A Microsoft melhorou um pouco as regras para indie games na Xbox Live Indie Games. Trata-se de algo muito legal, é claro, principalmente após a introdução da nova dashboard, a qual meio que dificultou o acesso aos indie games para Xbox 360. A partir de agora, os indie games podem “pesar” até 500 MB, ao invés do limite anterior, que era de apenas 150 MB.

Os desenvolvedores independentes a partir de agora também podem cobrar o preço mínimo de 80 Microsoft Points por jogos com até 150 MB (antes, este preço podia ser aplicado a games com até 50 MB). Isto sem falar que agora os desenvolvedores independentes também podem lançar até 20 jogos no canal.

É óbvio que este afrouxamento nas regras é muito mais do que bem vindo, mas eu acho um tanto quanto estranho, por exemplo, definir-se uma faixa de preço de acordo com o tamanho dos jogos. Como se “tamanho fosse documento”. Como se o fato de um jogo pesar 500 MB, por exemplo, fosse prova inegável de sua qualidade, talvez.

Aliás, o XBLIG I MAED A GAM3 W1TH Z0MB1ES 1N IT!!!1 custa apenas 1 dólar, possui cerca de 13 MB, é divertidíssimo e já vendeu muito. Sua desenvolvedora, a Ska Studios, também é responsável por alguns outros jogos muito interessantes. Um deles, ZP2KX: Zombies & Pterodactyls!, também custa 1 dólar, e pesa pouco mais de 50 MB.

Acredito que estas políticas de preços da Microsoft no tocante aos jogos independentes é um tanto quanto desproporcional, e desconsidera a obra em si, levando em consideração apenas questões técnicas que, muitas vezes, são irrelevantes (como o tamanho de um jogo, por exemplo). Uma porcaria pode pesar 1 GB e um ótimo jogo pode possuir apenas 100 MB, e nada disto é levado em conta pela Microsoft na Xbox Live.

Talvez eu esteja sendo um pouco chato, aqui, mas acredito que a Microsoft deveria relaxar um pouco mais estas regras todas, e não obrigar desenvolvedores a cobrarem por seus jogos preços que talvez eles não desejassem. O próprio Braid, por exemplo, custa dez dólares e possui cerca de 144 MB. Jonathan Blow também é um desenvolvedor independente, de certa forma. Dois pesos e duas medidas? Ou será que avaliar jogos é um processo muito difícil?

(Via: Gamesindustry)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest