Carmack

Co-fundador da lendária id Software e programador-chefe de franquias como Doom, Wolfenstein, Quake e RAGE, John D. Carmack anunciou ontem sua saída da desenvolvedora. O motivo seria sua mais nova empreitada como diretor técnico da Oculus VR, dona do projeto Oculus Rift. Carmack assumiu o cargo em agosto desse ano.

“John Carmack, que começou a adquirir grande interesse por outras coisas além do desenvolvimento de jogos na id Software, deixou o estúdio. Seu trabalho na id Tech 5 e nas tecnologias utilizadas atualmente está completo e sua saída não afetará os projetos atuais. Temos sorte de ter um grupo de programadores brilhantes que trabalharam com John e que manterão a tradição da id de criar grandes jogos com tecnologias de ponta. Como colegas de John por muitos anos, nós lhe desejamos boa sorte”, disse Tim Willits, diretor da id.

Carmack é uma lenda viva do PC. Além de ser responsável pela criação de jogos que representam o berço dos FPS modernos (como Quake, Doom e Wolfenstein), seu trabalho de programação contribuiu para o desenvolvimento de motores gráficos de ponta que permitiram algumas das maiores revoluções visuais na plataforma, tais como o lançamento de Doom 3, em 2004 — um dos jogos mais avançados à sua época. Carmack também é o fundador e engenheiro-chefe da Armadillo Aerospace, empresa aeroespacial focada na fabricação de motores de decolagem.

Nos resta aguardar para ver como a id Software lidará com a perda de um dos maiores cérebros da indústria de jogos. Ao menos, o projeto do Oculus Rift acaba de ganhar um aliado extremamente talentoso. Boa sorte, John!

Via PCGamesN.

Artur Carsten

Catarinense, amante da música eletrônica, estudante de medicina e jogador nas inexistentes horas vagas. Ocasionalmente, escreve artigos e coloca em dia a pilha interminável de jogos comprados em promoção no Steam. Já passou pelo Campo Minado, Continue, Guia do PC, Gemind e Oxygen e-Sports.

Twitter  

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest