempenho. Clubes que aceitam suas contra-propostas, clubes que recusam suas propostas dizendo que “tal jogador é para eles muito valioso”, ou que “o preço oferecido é muito baixo” também ajudam a formar um show bem bacana. Ah, você também pode topar com contra-propostas, é claro, quando o valor que pediu por um jogador está acima daquilo que outros clubes esperavam com ele gastar.

Você, como treinador, tem de conviver com um orçamento e também pode solicitar verba extra à diretoria. O modo “carreira” é um dos mais interessantes, em FIFA 13. Jogadores podem pedir uma chance a você, para jogarem na próxima partida, e eles também não deixam de agradecer, caso seus pedidos sejam atendidos.

Conforme seu progresso como treinador (no meu caso, peguei logo de cara o gigante Barcelona), você começa a receber contatos a respeito de possíveis empregos como treinador de seleções. Obviamente, espere por seleções fracas, no início, mas tudo é muito bacana, e a impressão que temos é a de imersão total no mundo do futebol.

FIFA 13

Os gráficos de FIFA 13 estão simplesmente espetaculares. Ainda não vou escrever a respeito da jogabilidade nem tampouco a respeito de outros detalhes mais profundos. Como disse, estas são minhas primeiras (e superficiais) impressões a respeito do jogo, e não pude deixar de notar o quão interessantes são os modos de jogo “FIFA Ultimate Team” e ”carreira”, e o quanto eles me lembram de um título de estratégia. Quem diria: eu, que raramente assisto a um jogo de futebol na vida real, me interessando por um jogo como FIFA 13 ao ponto de jogar mais de 2 horas seguidas.

Abaixo segue um vídeo de gameplay de um dos melhores momentos dos “Cimerios online”. O vídeo foi gravado através de recurso do próprio título, e o upload foi realizado para o “EA Sports Football Club”. Não sei ainda porque, mas tais vídeos não contam com áudio. Aliás, o sistema “Game Face” é fantástico (veja a imagem acima). Você pode realizar o upload de uma fotografia sua e deixar que o sistema a renderize. Claro, errei um pouco na determinação de alguns “pontos chave” solicitados pelo sistema, mas tudo bem.

Link para o vídeo:

http://www.ea.com/intl/football/videos/ugc/137827426

Poderá gostar também

10 Comments

  1. Futebol é outro gênero de jogo em que sou péssimo, assim como na vida real, mas o hype em cima da disputa FIFA/PES aguçou minha curiosidade, escutei no Amigos do Fórum (podcast do Kotaku-BR) que o FIFA está para o Forza, assim como o PES está para o Gran Turismo, não sei se todos concordam.

    Reply
    • @Hideki T,

      Olha, sou péssimo em futebol na vida real. Nem assistir partidas eu assisto. Aliás, nem gosto…rsrs :)

      Mas, olha, o FIFA 13 está me fazendo um bem danado. Que jogo! E esses modos manager, etc, são ainda mais divertidos, e fogem daquela mesmice de só disputar partida em cima de partida. Já em relação à comparação, cara, conheço pouquíssimo a série Forza, e nada de Gran Turismo. :D

      Reply
  2. Já eu, contrario a maioria feminina, pq adoro futebol :P

    Por enquanto vou ter que acreditar em vc, Marcos. Comprei o jogo na quinta.
    Tive tempo de jogar algumas partidas no modo Carreira. E ontem, fui agraciada com o falecimento do drive do meu xbox. Já estava meio ruinzinho, dando umas travadas. aí morreu de vez.

    Mas o pouco que joguei, eu gostei bastante. O modo carreira achei melhor que o Fifa 12. Tem mais coisa legal nele. Os objetivos da temporada por ex. E a comunicação entre seu jogador e o Tecnico também melhorou. Eu, comecei a carreira no meu querido tricolor paulista, e ja me jogaram na lista de emprestimo hehehe. Mas no meu primeiro jogo, fui tao bem que o tecnico me tirou de la.

    E a narração, é engraçada mesmo. e uma coisa que eu gostei muito é que a gente pode escolher em que lingua quer a narração. Coisa que o PES 2011, quando colocou o silvio luiz, nao deixava. Então se encher o saco, da pra mudar.

    Uma coisa que eu achei legal foi a Arena antes dos jogos. Que tem alguns objetivos que vc vai ganhando pontos (que eu ainda não sei pra que servem).

    Mas até agora eu gostei.

    Reply
    • @Fefa,

      Sério, Fefa? Nossa! Tenho uma sobrinha que é assim, também.

      Que droga o que aconteceu com seu console. Devia ter pego pra PC, hein? rsrs :)

      Eu gostei muito. Bem, estou gostando. Até já vendi uns itens bacanas na Casa de Leilão, e ganhei umas moedas. Eu gostei da narração. Realmente, quem não gostar do pt-BR, muda. Não tem motivo pra reclamar, né.

      Essa arena é onde a gente tem que fazer aquelas firulas, né? Vale pontos, etc? Eu achei legal. Creio, até, que tudo o que está ali tem dentro do menu de jogos de habilidade. Jogão. Pena você não ter pra PC. Podíamos disputar umas partidas. :)

      Reply
  3. @Marcos
    É sim, a Arena é aquela que aparece antes dos jogos. Não sei se esses desafios valendo pontos aparece em qualquer jogo pq eu só joguei o Carreira (Be a PRo), então era sempre com o meu jogador. Imagino que isso deve contar pra evolução do jogador.

    Eu achei que melhorou bastante o jogo. E não foi só uma atualização de equipes, como foi do Fifa 11 pro 12 basicamente.

    Reply
    • @Fefa,

      Achei aquilo muito bacana. Aliás, vendi agora há pouco na Casa de Leilões um jogador por 750 moedas de ouro…rs :)

      Achei legal também aquele lance de “podermos errar” nos passes com muito mais facilidade. Isso tornou a experiência bem mais realista, né?

      Reply
  4. @Marcos A.T.Silva, eu baixei a demo do Fifa 13 para o Xbox 360 e mal consegui dominar a bola, quanto mais levar perigo à área adversária, mas que o jogo está bonito, isso ele está.

    Você comentou que os Forza anteriores eram mais focados em simulação, achei o 4 muito acessível, bem arcade mesmo, as opções de tunagem estão lá, mas eu não me atrevo a mexer rs.

    Não sei se nas versão anteriores tinha uma opção para comprar veículos e tunagens, achei bem bacana isso, por 1000 créditos do jogo deixei meu Corvette, não me pergunte o modelo, ainda mais veloz sem precisar calibrar nada.

    Por falar em Forza, saiu hoje na Xbox Live a demo do Horizon totalmente em PT-BR, não sou de comprar jogo no lançamento mas estou pensando em abrir uma excessão rs.

    O jogo está sensacional e a qualidade da dublagem profissional, continua sendo um Forza, mas tiraram os carrões das pistas e jogaram na estrada.

    Ah, meu neto tem apenas dois anos, ainda não consegue brincar com o Kinect.

    Reply
    • @Hideki T,

      Poxa, eu já fiz um monte de gols, e olha que sou bem ruim de futebol…hehehehe Bem, eu tinha jogado (bem pouco) os anteriores (exceto o caso do 97), né. Tem isso também. :) Mas estou gostando, cara. Por incrível que pareça, acho que foi o que mais joguei nos últimos dias.

      Sobre o Forza, pelo que me lembro, eram sim. Mas esse novo, então, devem ter mudado bastante coisa. Que bacana. Vou tentar baixar a demo do Horizon. Sobre seu neto, 2 anos, cara? Que bacana! :)

      Daqui a pouco já vai estar detonando em Sonic, etc…rs

      Reply
  5. Sou fã de de FIFA desde o FIFA 98 que joguei no Playstation ed ai comprei muitos só pulei o 03 e o 06, aindanão comprei o 13, mas nao demorar muito tempo até que eu compre, só que agora tô juntando grana pro Need for speed most wanted, pro Assassin’s Creed III Liberation(Vita) e pra Resident Evil 6 que ja devia ter comprado mas onde compro ainda não chegou.

    Reply
    • @Edyr Faciola,

      Poxa, acompanhou quase que a franquia inteira, então. Olha, o 13 está simplesmente fenomenal, viu. :)

      Need for speed most wanted e o Assassin’s Creed III (no meu caso, para PC) são dois que também quero muito. Já o Resident Evil 6, dei uma boa desanimada. :(

      Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Real Football 2013: um jogo de futebol gratuito e bacana para iOS - [...] “capturado” pelos jogos de futebol. Primeiro foi o FIFA 13 para iOS. Depois foi o FIFA 13 no PC, que me …
  2. Lords of Football: tenha o mundo do futebol em suas mãos - [...] (e estranhamente) tenho me sentido muito atraído por jogos de futebol. Estou gostando até mesmo daqueles elementos que não …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>