Para quem não se lembra, Toki era um game da época dos velhos arcades, cujo protagonista era um macaco. Tudo muito legal, e um remake em alta definição do jogo possivelmente será lançado na Xbox Live Arcade. Este lançamento não ocorrerá tão rapidamente, entretanto, devido às atuais regras da Xbox Live Arcade, onde somente títulos cujo “publisher” seja a própria Microsoft ou um outro editor autorizado podem ser lançados.

Toki HD

Para que tantas barreiras?

Ora, a Microsoft, sei lá por que cargas d’água, não quer publicar o jogo ela mesma, e “sugeriu” que o “Golgoth Studio”, desenvolvedor do remake, “encontre outro editor disposto a inserir o game em sua plataforma“. Ora, para que tantas regras absurdas e exigências? Isto pode acabar com qualquer desenvolvedor indie, como é o caso do “Golgoth Studio”, da França.

A Microsoft ainda disse ao estúdio que “Toki HD não se encaixa nas necessidades atuais do Microsoft Game Studio“. Ora, que disparate, não? Principalmente porque existe a brecha para a entrada do game através de um outro editor. Quer dizer, alguém ainda vai ganhar em cima desse pessoal que criou o remake.

Os desenvolvedores independentes e a XBLA

Entretanto, Anthony De Sa Ferreira, produtor de “Toki HD”, disse algo muito verdadeiro. Ele considera a situação toda muito ruim, porque, não fossem os estúdios independentes, a XBLA não seria o sucesso que é hoje. E creio que isto foi muito bem dito, e em muito boa hora. Quem sabe o pessoal da Microsoft ainda acorde.

De qualquer forma, o “Golgoth Studio” já está conversando com alguns editores, e possivelmente logo teremos “Toki HD” na Xbox Live Arcade. O estúdio fala que um acordo deve ocorrer dentro de algumas semanas, mas vamos esperar para ver.

Finalizando

Agora, essa burocracia toda por parte da Microsoft pode acabar afastando indie developers de sua plataforma de games, fazendo com que estes procurem outras menos burocráticas para lançarem seus games, o que seria algo muito ruim para a plataforma da gigante de Redmond. O Xbox 360, a Xbox Live Arcade e a própria Microsoft só teriam a perder, quando da ocorrência lamentável destes fatos.

(Via: Joystiq)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest