De acordo com o Major Nelson, a Microsoft descontinuará, a partir de 15 de Abril de 2010, o serviço Xbox Live para o console Xbox original. Os donos do Xbox original, ou Xbox 1, não terão mais acesso à toda a gama de serviços proporcionada pela Xbox Live. E isto também inclui os games para o mesmo, inclusive aqueles que podem ser jogados no Xbox 360, os “Xbox Originals”.

A empresa também irá desabilitar o recurso de renovação automática nas contas de membros que só possuem/usam o Xbox 1 na Live. O Major Nelson foi bem sucinto em seu post, mas disse algumas palavras bem interessantes a respeito, as quais, talvez, expliquem pelo menos uma parte dos motivos da empresa ao tomar essa decisão:

“Esta mudança nos permitirá continuar a evoluir o serviço LIVE com novos recursos e experiências que aproveitarão completamente o poder do Xbox 360 e da comunidade Xbox LIVE.”

Mudanças visando novos recursos

Ele também menciona que não foi fácil tomar tal decisão, mas que a mesma “permitirá flexibilidade sem precedentes para futuros recursos“. Bom, o gerente geral da Xbox Live, Marc Whitten, cuja gamertag é Notwen (vamos desafiar o cara para alguma partida online de um game qualquer e dar uma surra nele…rsrs? 🙂 ), publicou uma carta à comunidade da Live, com maiores informações.

Marc Whitten menciona o fato de que a realização das mudanças que trarão os novos recursos tornará a Xbox Live incompatível com os games do Xbox 1. Bom, vale ressaltar que este acontecimento é até que aceitável, tendo em vista as melhorias que a Microsoft tem em mente para a Live e sua comunidade de mais de 23 milhões de membros, a qual é considerada pela empresa como “a força motriz por trás de tudo o que eles fazem”.

Além do mais, o primeiro Xbox foi lançado há quase 10 anos atrás, mais ou menos um ano após o lançamento do Playstation 2. É natural e compreensível que um hardware antigo assim seja incompatível com os ainda desconhecidos mas com certeza importantes novos recursos que serão introduzidos na Live.

Finalizando

É uma pena, mas o mundo da tecnologia tem dessas coisas mesmo. É um mundo em constante evolução, e o que hoje é novidade amanhã pode ser velharia. É triste para os nossos bolsos e mentes, mas o que se pode fazer, não é?

Pelo menos a Microsoft está avisando da descontinuação com 2 meses de antecedência, e segundo o Marc Whitten em sua carta à comunidade, é altamente recomendável que os donos do antigo Xbox chequem com frequência suas contas de e-mail associadas ao seu perfil na Live, bem como possíveis mensagens recebidas através da própria rede.

De qualquer forma, ficam aqui meus pêsames aos donos do Xbox 1. 🙂

Pin It on Pinterest