O Kinect (antigo Projeto Natal), que causou grande estardalhaço durante a E3 2010, recebe agora tanto críticas quanto elogios. Confesso que nunca fui muito fã deste tipo de equipamento, talvez devido ao meu lado sedentário, mas mesmo assim, não deixei de ficar impressionado com a tecnologia, apesar da conferência da Microsoft na E3 ter me decepcionado bastante.

Bom, alguns diziam que o Kinect só detectaria os movimentos do usuário se ele estivesse em pé. A Microsoft acaba de confirmar que isto não é verdade, e que ele também detecta os movimentos enquanto o usuário estiver sentado, por exemplo.

Isto significa que usuários do Kinect poderão navegar pela dashboard do Xbox 360 numa boa, sentados em suas poltronas. Isto, entretanto, estará ligado ao fato de “se” a aplicação/game/funcionalidade foi concebida para ser utilizada por um usuário sentado, ou não. De qualquer forma, então, esta será uma eventual limitação do aparelho.

Algumas outras limitações foram detectadas no aparelho. É claro que tudo se refere ao protótipo, mas neste, foram detectadas falhas  no reconhecimento de certas cores de pele, bem como foi confirmado que o periférico suportará até 2 usuários ao mesmo tempo. Em minha opinião, isto mudará, é claro, e o produto final será bem diferente, e livre de muitos (senão todos) estes problemas.

De qualquer forma, o lado casual do Kinect foi e continua sendo bem evidente. Ainda duvido muito que os hardcore gamers comprarão o equipamento. Acredito que não. Eu mesmo não o comprarei, pelo menos por um bom tempo, e a não ser que ele seja item obrigatório em algum game que eu porventura venha a desejar muito.

É claro que não se pode deixar de lembrar o fato de que o Kinect com certeza trará para o mundo dos games pessoas que hoje não possuem nenhum console e não jogam nem no computador. Isto é um ponto positivo, com certeza, e deve ser elogiado. E é aquela coisa: cada jogador possui gosto e opinão diferentes, portanto, o Kinect terá, sim, seu (grande) espaço. Mas, em minha opinião, é um equipamento totalmente contra-indicado a sedentários, a não ser que o seu cardiologista tenha “receitado” exercícios físicos. 🙂

(Via: gamesindustry.biz)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest