A Kalypso Media e a bitComposer divulgaram mais informações a respeito de Jagged Alliance: Back in Action, incluindo o inovador sistema de combate “Plan & Go“. Este é o remake do famoso Jagged Alliance 2 lançado em 1999. Trata-se de um título de estratégia repleto de elementos interessantes e, devo dizer, instigantes. Jagged Alliance: Back in Action será lançado no segundo trimestre de 2012, para PC.

A história ocorrerá em uma ilha fictícia chamada Arulco, a qual sofre nas mãos de um ditador chamado Deidranna. O jogador deverá contratar mercenários (mais de 60 tipos de unidades estarão disponíveis) e lutar para reconquistar o território, zona a zona, pouco a pouco. Milícias locais também ajudarão, vale ressaltar. Os mercenários poderão ser enviados em missões as mais diversas, também. O sistema “Plan & Go” é muito interessante, e permite que o jogador alterne entre jogabilidade em tempo real e baseada em turnos, o que sem dúvidas fornecerá uma grande gama de opções táticas no campo de batalha.

Em relação ao sistema  “Plan & Go”, digamos que ele pode ser descrito como um “sistema de jogabilidade em tempo real com pausas”. Jagged Alliance: Back in Action é um game de estratégia em tempo real que pode ser “pausado” a qualquer momento. Durante estas pausas, entretanto, o jogador mantém o controle sobre todos os elementos do jogo, e pode inclusive realizar diversas ações e modificações, as quais entrarão em ação somente quando o jogo recomeçar.

Alguns outros jogos, como por exemplo Dragon Age: Origins, possuem sistemas semelhantes. O que faz a diferença neste remake de Jagged Alliance 2, entretanto, é a “timeline” de ação, a qual retém e lista todos os comandos emitidos pelo jogador durante o período de pausa. Enquanto em Baldur’s Gate, por exemplo, o jogador pausa o game para emitir uma ordem para o personagem, volta à ação e, dentro de pouco tempo, coloca o jogo em pausa por mais alguns momentos para emitir outra ordem, em Jagged Alliance: Back in Action é possível emitir uma série de ordens complexas e diferentes para diversos mercenários. Em pause, o título fica em uma espécie de “modo de planejamento”.

Isto com certeza permitirá um gameplay muito dinâmico. Combinar estratégia em tempo real com estratégia em turnos pode aumentar as possibilidades táticas e tornar o jogo bem mais interessante e desafiador. É interessante também o fato de que todas as ordens emitidas durante a pausa são listadas na “timeline” e também são exibidas na forma de marcadores, no cenário. Desta forma, o gamer pode sempre ter a exata noção de tudo o que ordenou. De quem irá fazer o que e onde.

É também interessante a incerteza inerente a este processo, pois somente após ativar novamente o modo em tempo real é que os resultados poderão ser conferidos. Cada um em seu devido tempo, é claro, dependendo da missão, do(s) mercenário(s), etc. Outro elemento interessante é a possibilidade de pausar o jogo novamente, sempre que algo sair errado. Assim, será sempre possível realizar os devidos ajustes na estratégia, e o jogador contará inclusive com a listagem de todos os comandos emitidos anteriormente.

Também será possível sincronizar diversas ações, em Jagged Alliance: Back in Action. Por exemplo, será possível utilizar o recurso de sombra de forma tal a fazer com que a base inimiga seja encoberta. Em seguida, você poderá dar início a uma emboscada, utilizando um mercenário para atacar um guarda. Ao mesmo tempo, um outro mercenário poderá sair do local onde se encontrava escondido para mirar em um inimigo.

Se você não desejar que o tal segundo mercenário abra fogo imediatamente, o que poderá, é claro, fazer com que os inimigos sintam que algo está errado (além de atrapalhar a vida do outro mercenário), você poderá simplesmente ligar os dois comandos de ataque. Assim, um dos mercenários automaticamente irá aguardar pelo outro, e somente dará início à ação quando o seu companheiro de equipe estiver pronto para iniciar a ação em sincronia.

Este título me parece muito promissor, e esta sincronização de ações poderá tornar o planejamento muito divertido. Fazer com que inimigos saiam para fora e ajustar pequenos detalhes em diversos locais do cenário, ao mesmo tempo em que movemos mercenários para diversas posições de forma extremamente discreta será fantástico, principalmente quando o possível ataque surpresa for iniciado.

É, o nicho dos jogos de estratégia também vive recebendo lançamentos interessantes e bonitos, além de divertidos. Jagged Alliance: Back in Action certamente será um verdadeiro item obrigatório na coleção de quem aprecia o gênero. É uma pena, entretanto, seu lançamento ocorrer somente em 2012. De qualquer forma, é melhor aguardar mais um pouco e contar com um possível jogo híbrido fantástico.

Veja abaixo mais algumas screenshots de Jagged Alliance: Back in Action, muitas delas exibindo diversos elementos e momentos do sistema “Plan & Go”:

 

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest