MMO Rift, da Trion Worlds, será free-to-play a partir de Junho

Boa notícia para quem gosta de MMOs. O MMO Rift, da Trion Worlds, será mais um título free-to-play no mercado. Em breve. Tenho perambulado por Telara nos últimos tempos, por falar nisso, e o jogo é realmente muito bom (como muitos de vocês devem saber, é claro). Tenho também jogado um certo novo MMOTPS, ultimamente, o qual me “roubou” cerca de 100 horas em 1 mês. Nada mal, não? Ou será que estou prestes a perder minha vida social? Brincadeira. 😀

Já existe uma versão Lite de Rift, claro, através da qual qualquer pessoa pode jogar de graça e evoluir seu personagem até o nível 20. Mas a partir de 12 de junho a Trion Worlds deixará de cobrar mensalidade. O jogo será mais um que entrará para o grupo dos jogos F2P. Mais um, aliás, que deixa de ser pago e adota um modelo de negócio que ultimamente vem caindo nas graças de muitos jogadores e desenvolvedoras.

Lançado em 01 de Março de 2011, Rift é um MMO muito bacana. Ele conta com um Lore interessantíssimo, além disso, e as fendas que se abrem em Telara, abrindo passagem para criaturas de outros planos e permitindo que os jogadores unam forças a fim de combatê-las e fechar as tais aberturas, são sensacionais.

Rift Free-to-Play

Parte deste conceito foi utilizado pela Trion Worlds em Defiance, aliás. Basta prestarmos atenção nos Arkfalls, por exemplo, sempre lotados de jogadores em busca de loot, dinheiro e, claro, diversão (além de Scrip). Bem, Rift se tornará gratuito, e sua desenvolvedora garante que tudo estará disponível gratuitamente. Todas as dungeons, zonas e níveis, sendo que os jogadores também terão acesso a todo o conteúdo já lançado e também a futuras atualizações.

A loja interna do jogo será expandida, e lá serão vendidos diversos itens, como por exemplo boosts e montarias. Tudo indica também que não teremos itens para quem gosta de “pagar para ganhar”, e existirá inclusive uma assinatura opcional que garantirá benefícios extras aos jogadores. A Trion também promete fornecer aos assinantes atuais uma série de recompensas (não discriminadas, por enquanto).

Temos ouvido o feedback de nossos jogadores e observado o desenvolvimento constante da comunidade de [jogos] MMO, e agora estamos prontos para lançar Rift como uma experiência free-to-play premium. Com calma e planejando cuidadosamente a transição, estamos muito animados para trazer  uma experiência de jogo aprimorada para todos, sem barreiras“, disse Bill Fisher, diretor de criação de Rift.

A transição do MMORPG para o modelo free-to-play acontecerá a partir do update 2.3, Empyreal Assault, o qual também abrirá uma nova zona (inesquecível, segundo a desenvolvedora), um evento mundial e diversas outras coisas. Pelo que podemos depreender, então, até mesmo aquela sensacional expansão que permite que customizemos nosso cantinho em Telara (Storm Legion) estará disponível gratuitamente. Bacana demais, se assim for.

Como o jogo de um jogador, uma experiência super divertida e justa é de extrema importância para nós.  Os jogadores terão a oportunidade de comprar customizações e boosts para aumentar sua experiência de jogo; no entanto, o melhor equipamento no jogo terá sempre de ser adquirido jogando Rift“, complementou Bill Fisher. Bom saber, não?

E é isso aí. Um dos melhores MMOs dos últimos tempos, pelo menos em minha opinião, está prestes a deixar de cobrar mensalidade. Tudo isto me lembra, aliás, das palavras de Gene Hoffman a respeito do fato do free-to-play não ser um bom negócio. Cada um de nós conhece pelo menos um MMO gratuito, free-to-play, compre-para-jogar, etc, etc, que seu deu bem, que vendeu e vende bastante, que rende bastante e que conta com uma ótima base de jogadores.

A Trion Worlds sabe muito bem onde está pisando. Seu MMO ambientado em Telara já chegou à terra de Mao Tsé-Tung (o povo da Ásia adora este gênero de jogo, como sabemos), através de uma parceria com a Shanda Games, grande empresa chinesa especializada em títulos online. O tal projeto Red Door, também da criadora de Rift, já começou a ser exibido, mesmo que pouco vejamos seu nome em utilização: Warface, shooter jogável através de qualquer navegador web (jogue através do site oficial por enquanto, recomendo firmemente), desenvolvido pela Crytek Kiev e que faz uso da CryEngine 3, é uma das investidas da empresa como uma publisher.

Creio que o Rift free-to-play tem tudo para dar certo, e não duvido nada que o jogo faça muito mais sucesso ainda e se torne muito mais rentável, após tal transição. E você, pretende jogar Rift? Joga atualmente, ou já jogou? O que pensa a respeito desta mudança?

Enquanto isso, veja abaixo o trailer do Rift Free to Play:

Poderá gostar também

6 Comments

  1. Nenhum deles dura muito tempo. Mais cedo ou mais tarde eles se rendem. Por isso que o Defiance já começa como MMO pay-once, assim como foi o Guild Wars e é o GW2. Acho que até mesmo o WOW tem F2P até certo nível, não? 😀

    Reply
      • O Buu vive me chamando para o WoW, mas meu interesse é praticamente nulo. Não gosto dos controles daquele jogo, prefiro muito mais algo no estilo do DCUO 🙂

        Reply
        • @Marcio Neves Machado – RJ/RJ,

          É, não tem nem comparação, mesmo. Já joguei WoW há bastante tempo, mas não sei se voltaria a jogar.

          Você iria gostar do Defiance, creio eu. Shooter em terceira pessoa com controles muito bons, além de tudo. 😀

          Reply
          • Contar para você que depois que comecei a ver a série comecei a me interessar pelo jogo. Mas como já tenho MUITA coisa devendo jogar, inclusive o DCUO (que eu PAGO anuidade!!!! :D). Não dá para encaixar mais um MMO na minha vida, por enquanto 😀

          • @Marcio Neves Machado – RJ/RJ,

            Hehehehehe… Por falar nisso, assistiu ontem? 🙂

            Se aquela moda de dois maridos pega, hein? rsrsrs Achei bacana a continuação da “saga” da Rynn, também. A série é bacana, nada absurdamente fantástico, claro, mas vale a pena. O MMO é muito bom (mesmo que digam por aí que não – claro, essa é a minha opinião – aliás, esse texto é bem interessante: http://community.defiance.com/en/2013/05/09/you-just-keep-coming-back-for-more-but-now-what-lets-talk-potential/), e tem conteúdo novo vindo por aí.

            Mas então você joga o DC Universe Online com frequência, né?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nada mais está entre você e Telara: Rift agora é Free-to-Play - [...] Telara: conexões à internet não muito boas, PCs problemáticos, etc. De qualquer forma, conforme anunciado anteriormente, o MMO Rift,…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pin It on Pinterest