A assessoria de imprensa da Square Enix no Brasil me enviou um código para o download de Hitman Absolution: Sniper Challenge, versão Xbox 360. Não sei se temos aqui um DLC ou um título standalone. Sei que trata-se de uma espécie de bônus oferecido a quem comprar Hitman: Absolution durante o período de pré-venda (em algumas lojas).

Um aquecimento para Hitman: Absolution, digamos, jogo que será lançado em 20 de Novembro de 2012, para PC, Xbox 360 e Playstation 3. Hitman Absolution: Sniper Challenge é um “desafio sniper”: você tem 15 minutos para assinar o alvo e o máximo de guarda-costas possível.

No jogo, o Agente 47 tem de assassinar Richard Strong Jr., CEO de uma fabricante de armamentos chamada Stallion Armaments. Tudo ocorre em Chicago, e o contratante deseja Strong Jr. morto juntamente com todos os seus protetores. Aparentemente, trata-se do “envio de uma mensagem”. Quanto mais seguranças forem mortos pelo 47, melhor. Existe inclusive um tempo limite para a realização da tarefa: 15 minutos.

Hitman: Absolution - Sniper Challenge

O 47 se posiciona em um prédio localizado bem em frente a uma cobertura onde uma festa está acontecendo, festa à qual Richard Strong Jr. logo chega, de helicóptero. Um dos elementos muito bacanas em Hitman Absolution: Sniper Challenge é que o jogador pode abordar a situação de diversas maneiras, e é possível “vencer”, também, muito rapidamente (claro, algumas arestas deverão ser aparadas depois): basta matar o figurão assim que ele descer do helicóptero. Claro, isto não é lá muito divertido, e o bacana mesmo é matar muitos guardas e deixar o CEO da Stallion Armaments por último, se possível.

Trata-se, é claro, de um desafio no qual agir com o máximo de cautela possível é imprescindível. O manuseio do rifle chega a ser um tanto quanto mais difícil do que em Sniper Elite V2, por exemplo. A mira “dança” loucamente, e para amenizar um pouco a situação podemos utilizar um recurso que é uma verdadeira faca de dois gumes. Ao pressionarmos o gatilho direito pela metade, o 47 meio que prende a respiração e a mira é estabilizada por alguns segundos.

Ocorre, entretanto, que é muito fácil “errarmos a mão” e pressionarmos o gatilho de uma vez. O controle é muito sensível, o que pode resultar em disparos desnecessários que, além de tudo, podem chamar bastante a atenção e colocar a missão em risco. É preciso muita cautela nestes momentos, mas vale lembrar que você também pode arriscar e atirar diretamente, pressionando o RT de uma vez. O scope da arma conta com 3 níveis de zoom, e o 47 pode inclusive utilizar uma espécie de “sexto sentido” para detectar guardas que se encontram atrás de muretas, paredes, vegetação, etc.

É extremamente interessante (e empolgante) começar a assassinar guardas que se encontram em pontos isolados da festa, matando-os em silêncio, digamos, valendo também lembrar que chamar a atenção tanto de outros membros da equipe de segurança quanto dos próprios participantes da festa (algo altamente indesejável) é extremamente fácil: mate alguém que se encontra no meio das pessoas e você se verá em maus lençóis.

Hitman Absolution: Sniper Challenge começa de forma espetacular, com uma música extremamente bonita, imponente e dramática, bem de acordo com o gélido personagem e sua profissão. Além disso, podemos observar toda a preparação do 47 e nos depararmos com momentos em que é necessário “dar um tempo”. A segurança de Richard Strong Jr. pode começar a suspeitar, e diversos níveis de alerta (searching, exposed, suspicious, etc) podem ser iniciados, e dependendo da situação, o chefão pode inclusive tentar fugir.

Obviamente você pode aproveitar até mesmo este momento da fuga para dar cabo do alvo, bem como dos guarda-costas que o acompanham. Tudo depende de sua abordagem, mas em minha opinião a diversão aqui está em agir friamente, da mesma maneira que um “47 de verdade” faria.

Não é difícil causar pânico entre os participantes da festa, que podem sair correndo gritando como loucos (também é possível matar civis inocentes, o que não é nada bom), e também é possível obter algumas melhorias para o personagem e seu equipamento, como por exemplo melhor controle da respiração (tudo isto será desbloqueado em Hitman: Absolution). Quando você é descoberto, os guardas podem começar a fugir, é claro, o que significa menos alvos, menos pontos e menos prêmios, casos eles consigam deixar o prédio.

O helicóptero permanece pronto para decolar o tempo todo, lembrando ao jogador que o tempo urge e que é preciso agir com precisão, rapidez e cuidado. Corpos podem também ser encontrados por outros membros da equipe de segurança, o que, é claro, demandará ainda mais cautela por parte do jogador. Em determinados momentos uma pausa pode ser essencial, apesar da pressão causada pelo contador localizado no canto inferior esquerdo da tela.

Richard Strong Jr. possui um total de 14 guarda-costas que devem ser eliminados. Matar todos eles e também seu chefe é uma tarefa bem difícil, mas é muito divertido perseguir este objetivo. Alvos podem ser mortos em movimento e também é possível atingi-los quando eles se encontram atrás de vidros, é claro.

A experiência como um todo é muito bacana, principalmente devido a seu fator replay bem alto. Temos aqui um desafio que pode ser jogado diversas vezes, de diversas formas diferentes. Este aquecimento para Hitman: Absolution é simplesmente fenomenal.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest