Avatares da Xbox Live

A Microsoft não dorme no ponto, mesmo. Ela registrou uma patente que, aparentemente, leva a crer que o Projeto Natal fará uso dos avatares dos gamers na Xbox Live de uma maneira, digamos, mais “real”. Ou melhor, trata-se de um sistema gerador de avatares que, possivelmente mediante o uso do Projeto Natal, capturará a aparência física dos gamers, tornando assim os avatares algo totalmente diferente daquilo que temos hoje.

Este trecho do documento é bem interessante:

“Um gerador de avatar para um ambiente virtual reflete uma característica fisiológica do usuário, injetando um grau de realidade nas capacidades ou aparência.”

A patente ainda menciona que a ligação dos avatares dos gamers na Xbox Live com sua real aparência pode ser um motivo para “fornecer incentivos ou constrangimentos“. Isto, talvez, visando o bom comportamento dos jogadores e a boa convivência entre todos no grande ambiente virtual que é a Xbox Live.

Os avatares que temos hoje, já não são suficientes?

Eu não sei não, mas faço aqui a mesma pergunta que o Jim Reilly, do IGN, fez, ao final de seu artigo: “O atual sistema de avatar precisa de uma atualização“?  Para mim, da forma que está hoje, me parece de bom tamanho, e não acredito que o simples fato de um avatar conter partes das características físicas do gamer pode provocar mudanças em seu comportamento, seja para o bem, seja para o mal.

É claro que o simples registro da patente não significa que o sistema será implantado, mas mesmo assim fico me perguntando o que isto acrescentaria de bom à Xbox Live e aos jogadores. Mais realidade? Mais interação? Uma maneira de coibir mau comportamento, ou incentivar “boas ações” em nossa vida virtual dentro da Live?

Finalizando

Eu ainda prefiro os atuais avatares. Cada um cria o seu conforme bem entende, não expõe suas características físicas ou pessoais, ou as expõe até o limite do permitido pelo atual sistema, e temos um sistema que é passível de utilização até mesmo em games. Joy Ride vem vindo aí, e eu irei preferir muito mais jogar este game com os avatares atuais do que com as possíveis “estranhices” que, talvez, este novo e hipotético sistema possa gerar.

(Via: IGN)

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest