Há alguns dias atrás começaram a circular pela internet alguns rumores a respeito da data de lançamento dos sucessores do Xbox 360 e do Playstation 3. Como todos sabemos, a indústria dos jogos eletrônicos, incluindo aqui as fabricantes de consoles, possui a companhia sempre presente de outra “indústria”: a dos rumores e especulações. Muitas vezes, basta o vazamento de uma simples imagem para que analistas de mercado iniciem, então, um falatório incessante e realizado de maneira tal que a impressão que temos é a de que eles possuem provas cabais em mãos, a respeito do “objeto” em questão.

Os rumores da semana passada mencionavam um possível lançamento dos sucessores dos consoles da Sony e da Microsoft no final de 2012. Uma fonte anônima chegou a mencionar que a Ubisoft Montreal até já tinha em mãos os “devkits” do próximo Xbox. A Electronic Arts também foi incluída no “bolo” e a mesma fonte também mencionou que um determinado estúdio da Sony havia parado de desenvolver jogos para o PS3, e estaria totalmente focado no desenvolvimento de games para o próximo console da gigante japonesa.

Esta semana, porém, o analista Michael Pachter, da Wedbush Securities, disse diversas coisas ao site Industrygamers, e inclusive mencionou que não acredita em um novo console da Microsoft antes de 2014.

Pachter, no entanto, acredita que a Microsoft está se preparando para lançar um Xbox 360 atualizado, o que é bem diferente de um novo console, é claro. Quais seriam estas atualizações, e qual seria o impacto das mesmas para os jogadores, entretanto, continua sendo uma incógnita. O próprio lançamento deste Xbox 360 atualizado também é algo com o qual ainda não podemos contar, em minha opinião.

Esses rumores são tolos. A Microsoft ainda está vendendo uma tonelada de Xbox 360, e eles não irão substituir os existentes até que as vendas comecem a diminuir. Acho que os rumores são baseados em vazamentos sobre como modificar o atual Xbox 360 para permitir que ele rode o Windows 8. Eu espero um novo modelo do Xbox 360 no final de 2012, mas não acho que veremos um console da Microsoft completamente novo até 2014“, disse Michael Pachter.

Acho que o Pachter tem toda a razão. É claro que este novo console da Microsoft pode chegar um pouco antes. Em 2013, talvez. Mas duvido muito que ele chegue no próximo ano, assim como duvido que vejamos um novo Playstation em 2012. Até mesmo Todd Howard, diretor de The Elder Scrolls V: Skyrim, acredita na chegada dos novos consoles apenas em 2014: “Acho que os consumidores estão felizes com os atuais, há muita coisa que você pode fazer com eles“.

As palavras de Todd Howard vão de encontro às de Yves Jacquier, diretor executivo de serviços de produção da Ubisoft Montreal, o qual mostrou insatisfação com o atual hardware dos consoles de “última geração”, dizendo que “é um desafio para os engenheiros fornecer gráficos bonitos, boa IA e bons sons com uma quantidade muito pequena de memória e tempo de computação.

Acredito que tudo isto é besteira, pelo menos por enquanto. Não temos nada concreto em mãos, tanto a Microsoft quanto a Sony não mencionaram nada a respeito de novos consoles em 2012 e, como disse o próprio analista da Wedbush Securities, o Xbox 360 ainda vende muito. Sua recente redução de preço no Brasil, aliás, foi algo que certamente permitiu a introdução de diversos novos jogadores brasileiros na atual geração de consoles, os quais passarão a consumir novos jogos, assinarão a Live, etc. O Xbox 360 ainda está “tinindo”, digamos.

Segundo o VGChartz, o Xbox 360 realmente vai muito bem, e detém neste momento 28,6% do mercado de consoles de última geração. Se desconsiderarmos aqui o Nintendo Wii por razão óbvias, bem como os consoles portáteis, a coisa fica melhor ainda. Não creio em uma próxima geração em 2012, e além disso, esta nova geração ainda terá de contar com atrativos que pelo menos tentem atrair os PC gamers, o que acho bem difícil. Isto sem falar na questão dos gráficos.

Existe também a questão dos preços. Hoje paga-se cerca de 100 reais (ou menos) por um jogo original para PC, enquanto sua versão para consoles muitas vezes pode chegar à casa dos R$ 200,00. Existem diversos projetos que tentam mudar esta realidade, como o Jogo Justo, por exemplo, o qual é muito bacana. Entretanto, mesmo com todo este belo horizonte que começa a se descortinar frente a nossos olhos, uma nova geração de consoles em 2012 seria desnecessária.

O Playstation 3 e o Xbox 360 ainda podem fornecer experiências sensacionais, e a Xbox Live, por exemplo, é um dos elementos que contribuem para o sucesso do Xbox 360. Rumores vão e vem. Eles podem chegar com estrondo, mas quase sempre vão embora levados levemente pelo vento. Enquanto isso, estamos nós, aqui, observando tudo. Eu, aliás, com um leve sorriso no rosto, não nego.

(Via: ComputerAndVideogames)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest