Aquilo que eu temia será uma realidade em Mass Effect 3. A EA confirmou hoje a presença de um modo multiplayer no título da BioWare. A empresa também forneceu mais detalhes a respeito do “Mass Effect 3: Galaxy at War system”, sistema que faz parte disto tudo. É, Mass Effect 3 terá um modo multiplayer. Ponto.

Segundo a Electronic Arts, a luta contra os Reapers acontecerá tanto na campanha singleplayer do game quanto em uma “suíte de games e aplicações Mass Effect”. O mais estranho (pelo menos para mim, cuja simples hipótese de um modo multiplayer em ME3 soa de maneira extremamente ruim) é que, aparentemente, haverá uma espécie de “amizade” entre os módulos singleplayer e multiplayer do jogo. O progresso obtido em cada um dos componentes do “sistema”, incluindo o novo modo multiplayer, irá afetar a campanha principal singleplayer.

O sistema Galaxy at War deverá ser ativado através de um código encontrado em cada cópia de Mass Effect 3, e também poderá ser comprado separadamente. Mass Effect 3 suportará gameplay cooperativo para até 4 jogadores, e neste modo os jogadores farão parte de uma força especial que é enviada para “proteger recursos e ativos que podem ajudar no esforço de guerra contra os Reapers“. Que coisa simplista, não? Além disso, o jogador poderá escolher uma dentre seis classes, e também será possível escolher a raça do personagem:  Humano, Krogan, Asari, Salarian, Turian, etc. O que virá depois? Mass Effect MMO?

Parece que substituíram a Cerberus Network pelo tal do Galaxy at War, o qual, entretanto, é realmente amedrontador. Pelo menos para quem admira a série pelo seu profundo universo e pela enorme imersão que proporciona. A Electronic Arts também menciona que o multiplayer e todos os componentes do Mass Effect 3: Galaxy at War, além de “fornecerem modos alternativos para os jogadores empreenderem a guerra final contra os Reapers“, conectarão os jogadores a suas respectivas contas junto à BioWare Social Network. Assim, eles poderão “ficar atualizados a respeito das últimas novidades a respeito de Mass Effect 3 e obter acesso a DLC’s e add-ons“. Não digo nada se o tal Mass Effect MMO não for lançado entre 2012 – 2013.

O tema da guerra galática em Mass Effect 3 nos apresenta a oportunidade perfeita para introduzir o multiplayer na série Mass Effect. O Multiplayer não somente exibe surpreendentes opções de combate e customização, mas também dará aos jogadores outro modo de ajudar nos esforços de guerra contra os Reapers no evento principal – a campanha singleplayer“, disse Casey Hudson, produtor executivo da série Mass Effect.

Pode ser mesmo que, mesmo com a presença do multiplayer, Mass Effect 3 contenha uma campanha fantástica e represente o final de uma saga maravilhosa e profunda ao extremo, pois o sucesso e/ou a qualidade de um modo de jogo pode não invalidar o outro, e vice-versa. Pode ser que ME3 seja um dos melhores jogos de 2011. Pode ser que ele seja o melhor título da trilogia. Pode até mesmo ser que a presença de um modo multiplayer no game não seja tão ruim assim. Mas, mesmo assim, não vejo muito sentido no mesmo. Aliás, não sei porque vários títulos antes unicamente singleplayer aderem ao multiplayer (obra de suas desenvolvedoras e/ou publicadoras, é claro).

Me parece, aliás, que este é o primeiro passo para um MMO cujos alicerces serão a fantástica série que tanto amamos e que tantas horas de prazer solitário nos proporcionou. Para mim a “quase-certeza” de que haverá um Mass Effect MMO e que ME3 conteria um modo multiplayer surgiu quando li algumas das frases proferidas por Casey Hudson, principalmente quando ele falou, por exemplo, em “sentido” para jogar Mass Effect com nossos amigos.

Posso encontrar sentido em várias coisas, e em outras não. É claro que muitos irão adorar tudo isto, e muitos não. O futuro dirá, entretanto, se o multiplayer e toda esta prometida experiência online serão benéficos para a série ou não. De qualquer forma, o que me interessa em Mass Effect 3 é sua trama. O final da luta. Um título que me cause lágrimas. De alegria, e não de tristeza.

Abaixo você confere um trailer anunciando o multiplayer em Mass Effect 3. Não vejo o modo multiplayer como uma “ajuda ao Shepard”. E você?

Link para o vídeo em 720p:

http://www.youtube.com/watch?v=w4wVfrbX_qA&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest