A Microsoft lançou hoje, 01 de Fevereiro de 2012, o Kinect para Windows, equipamento que muita gente deve estar aguardando com ansiedade há algum tempo. O preço do novo sensor é US$ 249,00, e a versão 1.0 de seu SDK já está disponível para download. O Kinect para Windows já está começando a ser entregue pelos parceiros de distribuição da gigante de Redmond em 12 países, incluindo os Estados Unidos, é claro, e no final de 2012 o aparelho poderá também ser adquirido por US$ 149. Este preço especial, entretanto, é válido apenas para participantes do Qualified Educational Users.

O novo kit de desenvolvimento do Kinect para Windows conta com diversas melhorias em relação ao beta 2. Dentre elas, podemos mencionar, por exemplo:

  • Suporte para até 4 Kinects conectados ao mesmo computador;
  • Identificação de objetos localizados a pouca distância do sensor (40 centímetros);
  • Maior precisão no reconhecimento de voz;
  • Instalador pronto para uso comercial;

A Microsoft também tem a intenção de lançar updates para o SDK do equipamento entre duas a três vezes por ano, e mencionou que já está trabalhando no próximo lançamento. Infelizmente, não existe ainda previsão de lançamento do produto no Brasil. De qualquer maneira, é agora que eu aposto minhas fichas no Kinect. Empresas criarão os mais diversos softwares com suporte ao sensor, e nos PCs, finalmente, toda esta fantástica tecnologia poderá ser devidamente aproveitada.

Até mesmo jogos para PC poderão, é claro, fazer uso do Kinect para Windows, e muito provavelmente o Windows 8 seja o sistema operacional onde toda esta “mágica” acontecerá. Além disso, a Microsoft já mencionou o “programa comercial do Kinect para Windows”, e as possibilidades são muito grandes. O novo aparelho poderá ser utilizado nas mais diversas áreas: saúde e educação, por exemplo, são áreas que podem contar com aplicativos específicos fantásticos e com suporte ao Kinect.

Empresas como a Toyota, por exemplo, além de “mais de 25 das 500 maiores empresas listadas pela Revista Fortune“, já estão inclusas no programa piloto. É capaz até do sensor da Microsoft ser mais utilizado nos computadores do que no próprio console da empresa, uma vez que saindo do Xbox 360 temos todo um mundo de necessidades e ideias somente esperando por alguma empresa que torne tangível algo que pode fazer muita diferença para muita gente e não ter nada a ver com jogos eletrônicos.

É claro que o Kinect para Xbox 360 também é sensacional. Ocorre que, por enquanto, apenas jogos insossos, infantis e/ou sem graça foram lançados com o suporte a ele, e as tentativas de criar algo maior, até agora, são realmente tristes, vide o suporte a comandos de voz em Mass Effect 3.

Espero sinceramente que o Kinect para Windows mostre a que veio, e que dentro de pouco tempo possamos nos surpreender ainda mais com aplicativos fantásticos que poderão ser utilizados apenas com gestos e fala. E que, também, os jogos eletrônicos não sejam esquecidos.

(Com informações adicionais do Microsoft Insiders Brasil)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest