Há alguns dias atrás publiquei a respeito da pré-venda de Afterfall: InSanity, survival horror da Nicolas Games. Algumas coisas não ficaram muito bem esclarecidas em relação à campanha “Afterfall: InSanity $1 pre-order“, e acabei de receber um novo press release que as esclarece formalmente, digamos. O jogo se encontra em pré-venda, por 1 dólar, e a Nicolas Games assinou um acordo com a Anistia Internacional, através do qual a mesma receberá os devidos montantes oriundos da campanha.

A demo de Afterfall: InSanity será lançada em 15 de Novembro, e o game completo em 25 de Novembro de 2011. Até este momento foram vendidas 17.350 cópias do jogo, através de seu site oficial. Acredito que a meta de 10 milhões de cópias não será atingida, mas é sempre muito bom esclarecermos as coisas.

As regras de compartilhamento das receitas nos casos de “meta cumprida” e “meta não cumprida” continuam valendo, aliás: se 10 milhões de cópias forem vendidas, a Anistia Internacional receberá 10% do valor arrecadado. Em caso contrário, todo o dinheiro vai para a caridade. Vale lembrar que o jogo custará US$ 33,90, já com 1 dólar de desconto para quem participou da “Afterfall: InSanity $1 pre-order”.

Na semana passada nós iniciamos a pré-venda de Afterfall: InSanity, e recebemos um feedback absolutamente incrível sobre a campanha. Queríamos fazer algo especial com este game. Doando os rendimentos da campanha ‘Afterfall: InSanity $1 pre-order’ para a Anistia Internacional, nós podemos contribuir para a defesa dos direitos humanos e, deste modo, sermos parte de algo extraordinário“, disse Tomasz Majka, CEO da Nicolas Games.

Vale lembrar também que quem participou da campanha, ou seja, quem comprou “Afterfall: InSanity” durante a pré-venda, por 1 dólar, receberá gratuitamente a trilha sonora do jogo, caso complete a compra. Isto independerá da meta de 10 milhões de cópias ser atingida ou não.

De tudo isto, o que posso dizer é que o que a princípio ficou confuso, agora está totalmente claro. Não acredito de forma alguma em má fé por parte da Nicolas Games, muito pelo contrário. Esta campanha também pode servir para chamar a atenção da indústria de jogos eletrônicos como um todo, e para mostrar que muita gente está disposta a dar início a ações diferentes e, de certa forma, bem chamativas. Esta campanha pode mostrar que os pequenos também podem realizar coisas grandes. Que pequenas empresas podem cobrar valores justos por seus jogos, da mesma forma que muitas grandes cobram valores absurdos por títulos muitas vezes sem valor algum.

Me pergunto o quanto será arrecadado até o final da campanha, e espero que a Nicolas Games e a Anistia Internacional consigam se sair bem. Coisas assim são difíceis de se ver neste nosso atual “mundo gamer ultra capitalista”, onde paga-se quase sempre muito por pouco. Mesmo custando US$ 33,90 (ou US$ 34,90), Afterfall: InSanity não deve ser considerado caro sem que o experimentemos, pelo menos. Aliás, acredito que se trata de um grande game.

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