Ultimamente (e estranhamente) tenho me sentido muito atraído por jogos de futebol. Estou gostando até mesmo daqueles elementos que não têm a ver com a bola em campo, com o controle dos jogadores. Gerenciamento das equipes e dos jogadores, alterações, contratos, Casa de Leilões (é, estou falando do Ultimate Team no FIFA 13), etc.

Curiosamente, recebi nos últimos dias um press release a respeito de um jogo chamado Lords of Football, e gostei muito do que vi e li. O título, em desenvolvimento pela italiana Geniaware, segue mais o estilo de franquias consagradas como, por exemplo, Football Manager.

Lords of Football

Com o slogan “Você é tão bom treinador como pensa? Agora poderá demonstrá-lo em tempo real!“, a Geniaware promete nos entregar um simulador extremamente realista e bonito, o qual permitirá que os jogadores possam sentir e imergir no estilo de vida do mundo do futebol com grande nível de detalhes (incluindo vários aspectos da vida dos jogadores, desde suas vidas noturnas até tudo o que estiver relacionado com o programa de treinamento semanal).

Em Lords of Football não assumiremos o papel de nenhum jogador. Seremos, isto sim, os responsáveis técnicos. Os treinadores. Poderemos dar diversas ordens e gerenciar vários aspectos do time, tudo em tempo real, visando, é claro, vitórias e mais vitórias. Lords of Football contará com um motor gráfico 3D totalmente único, e oferecerá grande liberdade aos treinadores virtuais.

O jogador poderá, por exemplo, ordenar que a marcação seja realizada mais perto de um jogador, e inúmeras instruções, segundo a desenvolvedora, poderão ser dadas durante cada partida. Estádios com milhares de fãs gritando de felicidade ou até mesmo detonando o treinador (no caso, o jogador) também farão parte da experiência, e estas situações também poderão funcionar, é claro, como um incentivo a mais.

Cada jogador de Lords of Football terá a oportunidade de demonstrar sua própria visão de jogo, inclusive saindo da bancada e dando dezenas de comandos a seus jogadores. O jogo poderá ser colocado em pausa a qualquer momento, e através de uma interface específica, a partida como um todo ou a jogada em questão poderão ser analisadas em detalhes. Planos poderão então ser traçados e ordens poderão ser dadas a cada um dos jogadores. Ordens diferentes, vale ressaltar.

Organizar contra-ataques, tentar obter o controle do meio campo, melhorar a defesa, marcar adversários, etc. O jogo oferecerá controle total aos treinadores, ou melhor, aos “Deuses do Futebol” (afinal, o poder dado ao jogador aqui parece ser imenso). Claro: o jogo prima também pelo realismo, ou seja, nem sempre uma ordem será cumprida a contento. Cada jogador responderá de uma maneira diferente, dependendo de suas capacidades, habilidades, treinamento, etc.

O desenvolvimento do jogo conta com a orientação do treinador italiano Gianluca Vialli, e ele será lançado para PC durante o quarto trimestre de 2012. A Geniaware ainda afirma que o título será o único “onde o que se passa no campo está diretamente relacionado com o que se passa fora dele“.

Lords of Football

Após receber o press release, fiquei extremamente curioso, e resolvi buscar por mais informações antes de publicar a respeito. Enviei, então, algumas perguntas ao pessoal da assessoria de imprensa da desenvolvedora, e abaixo seguem as respostas, respondidas pelo pessoal da Geniaware:

1) XboxPlus: Lords of Football é o primeiro game de uma nova franquia?

Geniaware: Sim, Lords of Football foi desenvolvido com o propósito de tornar possível a produção de sequências, DLCs, pacotes de expansão e add-ons, bem como aplicativos auxiliares em outros aparelhos. Estamos muito entusiasmados com o futuro de Lords of Football, pois as possibilidades parecem infinitas!

2) XboxPlus: O jogo será lançado em outros idiomas? Em caso afirmativo, também em pt-PT, pt-BR, etc?

Geniaware: Sim, o game será lançado localizado em pt-PT.  Ainda estamos pesquisando o mercado para lançá-lo também em pt-BR. Não posso confirmar nada agora, mas estamos trabalhando para lançar também a versão brasileira. Gostaríamos muito.

3) XboxPlus: O jogo será lançado no Steam ou no Brasil? Vocês poderiam comentar mais a respeito, por favor?

Geniaware: O objetivo é lançar o jogo no Steam e também em outras plataformas de distribuição digital; é claro que isto está sujeito a mudanças, dependendo também de nossa opção ou não por uma parceria com uma publisher.

4) XboxPlus: Os desenvolvedores do jogo pretendem competir com as franquias FIFA e PES?

Geniaware: Não, FIFA e PES são jogos  fantásticos, e Lords of Football não se parece com eles. Para os iniciantes, Lords of Football não é um jogo de ação, e você não joga como um jogador de futebol, mas como um Deus de seu mundo de futebol, controlando muitos jogadores para criar a equipe de maior sucesso. Lords of Football será um grande produto complementar que ficará muito bem ao lado de FIFA e PES!

Parece bem promissor, não? Assista abaixo ao teaser trailer do jogo:

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest