É, o mundo dos negócios tem dessas coisas mesmo. E a Microsoft, em se tratando de games, de sua plataforma e com a ajuda fenomenal da Xbox Live, acaba obtendo um poder enorme, e muitas vezes dita as regras do “jogo”. O aguardadíssimo XBLA Lara Croft and the Guardian of Light, que fará parte do Summer of Arcade 2010, será um exclusivo do Xbox 360. Por 4 semanas. Ou seja, o game será lançado na Xbox Live em 18 de Agosto de 2010, o que significa que ele somente será lançado na PSN e para PC em 15 de setembro.

Isto tudo se deve a uma exigência da Microsoft. Para participar do Summer of Arcade de 2010, a Crystal Dynamics teve que concordar com uma exclusividade temporária. É claro que a desenvolvedora, que não é boba nem nada, com certeza, concordou com isto com o maior prazer, pois sabe do enorme potencial da Xbox Live, e sabe que durante o Summer of Arcade seu game venderá muito. Muitíssimo. Aliás, mesmo não fazendo parte do Summer of Arcade, acredito que ele venderia bem. Imaginem, então, fazendo parte deste evento anual promovido pela Microsoft, que já lançou obras primas como Trials HD e Shadow Complex e coloca os títulos participantes em grande evidência?

Eu confesso que não sou partidário de exclusividades. Gosto de ver games lançados para  todas as plataformas. Adoraria jogar LittleBigPlanet no meu Xbox 360, e ainda não sei bem o porquê não comprei o DLC Trials of St. Lucia, para Dante’s Inferno, pois adoro criar, desenvolver, etc. Bom, digressões à parte, é uma pena que os pc gamers e os donos de um Playstation 3 tenham de esperar um mês para poderem jogar Lara Croft and the Guardian of Light. Mas, de qualquer forma, isto se deve apenas a um acordo realizado entre duas (ou mais) empresas, visando, é claro, melhores receitas e vantagens sobre os concorrentes.

Somos gamers, mas não dá para esquecer de que quem desenvolve e distribui os games são empresas. De qualquer forma, não vou negar que me sinto feliz por saber que não terei de esperar para jogar o XBLA. Isto não significa, entretanto, que eu aprecie este tipo de coisa. Mas, é a vida. 🙂

(Via: Joystiq)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest