A Jagex, ou “Just About the Game Experience”, é uma desenvolvedora e publisher inglesa especializada na criação de MMO’s jogáveis através de browsers. A empresa também é responsável pelo famoso MMORPG gratuito RuneScape, bem como pelos ainda em desenvolvimento Stellar Dawn e Transformers MMO (uma parceria com a HASBRO, é claro, foi firmada). A empresa lança hoje um jogo gratuito muito interessante. Trata-se de um MMO free-to-play focado no público com até 12 anos, chamado Herotopia. O jogo poderá, além de divertir, ensinar a criançada a lidar com diversas situações complicadas que poderão ocorrer no dia a dia, como bullying, por exemplo.

Herotopia também promoverá grande interação entre os jogadores, e permitirá a exploração de diversas cidades no mundo, oferecendo assim chances para que as crianças saibam mais a respeito da história e da geografia do local em questão, por exemplo. A Jagex contou com a ajuda da Herotainment, LLC no desenvolvimento de Herotopia, empresa sediada em Nova Iorque e especializada no entretenimento infantil.

Herotopia oferece às crianças um mundo muito vivo e repleto de conteúdo e atividades. O jogo conta com um sistema de missões onde o jogador poderá conferir sempre o que deve ser feito, onde e quando. Diversas quests, mini-games e puzzles diários, os “Power Puzzles”, permitirão que a garotada teste sua criatividade, habilidades e conhecimentos.

Já no início do jogo é preciso que o gamer crie o seu super-herói, definindo itens tais como, por exemplo, sexo, estilo de cabelo, cor da pele, cor do cabelo, cor da máscara, etc. A impressão que se tem logo no início, é realmente de estarmos imersos em um MMO cujo foco são as crianças. Trata-se de um universo bem lúdico, repleto de cores e itens que remetem à infância. Durante o jogo, é possível conversar com outros jogadores, bastando para isso escolher a opção adequada e a pergunta/resposta correspondente em uma grande lista que é apresentada assim que a conversa se inicia. Tudo é feito utilizando os “Heromotes”: frases e palavras pré-definidas e animadas. Detalhe: tudo está em inglês.

Nova Iorque,  Beijing, Polo Norte e Paris são alguns dos locais que poderão ser visitados, e vale lembrar que cada super-herói, ou seja, cada personagem criado pelo jogador, terá seu próprio esconderijo. Todos sabemos que super-heróis são meio que presença constante na imaginação fértil de qualquer criança, e daí vem o fato de Herotopia reforçar tanto este detalhe. O esconderijo dos jogadores super-heróis poderá ser customizado conforme a vontade do dono, vale ressaltar. Herotopia permite que os jogadores criem seus heróis, desenvolvam os personagens e realizem as mais diversas missões, além de participarem de diversas atividades extras e instrutivas.

O jogo é gratuito, mas existe também a modalidade “All-Access Superhero Membership”, a qual, através do pagamento de US$ 5,95 mensais, oferece ao jogador ítens e vantagens especiais, tais como, por exemplo, a possibilidade de adquirir múltiplos veículos e superpoderes.

Sempre achei interessante essa idéia de desenvolver jogos voltados ao público infantil. Isto pode de repente fazer com que estes futuros adultos entendam melhor o mundo dos games posteriormente e, quem sabe, não se tornem jogadores que, por exemplo, xingam os oponentes quando perdem uma partida na Xbox Live. 🙂

Herotopia é repleto de cuidados no tocante a manter um ambiente saudável para as crianças, e avisa logo no início para os jogadores serem educados e jamais revelarem dados pessoais enquanto no jogo. Além disso, o jogo recebeu o prêmio “NAPPA Gold Award“, da NAPPA (National Parenting Publications Awards), o que deixa clara a preocupação dos desenvolvedores em criar e manter um ambiente saudável e enriquecedor para o público infantil.

Os gráficos do jogo são bem agradáveis, e crianças com até 12 anos podem muito bem ser extremamente cativadas pelo mesmo. Trata-se de um jogo online, onde há a presença de outros jogadores, “reais”, o ambiente e as missões são adequadas à idade e o melhor de tudo: para jogar não é necessário pagar, a não ser que o usuário deseje benefícios extras.

Veja abaixo mais algumas screenshots de Herotopia. Indique aos seus filhos, sobrinhos, etc: 🙂