Um projeto muito interessante, chamado “Indie Game: The Movie“, foi iniciado em 18 de Maio de 2010. A empresa por trás do projeto é a Blink Works, especializada em produção de vídeos e responsável pela criação de projetos para o estado de Minnesota, nos Estados Unidos, além do desenvolvimento de vídeos para as mais diversas finalidades e instituições, como uma série para a rede canadense CBC, por exemplo. Isto sem falar nos projetos educativos desenvolvidos pela empresa.

Pois bem, a Blink Works  irá utilizar toda a sua experiência na criação de vídeos promocionais, comerciais, animação e pós-produção para levar adiante o “Indie Game: The Movie”.

Mas você deve estar se perguntando: o que é o “Indie Game: The Movie”? Bom, é um documentário sobre o processo de desenvolvimento de games. Sobre os desenvolvedores e suas profissões, e também sobre os games por eles criados.

O “Indie Games: The Movie” e a história por trás do projeto

Um dos integrantes do projeto, James Swirsky, o qual é o fundador da Blink Works, possui a independência “nas veias”, tendo atuado como um cineasta independente por um grande tempo. James é um gamer desde a época do Commodore 64, e foi também “games tester” na Electronic Arts. Ou seja, ele possui toda a experiência necessária para que o projeto dê certo: ele é gamer e cineasta. 🙂

O “Indie Game: The Movie” tentará mostrar o que há por trás dos games, através de uma análise de seus desenvolvedores. Aparentemente deixando de lado as tecnicidades, o filme será focado no lado humano do processo de desenvolvimento, e tentará, de alguma forma, detectar e exibir as conexões existentes entre o criador e sua obra.

O pessoal da Blink Works menciona que tiveram a idéia para o projeto após cobrirem a Game Developers Conference, em 2009, e também após desenvolverem um belo curta metragem com Alec Holowka, da Infinite Ammo. Para quem não sabe, o Alec é um dos responsáveis pelo belíssimo indie game Aquaria, o qual fez parte do “The Humble Indie Bundle”. Aquaria, vale ressaltar, é o resultado do trabalho de Alec e Derek Yu, os quais criaram a desenvolvedora Bit-Blot.

Bom, e do que o projeto precisa? De dinheiro, principalmente. O projeto será levado adiante se o pessoal conseguir arrecadar 15 mil dólares até 20 de Julho de 2010. Até o momento, 181 pessoas já contribuiram, e 8.337 dólares já foram arrecadados, ou seja, mais da metade, e isto em cerca de 2 dias. Tenho plena certeza de que o “Indie Game: The Movie” será realizado. Faltam ainda 61 dias, e você também pode contribuir, com qualquer valor a partir de 1 dólar. Para isto, basta clicar aqui.

Quem contribuir com valores entre 1 e 10 dólares, ajudará bastante ao pessoal. Contribuindo com valores a partir de 10 dólares, o nome do colaborador aparecerá no filme, nos agradecimentos especiais, e também no site do filme. Contribuindo com 30 dólares ou mais, além dos agradecimentos, você receberá um DVD do filme. São várias as “faixas de doação”, cada uma delas com “recompensas”, digamos, diferentes e crescentes. Se tudo der certo, o “Indie Games: The Movie” será lançado na primavera de 2011 (no nosso caso, no outono de 2011).

Finalizando

Iniciativas assim mostram a importância dos indie games e dos desenvolvedores independentes. Trata-se de um “nicho” de desenvolvimento que constantemente nos brinda com belíssimas surpresas. Os desenvolvedores independentes, muitas vezes, trabalham com pequenas equipes, ou muitas vezes, sozinhos.

Sinceramente (acho que já deu para notar 🙂 ), adoro indie games, e detesto quando vejo alguém depreciando o trabalho dos desenvolvedores independentes. É claro que, assim como na grande indústria de games, dos títulos AAA, etc, o cenário independente também, vez ou outra, recebe lançamentos não muito empolgantes, ou até mesmo sofríveis. Mas no geral, os resultados que observamos são quase sempre sensacionais.

O pessoal da Blink Works criou até um vídeo sobre o projeto, narrado por Edmund McMillen, o qual faz parte da Team Meat, empresa responsável pelo desenvolvimento do título Super Meat Boy, o qual será lançado em Agosto deste ano. Dê uma olhada no vídeo, logo abaixo:

Link direto para o vídeo:

http://vimeo.com/11826980

Pin It on Pinterest