Kinect for Windows

A Microsoft acaba de informar que o Kinect for Windows já se encontra disponível para compra no Brasil. O aparelho pode ser adquirido através do site da Brasoftware, e custa R$ 999,00. Vale lembrar aos desenvolvedores este preço inclui o hardware, o licenciamento e o software, o que permitirá, então, o desenvolvimento de aplicativos Windows com suporte ao sensor.

Minha opinião a respeito do Kinect, pelo menos até agora, é a de que ele poderá ser muito melhor utilizado fora da área dos jogos eletrônicos. Diversas empresas (mais de 25 das 500 maiores empresas listadas pela Revista Fortune, segundo a Microsoft) já estão trabalhando com o equipamento. Saúde, educação e inúmeras outras áreas poderão se beneficiar bastante destes aplicativos com suporte ao Kinect.

Bem, se futuramente jogos mais interessantes e criativos forem lançados com suporte a ele, também acho extremamente válido. Não tenho nada contra o equipamento, que fique bem claro. Só não gostei de nenhum dos “Kinect games” que vi até agora. Mas com o lançamento do Kinect for Windows é muito provável que em breve tenhamos ótimas notícias envolvendo o sensor, notícias, quem sabe, mencionando aplicações e funções que farão muito mais do que simplesmente solicitar buscas no Bing.

O SDK do Kinect for Windows já está disponível, e os desenvolvedores já podem usufruir de diversos recursos. A Microsoft, aliás, faz questão de frisar que este produto não é destinado a jogos. Vamos aguardar e torcer. Que o Kinect mostre logo seu potencial. O vídeo abaixo é muito bacana. Dê uma olhada:

Pin It on Pinterest