O GamersGate, outro sensacional serviço de distribuição digital de games, hoje lançou uma nova versão de seu site. O novo site, além de mais bonito, é muito mais leve e “clean”, digamos. Além disso, ele conta com alguns novos recursos muito interessantes, além de melhorias da usabilidade e na navegação. A busca por jogos sofreu grandes aperfeiçoamentos. Está mais rápida, e além de exibir sugestões conforme você vai digitando algum termo, ela também exibe itens correspondentes presentes em sua biblioteca no GamersGate.

As páginas dos games também foram totalmente redesenhadas. Além de mais bonitas e limpas, elas agora são carregadas de forma mais rápida, é claro, e também apresentam jogos relacionados ao título em questão. O botão “My Library” (Minha Biblioteca) agora fornece acesso não somente aos seus jogos. Você pode inserir seus jogos, conquistas e amigos em uma espécie de “prateleira”. É possível arrastar e soltar os ítens na tal prateleira, a qual lembra bastante a prateleira do GOG.

Os ítens de sua wishlist também são visualizados através da opção “My Shelf”, e podem também ser adicionados à prateleira. O mesmo pode ser feito em relação a amigos e “achievements”. Esta centralização ficou muito bacana, e agora o GamersGate conta com “achievements”, através da realização de diversas ações dentro do próprio site. Isto tem a ver com o nível de experiência de cada usuário, o qual agora é exibido no canto superior esquerdo.

Esta experiência pode fornecer descontos maiores em determinados games e/ou promoções, e eu fico aqui imaginando o que o GamersGate está preparando. É certo que algo mais virá, pois me parece que o site agora ficou muito mais social, além de alguns elementos sociais que já existiam no mesmo serem agora muito mais aparentes.

Existe também um “minion”, agora. Um ícone, digamos, que acompanhará as ações dos clientes dependendo de sua atividade, de suas compras e de suas preferências. Por exemplo, ao definir que você gosta mais de simuladores, você terá como “minion” o “NAPOLEON”, e isto poderá lhe fornecer descontos em jogos pertencentes aos gêneros “estratégia” e “simuladores”, além de guias. Estes ícones/avatares também poderão lhe oferecer descontos, bônus e ofertas especiais, vale ressaltar.

O “Game Tutor”, serviço adicional de suporte no qual os próprios usuários ajudam uns aos outros e recebem “Blue Coins” (moeda virtual do GamersGate, que pode ser utilizada para compra de games), foi aprimorado, e agora permite que diversos usuários ajudem um único gamer, por exemplo.

Me parece que o GamersGate ainda tem algo reservado. Algo escondido. Talvez isto tenha a ver com o “Paradox Connect“, ou não. Uma coisa é certa: o GamersGate é um serviço de distribuição digital que, para mim, só perde para o Steam. Muitos jogos, aliás, só consigo encontrar por lá, como Alpha Protocol, por exemplo (o qual esta semana esteve em promoção por menos de 5 dólares). Isto sem falar nos inúmeros indie games e games desconhecidos do grande público que o site “abriga”.

GamersGate FreeGames

O GamersGate também desenvolveu um sistema chamado GamersGate FreeGames. Trata-se de um “serviço” no qual qualquer pessoa poderá baixar e jogar games de forma totalmente gratuita. O serviço será mantido por anúncios exibidos antes do início dos jogos. Trata-se de uma “plataforma free-to-play suportada por anúncios”. Através do FreeGames, qualquer pessoa poderá jogar de graça, após visualizar uma curta publicidade antes do início do game. Faltam 41 dias para que o GamersGate FreeGames entre em operação de forma plena.

A publicidade será exibida assim que o jogo for iniciado, e cada usuário do sistema poderá incluir de 01 (um) a 05 (cinco) jogos gratuitos em sua conta. Isto tudo, entretanto, dependerá do relacionamento do jogador com o site, digamos. É claro que quem comprar mais games no site terá “mais slots” livres em sua conta.

Quando um jogo gratuito for selecionado, ele será atrelado à conta do jogador por 30 dias. Após este período, o gamer poderá escolher entre mantê-lo ou escolher algum outro (ou outros). Segundo o setor de desenvolvimento de negócios do GamersGate, este prazo de trinta dias poderá ainda ser revisto, e provavelmente o número de jogos disponibilizados gratuitamente, de início, fique em torno de 50 a 100. Mas é claro que este número aumentará bastante, gradualmente.

Infelizmente, entretanto, o GamersGate FreeGames estará disponível inicialmente apenas para usuários da Suécia e dos Estados Unidos. Mas o pessoal da empresa informa que novas regiões serão adicionadas rapidamente; tudo, é claro, dependendo da demanda e do interesse manifestados. Portanto, vamos todos nos cadastrar no sistema, para que o Brasil seja incluso. Basta informar seu e-mail no campo “Sign Up Here”. O serviço já se encontra em sua fase beta, vale lembrar.

Em relação aos jogos e a conexão à internet, o jogador somente deverá permanecer conectado por um breve momento, assim que iniciar o jogo, para a devida visualização da publicidade. Após isto, a conexão à internet não será mais necessária, a não ser nos casos de partidas multiplayer, é claro.

O “mundo” da distribuição digital fica cada vez mais competitivo. Eu não me importo nem um pouco em visualizar um rápido anúncio antes de jogar um game que me foi disponibilizado de graça. É uma pena que o serviço não esteja disponível para o Brasil logo de início, mas isto pode mudar.

Gosto muito do GamersGate, e vale lembrar que o site realiza promoções de jogos semanais, muitas vezes com semanas dedicadas a uma publisher em específico. Esta é a “Sega GamersGate Week”, por exemplo, e diversos títulos da publisher e desenvolvedora estão em promoção. Além disso, olha só que bacana: a GOTY Edition de Batman: Arkham está saindo por US$ 7,49. Imperdível, para quem ainda não jogou esta obra prima. O sistema de “Blue Coins” do GamersGate também é muito legal, e você ganha as tais moedas em todas as compras. Já “comprei” alguns games no site utilizando única e exclusivamente “Blue Coins”. Ajuda bastante. 🙂

Abaixo seguem 2 trailers. Um a respeito da “repaginada” do site, e outro a respeito do “GamersGate FreeGames”:

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=kHN9Grlt8o8&&hd=1

Link para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=lFCekuhNn5k&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest