O belíssimo side-scroller Insanely Twisted Shadow Planet, trabalho em conjunto da Fuel Cell Games e do artista Michel Gagné (Star Wars: Clone Wars, Scooby Doo (2001), Ratatouille, etc) será lançado para PC. Eu imaginava que isto aconteceria, mais cedo ou mais tarde. Este jogo é verdadeiramente surpreendente. Uma verdadeira obra de arte. Um jogo muito singular, também.

Desde 2010 Insanely Twisted Shadow Planet estava em minha mente. Seu primeiro trailer, as primeiras screenshots e informações divulgadas, bem como a arte de Michel Gagné, foram motivos mais do que suficientes para que eu ficasse sempre de olho em tudo o que era divulgado a respeito do título.

Foi com enorme prazer que pude analisar sua versão para Xbox 360 (XBLA – link acima), em 2011. E é também com enorme prazer que agora recebo a notícia de que o jogo será lançado para PC, através do Steam, em 17 de Abril de 2012, por US$ 14,99. Sua pré-venda será iniciada em 10 de Abril, e um desconto de 25% será oferecido, vale lembrar. O jogo também será vendido através do Games For Windows LIVE Marketplace, por 1200 Microsoft Points.

Insanely Twisted Shadow Planet é um título incrível. Trata-se de um jogo onde não existem diálogos, legendas, nem nada do tipo. Tudo é “explicado” ao jogador através de imagens. Imagens que “falam” muito, aliás, e jamais deixam o jogador na mão. Você sabe exatamente o que deve ser feito. Qual é a missão, digamos, devido ao enorme cuidado dos desenvolvedores ao criarem um “jogo sem palavras”, no qual idéias, conceitos, dicas e informações as mais diversas são transmitidas ao jogador de maneira muito diferente de outros games do gênero.

No controle de um pequeno disco voador que quase sempre parece minúsculo frente à grandiosidade dos ambientes e dos inimigos, o jogador tem de utilizar um scanner para analisar diversos itens do jogo, e também para receber informações (sempre sem palavras), a respeito da maneira correta de eliminar os inimigos e obstáculos. O jogo é repleto de criaturas e cenários realmente “de outro mundo”, e até mesmo sua parte sonora nos lembra a todo momento de que estamos em um mundo alienígena.

O disco voador pode receber diversos tipos de armas e acessórios, os quais o ajudarão em sua jornada. Um braço telescópico muito mais do que bem vindo é capaz de remover obstáculos, por exemplo, e o scanner também informa o jogador quando algum elemento do cenário é interativo. O scanner, aliás, é um acessório imprescindível. Puzzles muito diversificados também fazem parte da experiência, transformando o side-scroller em algo muito mais amplo e interessante.

O jogo de Michel Gagné e da Fuel Cell Games também conta com Puzzles realmente complexos. Em determinado momento, por exemplo, é necessário manipular algumas rochas de forma tal a fazer com que elas se aqueçam e atraiam um enxame de estranhas criaturas que impedem o acesso a um novo equipamento. É um jogo bacana demais. Um jogo que vai, com certeza, fazer bonito no PC. ITSP é uma obra prima. Lançado durante o Xbox Live Summer of Arcade 2011, eis que finalmente se aproxima o momento em que mais pessoas terão a chance de jogá-lo.

O jogo ganhou recentemente o prêmio “Best Debut Game”, na BAFTA, e o “Best Animated Video Game” na Annie Awards. Os criadores de ITSP, aliás, mencionam que a versão para PC do título conterá, além da campanha singleplayer e do modo cooperativo “Lantern”, o DLC “Shadow Hunters“, que foi lançado na Xbox Live em 12 de Outubro de 2011, por 5 dólares. Ou seja: mais uma vez um jogo antes exclusivo de um console chega ao PC através de uma “versão turbinada”. Bacana, não?

“Ver ITSP rodar no PC é um espetáculo, mas o que me deixa mais animado é finalmente ter ‘Shadow Hunters’ como parte do pacote principal. Sinto que o modo co-op não teve a chance que merecia, como um add-on separado, mas desta vez estou confiante“, disse Michel Gagné. “ITSP está em casa, nos poderosos PCs para jogos de hoje. Com maior resolução, controles aprimorados e dois modos multiplayer, nós verdadeiramente acreditamos que a versão para PC de ITSP é um pacote de grande valor“, disse Joe Olson.

Com o lançamento da versão para PC, a versão para Xbox 360 de Insanely Twisted Shadow Planet passará a custar 800 Microsoft Points (10 dólares); não foi informado, entretanto, se trata-se de um price drop ou de um desconto temporário. Mas este é um belíssimo jogo. Mais um ótimo título que chega ao PC e que, não tenho dúvidas, fará muito sucesso. Novamente.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest