Os jogos para dispositivos iOS que serão lançados como resultado do atual concurso “Make Something Unreal Live” serão baseados na série de livros de RPG Fighting Fantasy, criada por Steve Jackson e Ian Livingstone. A Epic Games e a Train2Game obtiveram os direitos para utilizar a série como base para os vindouros games.

A série Fighting Fantasy, que já possui 30 anos de existência, conta com mais de 70 livros, bem como diversos outros itens, como por exemplo revistas, jogos de tabuleiro, card games, etc. O atual “Make Something Unreal Live”, aliás, já conta com finalistas, e o concurso será concluído em tempo real, durante o Gadget Show Live 2012, em  Birmingham – UK, durante os dias 10 a 15 de Abril de 2012.

Através do concurso, quatro estúdios iniciantes lançarão seus primeiros jogos na App Store, na primavera de 2012 (no hemisfério norte). Conforme o acordo estabelecido entre a Epic, a Train2Game e os detentores dos direitos da série Fighting Fantasy, cada equipe deverá selecionar um livro da série como inspiração para seu game, sendo que os seguintes livros fazem parte do referido acordo: “The Warlock of Firetop Mountain”, “The Citadel of Chaos”, “Deathtrap Dungeon” e “Armies of Death”.

Cada equipe também deverá seguir as diretrizes da propriedade intelectual e também submeter seus trabalhos a análises de diversos profissionais da indústria de games, como por exemplo Tony Bickley, da Deep Red Studios, Mike Gamble, gerente de licenciamento da Epic Games para a Europa e Pete Hickman, da Mediatonic.

A conclusão deste concurso deverá ser fantástica, principalmente pelo fato de ocorrer em tempo real, com a presença, segundo a Epic, de mais de 100 mil pessoas. O momento em que cada uma das equipes revelar seus projetos será muito empolgante, creio eu, sendo que os organizadores do “Make Something Unreal Live” irão divulgar atualizações frequentes a respeito do estado em que se encontra cada projeto.

Todos os jogos em desenvolvimento durante o concurso utilizam a “Unreal Development Kit (UDK)“, a versão gratuita da Unreal Engine, a qual já foi instalada em mais de 1,2 milhões de computadores. A equipe vencedora ganhará uma licença da Unreal Engine 3 para iOS, vale ressaltar. Um prêmio e tanto, não?

Steve Jackson e eu estamos encantados em vermos nossos livros da série ‘Fighting Fantasy’ sendo desenvolvidos como games iOS por novas equipes de estudantes talentosos e entusiasmados. Será muito interessante ver como nossa IP será capturada e interpretada para a plataforma iOS. Esta competição é uma excelente maneira de mostrar o talento criativo de uma nova geração. A indústria de games está sempre em evolução e constantemente à procura de inovação em design e novas maneiras de jogar. Estou realmente ansioso para jogar um de meus livros como um game“, disse Ian Livingstone, co-criador da série.

Este tipo de concurso pode resultar em trabalhos fantásticos, sem contar com o fato de que representa um incentivo e tanto aos novos desenvolvedores, os quais voltarão para casa com uma engine fantástica que, sem sombra de dúvidas, os ajudará bastante nos próximos projetos. Além disso, esta ideia de fazer com que os novos games sejam baseados em uma série de livros foi sensacional: quem pode imaginar o que poderá ser criado? Como os desenvolvedores abordarão a franquia, e que tipo de games serão criados?

Vamos aguardar por mais informações.

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest