Os jogos free-to-play talvez estejam bem próximos de chegar à Xbox Live. Segundo informações, as consequentes microtransações seriam realizadas através de Microsoft Points. “Fontes anônimas” mencionaram ao site develop que a gigante de Redmond já está inclusive em negociações com alguns desenvolvedores, a fim de garantir títulos F2P para a Live.

Isto representaria a quebra de um paradigma que a MS sustenta há anos. A Xbox Live sempre foi um sistema fechado, e jogos free-to-play ou MMO’s jamais foram lançados para o Xbox 360, como todos sabemos. O lançamento de XBLA’s free-to-play talvez deva vir acompanhado também de uma mudança no relacionamento, ou melhor, na política de preços que a Microsoft mantém com os desenvolvedores, os quais atualmente não podem definir livremente o valor de seus games.

Ainda segundo o develop, os tais e ainda hipotéticos jogos F2P da Xbox Live poderiam tanto serem mantidos por microtransações quanto por “premium upgrades” (gostaria muito de saber o que realmente estas tais fontes quiseram dizer com isto). É muito interessante o fato da fabricante do Xbox 360 também entrar neste campo, o qual começou recentemente a ser também trabalhado pelo Steam, acontecimento que culminou com a transformação do jogo Team Fortress 2 em um título F2P.

Particularmente, sempre enxerguei a Microsoft como uma empresa que “não dá nada de graça a ninguém”, e observar uma mudança nesta postura, mesmo que seja uma mudança não muito radical, pois existirão as microtransações e afins, é muito bom. Se isto realmente ocorrer, PC gamers e donos de um Xbox 360 terão mais opções de jogos gratuitos. Os itens “in-game” estarão lá, é claro, mas ninguém será obrigado a comprá-los.

É óbvio que determinados gêneros podem fazer até mesmo com que determinados jogadores comprem muito, mas o jogo, em si, será gratuito. Vamos aguardar.

(Via: Gamesindustry e develop)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest