Ufa, finalmente a Microsoft se tocou de que nem mesmo o novo HD de 250 GB para seu console é suficiente. Compra-se muita coisa na Xbox Live, desde XBLA’s até DLC’s, passando por itens para avatares, Games on Demand e algumas outras coisas. Segundo a empresa, o Xbox receberá uma atualização em 06 de Abril próximo, a qual permitirá então que utilizemos tanto HD’s externos, conectados ao Xbox através de suas portas USB, quanto pendrives, para armazenarmos perfis, demos de games, saves e outras coisas.

Será possível conectar até 2 dispositivos USB ao mesmo tempo. Entretanto, o espaço em disco máximo que poderá ser utilizado pelo Xbox 360 será de  16 GB por cada HD e/ou pendrive, o que totaliza 32 GB. Bom, isto representa mais do que a metade do HD que vinha no antigo kit nacional, o qual possuía (tenho um destes) 60 GB. Nada mal, para começar. 🙂

Configurando seu dispositivo USB no Xbox 360

Será necessário que o Xbox 360 execute uma configuração em qualquer novo dispositivo USB inserido. Após o update, em Abril, e sempre que você inserir qualquer novo dispositivo em seu console, ele executará uma varredura automática no drive, para verificar se tudo está funcionando perfeitamente. Isto é até justificável: já imaginou perder seu save de Mass Effect 2 após, digamos, umas 20 (ou mais) horas de jogo?

Vale ressaltar que o Major Nelson recomenda a utilização de pendrives ao invés de HD’s externos, para uma melhor experiência. Aliás, concordo com ele e penso nisto não só visando uma melhor experiência, mas também para uma melhor segurança e mobilidade, digamos.

Será possível utilizar dois tipos de configuração, quando um novo dispositivo for inserido. Uma delas irá formatar e configurar o drive inteiro, e a outra deixará algumas opções em aberto, para que o usuário decida, por exemplo, quanto da memória disponível ele deseja que o Xbox 360 utilize.

A Microsoft também está firmando uma parceria com a SanDisk, tradicional fabricante de pendrives, memory cards e outros dispositivos similares, para lançar um flash drive já pré-configurado e com a marca da Microsoft. Não vejo necessidade disto, entretanto, uma vez que qualquer flash drive poderá ser utilizado. Isto sem falar, é claro, no possível alto preço de tal novidade ainda a ser lançada, não é?

Finalizando

É, temos boas notícias vindo da Microsoft. Aliás, não sei porque não fizeram isto antes. O Xbox 360 possui entradas USB, conseguimos acessar fotos, imagens e músicas através de pendrives conectados às mesmas, por exemplo, e porque não estender este acesso também ao lado “gamer” da coisa?

Que chegue logo o dia 06 de Abril, para podermos aliviar um pouco os pobres e lotados HD’s de nossos consoles. 🙂

(Via: IGN)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest