Em minhas perambulações pela internet, vez ou outra acabo encontrando algum game interessante e que ainda não recebeu o interesse e a atenção que merece. Quer dizer, o jogo a respeito do qual falarei neste artigo já possui uma grande e ativa comunidade, mas ainda não é muito conhecido. Pelo menos no Brasil. Trata-se de “Miner Wars 2081“, título que se encontra em período pré-alpha, durante o qual pode ser adquirido com 70% de desconto, saindo por US$ 9,99.

Miner Wars 2081 está sendo desenvolvido pela Keen Software House, empresa localizada na República Tcheca. O título é um 6DOF (Six degrees of freedom) shooter. É um game no qual você, pilotando sua nave, pode se movimentar em 6 direções diferentes, ou seja: o tradicional W, A, S, D + cima + baixo. Trata-se de um esquema muito interessante, pois você pilota uma nave mineradora que vagueia pelo espaço e pode realizar as mais diversas ações. O espaço para exploração é bem grande, e você entra em cinturão após cinturão de asteróides para realizar o seu ofício primário: a busca de minérios em asteróides dos mais diversos tamanhos e compostos dos mais variados elementos.

O interessante é que você pode, dependendo do asteróide, entrar no mesmo e viajar por túneis enormes. Sua nave também pode disparar cargas explosivas contra os asteróides e, assim, criar túneis nos quais você também poderá penetrar. Digna de nota é a destrutibilidade dos ambientes e a enorme liberdade oferecida ao jogador. Este pode simplesmente viver a vida de um minerador espacial ou pode optar por outros caminhos. Batalhas espaciais e facções passíveis de escolha também fazem parte de Miner Wars 2081, e diversos tipos de missões estão à disposição do jogador: resgate, exploração, escolta, e inúmeras outras. Futuramente será lançado um MMO opcional que se integrará e fará parte de Miner Wars 2081. Segundo os desenvolvedores, este MMO será senão “o”, um dos aspectos mais interessantes do game. Vamos aguardar.

Gosto bastante de Miner Wars 2081, e em breve pretendo escrever alguns artigos contendo minhas experiências com o jogo. A liberdade que possuímos nele é muito grande, e o próprio game deixa nas mãos do jogador o que deve ser feito. A ordem, a missão, o momento de realizar isto ou aquilo: você decide. Contando com gráficos muito bonitos, física realista e um extremamente grande espaço para exploração, este título da Keen Software House é muito interessante.

Segundo a desenvolvedora, o game será oficialmente lançado no final de 2011, para PC e Xbox 360. O título possui suporte a partidas multiplayer e co-op online, e quem adquirí-lo durante o período pré-alpha, já pode começar a jogar. É interessante também darmos uma olhada na história da própria desenvolvedora, inicialmente um exército de um homem só.

Digamos que Miner Wars começou a ser idealizado em 2001, por Marek Rosa, fundador e CEO da empresa hoje existente. Ele tinha em mente a idéia de criar um game que permitisse movimentação em seis eixos, além de contar com ambientes destrutíveis. Ele chegou a criar, neste mesmo ano, um protótipo, desenvolvido em OpenGL e C++.

Em 2006, a engine utilizada em Miner Wars 2081 foi criada. Ela se chama VRAGE, e foi desenvolvida totalmente pela Keen Software House, uma empresa ainda composta por um único homem. Marek Rosa, aliás, até então, custeou todo o projeto. Na verdade, a empresa só foi oficialmente fundada em 2008, apesar de todo este trabalho anterior. Trabalho este que, entretanto, claramente serviu de base para o interessante game que temos hoje em mãos, mesmo ainda em período pré-alpha.

Em 2009 um novo membro foi adicionado à equipe da desenvolvedora. Trata-se de Dan Wentz, um compositor que já havia trabalhado em algumas dezenas de outros games. Wentz chegou a mencionar que Miner Wars seria algo como uma sequência do jogo Descent, título no qual ele trabalhou.

Vale ressaltar que hoje a desenvolvedora conta com uma equipe bem maior, e pretende lançar Miner Wars 2081 ainda em 2011, em diversos sites de distribuição digital de games, como o Steam e o Direct2Drive, por exemplo. A versão para o Xbox 360 também está nos planos da empresa.

Miner Wars 2081 é um título que esconde inúmeras surpresas. O game conta com belíssimos gráficos, física muito bem desenvolvida e a “sensação espacial” que o título nos passa é enorme. Particularmente, estou adorando o jogo e, conforme mencionei acima, espero em breve começar a publicar minhas impressões sobre o mesmo, através de uma série de artigos.

Assista abaixo a dois interessantes trailers de Miner Wars 2081:

Teaser trailer

Link direto para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=fudXV6-aq-4

Miner Wars – Trailer by Dan Wentz

Link direto para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ieaIhgjNgfA

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest