A Ubisoft divulgou um misterioso teaser trailer de Assassins Creed: Relevations. O trailer mostra imagens bem estranhas, um Ezio bem mais velho e inclusive um navio, o qual aparece justamente quando o narrador, certamente o Ezio, menciona sua incapacidade de escapar do destino. Que destino seria esse, e que relação terial tal destino com o tal navio, se é que existe alguma?

Ezio também pede por respostas e revelações. Ele quer a verdade, finalmente. Pelo que tudo indica, Assassins Creed: Relevations será mesmo o último jogo da franquia tendo o Ezio como protagonista. A página da série no Facebook ainda menciona que diversas questões serão respondidas na E3 2011. As novas 6 imagens divulgadas pela Ubisoft mostram Ezio em algum local que parece pertencer ao Oriente. Estes novos locais já eram esperados, pois a desenvolvedora francesa já havia afirmado anteriormente que o protagonista italiano iria “visitar” locais pelos quais Altair já havia passado.

Sou um grande fã da franquia Assassin’s Creed. Comecei a me empolgar mais com a série a partir de Assassin’s Creed II e o início da história de Ezio. Trata-se de uma série fantástica, e mesmo Assassin’s Creed: Brotherhood é um game estupendo. Um jogador realmente interessado pode nem ver as horas passando ao jogar os títulos da série, tamanha a imersão que eles provocam, bem como à enorme riqueza de detalhes históricos. Isto sem contar com a enorme liberdade proporcionada ao jogador, e os belíssimos gráficos.

O enorme cuidado ao retratar a Itália renascentista e uma Roma repleta de segredos e maravilhas deve ser sempre elogiado e apreciado. Meu medo, entretanto, é que a partir de Assassins Creed: Relevations a série “se perca”. Revelations também terá suporte a partidas multiplayer, da mesma forma que Brotherhood. Não estou aqui dizendo que a introdução deste modo de jogo em Brotherhood representou algo ruim: muito pelo contrário. O multiplayer no último lançamento da série é muito divertido, interessante e diferente.

Ocorre que na corrida por cada vez mais jogos com foco no multiplayer a Ubisoft, como outras empresas, pode se esquecer, digamos, das origens da série. Da enorme e fantástica “experiência solitária”, única e exclusivamente, que tínhamos até AC II. Diversas grandes desenvolvedoras e publishers acabam por direcionar suas franquias para estradas que nem sempre levam ao sucesso ou a grandes experiências de jogo.

Assassin’s Creed foi lançado em 2007. Assassin’s Creed II em 2009. Brotherhood foi lançado em 2010. Já em 2011 teremos o lançamento de Assassins Creed: Relevations. Meu medo é que a franquia se torne mais uma série com lançamentos anuais e, assim, talvez, perca sua qualidade e sua enorme beleza. Sabemos que muitas franquias acabam se transformando em “lançamentos obrigatórios anuais”, e “as copiadoras muitas vezes utilizam o mesmo toner”.

Eu odiaria perceber que isto aconteceu com esta série tão fantástica, que tantos momentos maravilhosos já proporcionou a mim e a fãs ao redor do mundo inteiro. Se mais uma franquia fantástica cair naquele esquema de “lançamentos anuais que repetem sempre a mesma fórmula”, é motivo para enorme preocupação, principalmente porque não estamos falando de um FPS.

Não que o simples fato de uma série de games contar com lançamentos anuais represente um problema por si só. O problema acontece quando a ganância, a pressa, a falta de esmero e o desrespeito para com os jogadores tomam conta das empresas, as quais passam a pensar que os jogadores não se importam com qualidade, e querem apenas quantidade. Aliás, elas sabem que a qualidade é esperada, mas muitas vezes os fatores negativos que mencionei neste mesmo parágrafo falam mais alto.

Assassin’s Creed sempre foi, e sempre será, pelo menos para mim, acima de tudo, uma experiência solitária. Jogo o multiplayer de Brotherhood de vez em quando, mas o que mais aprecio na série é extrair toda a beleza que ela contém: bela narrativa, belos gráficos, personagens históricos, combates divertidíssimos, explorações, etc. Qual será o tal destino do Ezio? Como se dará sua partida da série? Haverá um Assassin’s Creed III em breve? Retornará Altair? É, a E3 2011 será realmente um evento fantástico. Assassin’s Creed: Revelations será lançado em Novembro de 2011, para PC, Xbox 360 e Playstation 3.

Abaixo segue o pequeno teaser trailer de Assassins Creed: Relevations, bem como as 6 novas e belíssimas imagens divulgadas:

Link para o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ClloTWxH7Lg&hd=1

Poderá gostar também

Pin It on Pinterest