Kinect for Windows já está à venda no Brasil

Kinect for Windows

A Microsoft acaba de informar que o Kinect for Windows já se encontra disponível para compra no Brasil. O aparelho pode ser adquirido através do site da Brasoftware, e custa R$ 999,00. Vale lembrar aos desenvolvedores este preço inclui o hardware, o licenciamento e o software, o que permitirá, então, o desenvolvimento de aplicativos Windows com suporte ao sensor.

Minha opinião a respeito do Kinect, pelo menos até agora, é a de que ele poderá ser muito melhor utilizado fora da área dos jogos eletrônicos. Diversas empresas (mais de 25 das 500 maiores empresas listadas pela Revista Fortune, segundo a Microsoft) já estão trabalhando com o equipamento. Saúde, educação e inúmeras outras áreas poderão se beneficiar bastante destes aplicativos com suporte ao Kinect.

Bem, se futuramente jogos mais interessantes e criativos forem lançados com suporte a ele, também acho extremamente válido. Não tenho nada contra o equipamento, que fique bem claro. Só não gostei de nenhum dos “Kinect games” que vi até agora. Mas com o lançamento do Kinect for Windows é muito provável que em breve tenhamos ótimas notícias envolvendo o sensor, notícias, quem sabe, mencionando aplicações e funções que farão muito mais do que simplesmente solicitar buscas no Bing.

O SDK do Kinect for Windows já está disponível, e os desenvolvedores já podem usufruir de diversos recursos. A Microsoft, aliás, faz questão de frisar que este produto não é destinado a jogos. Vamos aguardar e torcer. Que o Kinect mostre logo seu potencial. O vídeo abaixo é muito bacana. Dê uma olhada:

Poderá gostar também

6 Comments

  1. Estou contigo Marcos! Tenho a mesma opinião e visão sua desde que o Kinect foi lançado. Agora acho que tem muito potencial nesse novo ramo!

    Reply
    • @FrankCastle,

      É, Diego, sempre tive comigo que o Kinect é fantástico. Mas não para jogos. Pelo menos, não vi nada de interessante lançado para ele, até agora. Agora, que empresas e profissionais de diversos ramos poderão fazer maravilhas com ele, não tenho dúvidas. Mal posso esperar pelas novidades. :)

      Reply
  2. A demonstração do Milo me deixou extasiado, pena que não passou disso, ficou na área do conceito.
    Em termos de jogos, os únicos que me agradaram foram os de dança, achei empolgante e compraria o Kinect se tivesse o Xbox 360, mas comprar o conjunto só por causa de um joguinho não vira.
    O Kinect for Windows é caro para o consumidor comum, é quase o preço do bundle console + sensor, se bem que esse não deve ser o alvo da Microsoft para esse produto.

    @Marcos A.T.Silva, desde que o Kinect foi anunciado, eu acreditava que o reconhecimento de voz seria a função que melhor se adequaria aos jogos tradicionais, nada dessa utopia de você ser o controle, mas um complemento do controle. Esse recurso, o reconhecimento de comandos por voz, está presente no Mass Effect 3 para Xbox 360, você chegou a testá-lo ou está jogando no PC?

    Reply
    • @Hideki T,

      Não sei, Hideki. Para o Xbox 360, até hoje, com os jogos que foram lançados, e o suporte a ele em jogos como Mass Effect 3, por exemplo, não vi vantagem no Kinect. Eu nem cheguei a comprar o aparelho. Não me interessei nem um pouco…rsrs :)

      Agora, no teu caso, com crianças, até que é uma boa. Mas, também, comprar por causa de um ou dois jogos, e pra usar eventualmente, acho que não vale a pena.

      @Marcio Neves Machado – RJ/RJ,

      Até que pensando no PC, eu até poderia me animar mais um pouquinho a testar o Kinect em um jogo…rsrsrs :)

      Reply
  3. Seria legal se os desenvolvedores que dão suporte para Kinect no XBox dessem suporte para PC também. Acredito que as bibliotecas seriam basicamente as mesmas, para a visão do desenvolvedor. Queria poder jogar um Splinter Cell: Blacklist dizendo “eu, psiu” para atrair um soldado para a morte :D

    Reply
  4. @Hideki T,
    É caro para PC porque ele não tem o mesmo subsídio custeado pelos jogos lançados para o mesmo que tem no XBox

    Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Texas Instruments trabalha em sensor de movimentos para PC - [...] joga no PC e sempre teve vontade de testar o Kinect no Windows? Ou, por exemplo, sente que sensores …

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>